quinta-feira, 3 de novembro de 2016

LUTO PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA HELENITA TIMÓTEO DE LIMA



É com bastante pesar que comunicamos aos nossos milhares de leitores espalhados pelo Brasil e Exterior, o falecimento da nossa ex-professora e amiga HELENITA TIMÓTEO DE LIMA, 82 anos, residente  na Praça da Bandeira, Bairro da Boa Vista, nesta cidade de Triunfo, que encontrava-se há meses, convalescendo assistida pelos familiares, em  imóvel situado no Bairro do Prado, Recife, devido surgimento de complicações na frágil saúde,  agravando ao longo dos anos.

Considerada uma das mais brilhantes e conceituadas educadoras triunfenses, lecionando por durante longos anos no tradicional e saudoso, Colégio Stella Maris, administrado pelas freiras alemães e referência em Pernambuco e no Nordeste,  a mesma contribuiu na formação preliminar de inúmeros e diferentes alunos de várias gerações. O sepultamento será hoje (03/11),às 16 h no Cemitério Parque da Saudade - Luiz Maia, na Avenida Theodolino Rodrigues da Silva, Bairro da Saudade.

Que Deus na sua infinita bondade lhe restitua na outra vida o muito que fez de positivo pelos semelhantes.Que a sua vida exemplar deixada, em nossos espíritos, seja uma lembrança imorredoura, Porque a passagem dessa ilustre mestra sobre a terra, destacou-se por fazer sempre o bem. O amor que dedicava ao seu sagrado ofício de ensinamentos, transformou-se em prestígio que o tempo não conseguirá apagar Descansa em paz!

Nossas condolências a família enlutada, neste momento de dor, tristeza, lágrimas e infinitas saudades, que aceite nossa comovida despedida dirigindo preces ao Todo-Poderoso, para que dê a necessária conformação pela  sofrida e traumática partida. Que a Misericórdia Divina lhe conforte na fé e na esperança da ressurreição. 


Carlos Ferraz
Editor/ Triunfo - PE 


77 comentários:

  1. Meu abraço de pesar a toda família. Que Deus a receba com muita luz e lhe dê o descanso eterno. Guardaremos as melhores lembranças de uma das mais queridas professoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora maravilhosa, meus sentimentos a toda família!

      Excluir
    2. Deu a bote em um bom lugar

      Excluir
    3. Lamentável ! Foi em vida uma excelente professora e muito querida por todos ! Que Deus tenha a alma dela em um bom lugar !

      Excluir
    4. Com grande tristeza a Família Timóteo comunica o falecimento da Professora Helenita Timóteo de LIMA.
      O sepultamento está previsto para hoje (03/11).
      Vai na paz do Senhor Tia Lena!

      Excluir
    5. Meus pêsames à família.

      Excluir
    6. Ana Mary Barbosa Acioli3 de novembro de 2016 às 15:54

      Apresento os meus mais sinceros sentimentos,

      Excluir
    7. Maria Zeneide Ferraz Goiana Leal3 de novembro de 2016 às 15:58

      Que pena ! Estamos de luto .Ela foi minha professora no Stella Maris. Pessoa maravilhosa. Que Deus a acolha na sua misericórdia.

      Excluir
    8. Minha linda amiga! Deus te acolha com carinho!!!

      Excluir
    9. Meus sentimentos a toda família! Foi uma das minhas professoras no Stella Maris .

      Excluir
    10. Luiza Araujo Gonçalves3 de novembro de 2016 às 19:35

      Meus sentimentos a toda família.
      Foi uma das melhores professora que tive, adorava levar os cadernos na casa dela depois da aula.

      Excluir
    11. Meus sentimentos à toda família! Helenita fez parte da minha vida! Muito amiga de Ida, minha irmã! Muita Paz e Luz!

      Excluir
    12. Que Deus coloque em um bom lugar!

      Excluir
    13. Meus sinceros sentimentos a toda família e que Deus os conforte!

      Excluir
    14. Meus sentimentos para toda a família.

      Excluir
    15. Grande perda! Meus pêsames para os familiares e amigos.

