quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MOBILIDADE URBANA NECESSITA SER PROVIDENCIADA LOGO - CARLOS FERRAZ















O trecho urbano triunfense, situado nas imediações do Sítio Histórico que envolve Praça XV de Novembro, Rua Olímpio Wanderley, Avenida José Bezerra, Travessa da Vitória, Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz,  Rua Isaías Lima, Avenida Getúlio Vargas, Travessa Deodato Monteiro,  Praça Carolino Campos, Rua Padre Ibiapina, Avenida Getúlio Vargas, Travessa Lucas Donato, Praça da Bandeira, Rua Coronel Manoel Siqueira Campos, Avenida Frei Fernando, Travessa Lucas Donato, Praça Irmã Jerônima Zier, Rua Frei Ângelo, Avenida José Veríssimo dos Santos, Travessa Magno Bezerra de Noroes, Praça Maria Gentil Diniz, Rua Ulysses Wanderley, Avenida Pompílio Wanderley, Travessa Simões Mafra,  entre outras, são artérias que recebem significativo fluxo diário de pedestres. 

É uma região que possui igrejas, educandários, comércios,  bares, restaurantes, mercados, repartições públicas, pontos de lazer, diversão, e  que deveria ter prioridade para aqueles que andam a pé, durante turnos diferenciados. Na prática, o setor apresenta calçadas estreitas e irregulares, iluminação bastante precária,  presença visível  de poucas faixas de pedestres dificultando a circulação. Para mudar essa realidade deve ser criado um meio razoável, ou seja o "Plano Centro - Cidadão de Triunfo", desenvolvendo inteligente projeto de mobilidade para as vias envolvidas, sem haver cortes inadequados de nenhuma árvore. Nessa  proposta  prevê-se também, se possível, o alargamento de algumas calçadas e diminuição de outras, inclusão de mais faixas de pedestres e  ciclofaixa. 

A iniciativa de mudança proposta, deveria contar sem dúvida com parceria firmada entre os órgãos: Secretária Estadual das Cidades, Prefeitura Municipal de Triunfo, Associação Comercial  de Triunfo e empesas privadas que compartilhassem, suas propagandas negociadas nos setores que não prejudiquem o visual ou comprometesse a estética urbana.O incremento voltado para essa finalidade específica, está na fase de estudo e no pleno desenvolvimento , devendo seguir em breve como projeto endereçado ao Executivo. Devendo tornar-se realidade quando tiverem interesse em qualquer  semestre dos correntes  anos. O objetivo é garantir a permanência das pessoas de forma tranquila e sem aglomeração.




Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

26 comentários:

  1. Ele tem procurar Secretarios que entendam da área que e ocupada, independente de política. Pois é a nossa cidade que está em jogo. E também tem que melhorar o PIB e para isso e preciso a colaboração da população e o Executivo do Município busque medidas que talvez para alguns sejam antipático, mas e necessário para que o Aministrador possa investir na infraestrutura da cidade ( ex: um imóvel que custa hoje aproximadamente está cadastrado na Prefeitura com o valor venal bastante irrisório que acaba gerando o IPTU muito baixo). Inclusive a Prefeitura deveria negociar o IPTU juntamente com o Banco do Brasil e não deixar em carteira o que propicia alguns contribuintes a não pagar os seus encargos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRANCISCO J. VASCONCELOS11 de novembro de 2016 às 06:16

      ELE É O PREFEITO ELEITO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2020 E ESTÁ DENTRO DAS PRERROGATIVAS DELE NOMEAR E EXONERAR.NÃO É ASSIM? ENTÃO CALE-SE PARA SEMPRE.

      Excluir
    2. Um grupo liderado por Renato do BB manifestou repúdio e defende a organização de uma frente de esquerda que se preocupe mais com os movimentos sociais.