      Excluir
    16. Nada nos separa do amor de Deus.
      Minhas preces trafuzirão os meus sentimentos de dor.
      O meu abraço e o meu coração estarão irmanados levando aos familiares a minha eterna solidariedade.

      Excluir
    17. Amigo Carlos Ferraz, ontem tive a oportunidade de apresentar as minhas e as condolências de minha família à família de dona Lena, por Darley Florentino, amigo de trinta anos, colega de graduação na UNICAP, e grande companheiro, pelo éter. Não é pra menos seu estado, porém, na minha lembrança, em todas as incursões a Triunfo, principalmente, nos períodos eleitorais e de festa do estudante, além de muitíssimo bem recebido por você, demais amigos e a família Timóteo, dos quais Darley e Ranniere são os mais chegados, jamais deixei de querer receber o abraço carinhoso, afetuoso, de dona Lena, que de tanta admiração pela educação tinha os olhos brilhantes quando me referia à minha mãe, também educadora.
      Vai seu corpo levado pelo espírito de bondade que preservou na terra, e na formação de tantos "pajeuzeiros" (Triunfo muitos convergiu estudantes - mulheres, principalmente, nas décadas de 60 e 70, como bem dissestes, para estudar com as freiras, que no "Stella Maris" fizeram parte da história do município), no entanto, como em Isaías, "plantou o bem", e por isso, CERTAMENTE, já se encontra no lugar eterno de seu merecido descanso.
      A saudade será outra companhia dos triunfenses, mas arrefecida pelas ótimas lembranças de suas ações, sempre em favor da educação.
      Abraços de conforto aos triunfenses, nesse momento de luto...!

      Excluir
    18. Uma pessoa íntegra e,educada e atenciosa, Que Deus a tenha.

      Excluir
    19. Saudades e saudades

      Excluir
    20. Cleanto Martins Tangará4 de novembro de 2016 às 22:39

      GRANDE AMIGA. MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES.

      Excluir
  2. Minha professora e depois colega. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triunfo, hoje, amanheceu triste e de luto, pois, uma triunfense ilustre e uma das maiores mestras do cenário educacional desta cidade, parte para o outro lado da vida, deixando-nos um exemplo de grande educadora, um legado de grande lições de vida, enfim, uma amiga impar no referente a lealdade, amizade e amor. HELENITA TIMÓTEO, VOCÊ SERÁ PRESENÇA CONSTANTE EM NOSSAS VIDAS, E A SUA VIVÊNCIA PAUTADA EM BONS PRINCÍPIOS SERVIRÁ DE MODELO PARA FAMILIARES, EX ALUNOS E ALUNAS, COLEGAS DE PROFISSÃO E AMIGAS DE LONGAS DATAS! QUE DEUS LHE RECEBA NA MANSÃO CELESTIAL E TE DÊ UMA PAZ INFINITA. NOSSO ADEUS, NOSSA ETERNA SAUDADE! LENA JAMAIS LHE ESQUECEREMOS! NOSSA CONDOLÊNCIAS A TODOS OS FAMILIARES!

      Excluir
    2. Meus sentimentos Ranieri.

      Excluir
    3. Sinceros sentimentos!!!

      Excluir
    4. Nós alunas do Stella Maris estamos enlutas Saudades D Helenita

      Excluir
    5. Cemiramis Florentino dos Santos3 de novembro de 2016 às 15:44

      Hoje faleceu a minha professora da primeira série. Aquela que me iniciou no mundo das letras. Que me ensinou a desvendar palavras e descobrir o mundo mágico da leitura.Ela fazia com que eu sonhasse com a escola, pois a cada dia teris novas descobertas. Dominei a Gramática e todas as outras ciências sem me deter em regras e normas. Tudo aconteceu naturalmente. Tinha prazer em estudar.Ela tinha o dom de ensinar , de se fazer especial e imprimiu em cada um dos alunos que teve o prestígio de frequentar sua sala da aula o respeito e o apreço pelo professor. Jesus lhe aguarda de braços abertos!!!

      Excluir
    6. Roberto Carlos Florentino Diniz3 de novembro de 2016 às 15:50

      Foi professora por alguns anos da minha vida. Meus pêsames a toda família Timóteo, a quem sempre tive como amigos. Que Deus a tenha em suas mãos.

      Excluir
    7. Meus sentimentos para toda família !

      Excluir
    8. Professora muito querida. Que Deus a tenha na sua morada eterna e conforte o coração de todos os familiares.

      Excluir
    9. Que ela descanse em paz!

      Excluir
    10. Meus sentimentos!

      Excluir
    11. Meus sentimentos a família

      Excluir
    12. CORDIALMENTE MEUS SENTIMENTOS A TODOS FAMILIARES,EXEMPLO DE PROFESSORA DO COLÉGIO STELLA MARIS.SAUDADE,

      Excluir
    13. Muito triste, conhecia.

      Excluir
  3. Solange Martins Diniz3 de novembro de 2016 às 08:07

    Era uma pessoa super alegre ,dinâmica e amiga de todos. Que fique eternamente na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus sinceros sentimentos

      Excluir
    2. Meus sentimentos a toda a família.

      Excluir
    3. Nossa tristeza e pesar unindo-se aos sentimentos de dor de toda família...
      Imorredoura saudade...
      Da educadora amiga e exemplar, nos meus tempos de infância...
      Da colega, presente, solidária, espelho, suporte...quando iniciei a docência no nosso saudoso Stella Maris...
      Da vizinha, por tantos anos... entre muros, confidências, troca de favores e conversas tão agradáveis... Destaque no cerimonial do nosso casamento.
      Imortal, em nossas lembranças e nos nossos corações...
      Que siga serena em sua última viagem e recebida pelos braços do nosso Grande Pai!!!

      Lena e Riva
      Foto de : Lena Barbosa

      Excluir
    4. Que Deus te acolha com muita luz.Saudades!!!

      Excluir
    5. Zilda Estima da Silva3 de novembro de 2016 às 19:15

      Sinceros sentimentos aos familiares, que a grande mulher que foi D. Helenita Timóteo descanse em paz.

      Excluir
    6. Que a Paz e Amor a eleva até o descanso eterno em nome de Deus.

      Excluir
    7. Nossos sentimentos!, Que Deus conforte a família ������

      Excluir
    8. Verdade Carlos? Que tristeza! Deus a coloque no bom lugar!

      Excluir
  4. Minha professora,q Deus te receba com muita luz.☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descanso eterno, dai-lhe Senhor.

      Excluir
    2. Que Deus a tenha...

      Excluir
    3. Sinceros sentimentos a família. Dona Helenita vai na paz. Que grande perda. Pessoa boa e excelente profissional.

      Excluir
    4. Claudia Virginia Mariz Nogueira3 de novembro de 2016 às 13:47

      Minha professora querida. Meus sentimentos à toda familia.

      Excluir
    5. Tamar Castilho Campos3 de novembro de 2016 às 13:55

      EXCELENTE PROFESSORA! VIVERÁ EM CADA UM DE NÓS SEUS ALUNOS(AS)! SÓ GRATIDÃO TENHO PRA EXPRESSAR E O DESEJO DE MUITA LUZ NA SUA TRAJETÓRIA DIVINA!

      Excluir
    6. Katia Jussara Barros Calixtro3 de novembro de 2016 às 19:39

      Nossos sentimentos����

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que Deus a acolha para que ela descanse em paz. D. Helenita foi minha professora da segunda série até a quarta.

      Excluir
    2. Ela foi minha professora.

      Excluir
    3. Nossos sentimentos !!!!!

      Excluir
  6. Meus pêsames a família enlutada .

    ResponderExcluir
  7. Tia Lena saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Fátima Moura3 de novembro de 2016 às 12:46

      Gostaria saber se o corpo já chegou e a que horas será o sepultamento?

      Excluir
  8. À mestra com carinho!!!Fiquei muito triste!Que Deus cuide mt bem dela!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pêsame Ranieri!!! Que Deus dê o conforto a família e a coloque em um bom lugar.

      Excluir
    2. Minha professora,meus sentimentos a toda família,descanse em paz.������������

      Excluir
    3. Tia Helenita também foi minha professora no primário... É aquela professora que ficou marcada na vida dos seus alunos... Inesquecível!!!

      Excluir
  9. Que triste, descanse em paz minha eterna professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus sentimentos meu amigo, que Deus der a vc e toda sua família para suportar essa dor.

      Excluir
    2. Maria das Dores Ferraz3 de novembro de 2016 às 19:28

      Não estudei com Dona Helenita, mas sempre tive carinho para com ela. Deus a receba de braços abertos!������������

      Excluir
  10. Respostas
    1. Meus sinceros sentimentos ao amigo Ranieri e toda família!! Que Deus a coloque num bom lugar e conforte os corações saudosos!!

      Excluir
  11. Meus sentimentos, certamente Deus confortará os corações dos familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pêsames a toda família.

      Excluir
  12. Meus sentimentos a toda a familia e Deus os confortor'aa todos

    ResponderExcluir
  13. Uma excelente professora, muito amigável e delicada, que descanse em paz

    ResponderExcluir
  14. Minha professora de História e OSPB. Era gente boa.

    ResponderExcluir
  15. Eu já sabia Carlos. Darley está arrasado e não poderá ir para o enterro. Dá uma força a D. Luza aí por nós. Ranieri deve ir,Bjs

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus do Céu,minha querida e amada Tia Lena, minha professora,amiga e vizinha!!! Deus dê a ela o Céu como descanso leve e suave!!! Deus conforte todos os familiares, meus amigos vizinhos da época em que morava e Triunfo!!! Dona Luza, Darley,Raniere,Jone: sinto muito e estou muito triste!!!

    ResponderExcluir
  17. Meus sentimentos a toda família Timóteo. Minha querida professora, lembro com tanto carinho dos momentos que tive o privilégio de conviver ao lado dela. Nunca esqueci seus ensinamentos e agradeço ao nosso Deus por me proporcionar momentos tão preciosos que estão comigo até hoje. Que Deus na sua infinita bondade a receba de braços abertos. Apesar da tristeza em meu coração e de muitos que tiveram o prazer de ter suas orientações o céu está em festa, pois um ser maravilhoso fez a viagem que um dia todos iremos fazer. Muita paz Dona Helenita na companhia de Deus.

    ResponderExcluir
  18. Logo cedo, postei uma mensagem de agradecimento a todos amigos de minha irmã mãe e conterrâneos de Triunfo,mas acho que houve problemas no envio.
    Primeiramente quero agradecer a Deus pela irmandade que tive com minha irmã mãe.
    Foi minha irmã mãe porque eu o mais novo da familia tive seus ensinamentos e orientação do que estava certo e errado.
    Agradeço ao conterrâneo Carlos Ferraz e equipe do Opinião Triunfo, pelas palavras e mensagens póstumas a minha irmã que partiu neste dia.
    Também agradeço a todos ex-alunos e amigos,conterrâneos que postaram suas mensagens de pêsames e agradecimentos pelos ensinamentos como professora.Ela amava e dava a vida pelo que fazia no Colégio Stella Maris.
    Acredito que deixou seu legado.
    Romeu Timóteo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Professora Helenita Timóteo ("Lena" para os amigos) sempre foi uma Mestra diferenciada por 03 vertentes:muita simpatia, muita energia e, acima de tudo, uma facilitadora no processo de ensino/aprendizagem...
      Recordo-me dos passeios (aulas práticas) na "Floresta" do Stella Maris, onde o laser se confundia com a aprendizagem prática e prazerosa (quem não se lembra dos brindes que a mesma distribuía para cada aluno/aluna: uma bala, um chocolate, uma fatia de bolo...)...
      Todas as demonstrações de carinho e pesar do seu alunado, aqui demonstradas, são dignas de um ícone na atividade exercida por anos pela mesma (a história de vida da mesma está, por demais, testemunhada...)
      Prezada "Lena" transmita um forte abraço, nesta nova dimensão, a Dona Maria Genu e a Seu "Quincas" Timóteo (seus pais)...Acredito que este reencontro seja uma oportunidade maravilhosa para matar as saudades espirituais (regada a Doce de Leite,de bolas,preferencialmente...

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!