      Excluir
    3. Maria do Carmo Vasconcelos11 de novembro de 2016 às 07:03

      Triunfo é um santuário a céu aberto, Deus fez ali uma beleza infinita, uma das maravilhas da terra que ainda nos resta, não merece ser prejudicada por ausência de mobilidade satisfatória.Acredito que a nova administração vai melhorar tudo isso logo, basta colocar as pessoas certas nos lugares certos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. ACHO LEGAL QUE VCS ESTÃO DANDO VALOR AO LUGAR QUE ESTÁ MUITO MOVIMENTADO DE FICANDO RUIM TRANSITAR.

      Excluir
    6. Amo demais essa cidade...

      Excluir
    7. A cidade de Triunfo teve um crescimento visível no Turismo. A cerca de 25 anos estávamos no anonimato. E para que não retornemos ao passado, precisa-se a contribuição de todos. O Município que basicamente do F.P.M., não tem como investir em equipamentos Turísticos. Eu diria que além do grande esforço que a A ministração vem fazendo paa manter estável esta atividade e necessário que a população se envolva um pouco mais e também haja mudança urgente de Secretário, isto e, de Secretários pois se trabalha em conjunto, contribuindo para manter o que conquistamos com trabalho de divulgação de muitos em qie seus nomes nunca foram divulgados, mas continuam trabalhando para continuarmos no crescimento divulgando o melhor de Triunfo sem exageros, mas com verdades positivas. Também tem que haver um estudo cuidadoso com referência a hotelaria, pois as diárias estão desproporcional aos atrativos que a cidade oferece, sem contar que existem pousadas que estão operando com irregularidades. Espero que o novo Prefeito com sua boa estrutura e que sua equipe também seja a sua cara juntos estudem todo esses projetos. Triunfo confiou e precisa da sua ajuda.

      Excluir
    8. Eu não conheço triunfo Mais parece ser uma cidade muito bonita

      Excluir
  2. Com a eleição de João Batista, pensávamos que havíamos vencido a velha política e as suas práticas mais nefastas, como perseguição, a retaliação e o expurgo, mas estão vivas e ativas no Município. Pela comissão de transição apresentada já deu para sentir que não vai mudar a forma paternalista de administrar, porque entre os escolhidos existem pessoas sem o menor caráter para fazer esse trabalho, inclusive o tempo inteiro funcionando como seu adversário declarado, somente aproximando-se depois de tanto detratá-lo por oportunismo, sem nada ter a oferecer de bom para a cidade, sua trajetória de vida profissional e pessoal condena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente nada que foi publicado pelo redator da matéria foi citado nesses desvirtuados comentários; acredito que é uma falta de respeito e um desestímulo para qualquer um que deseja apresentar propostas visando melhorar sua cidade.

      Excluir
    2. As ruas da cidade estão todas escuras, com postes queimados há meses, pedimos que resolvam o problema com urgência. Não é porque ganhou a eleição municipal que o secretário de Obras deve deixar de cumprir suas funções antes do tempo de assumir a outra gestão.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Tudo vai dar certo tenho plena certeza que muita coisa será mudada no estilo de administrar, podem esperar.

      Excluir
  3. A inexperiência, o amadorismo, a inércia e a falta de diálogo com a população são as marcas efervescentes desse tempo. Estão jogando fora, de forma inconsequente a oportunidade de pacificar Triunfo adotando um governo de colisão e não de remanescentes dos mesmos grupos durante décadas ou bajuladores incompetentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ri melhor quem ri a qualquer momento, por qualquer coisa.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Os Secretários tem que gente que além de saber atender, tenha um pouco de educação e saiba responder assuntos que lhe cabe a sua secretaria. As vezes chegamos na Prefeitura e somos atendidos como bicho. Eu sempre admirei alguns secretários que passaram por lá a quatro anos. Eles queriam trabalhar mais não tinha autonomia.Isso causa um grande prejuizo ao município. Tem que tirar alguns serviços prestados,pois a prefeitura não é cabo de emprego. Secretários tem que ter uma boa apresentação, participação nas atividades da cidade.

      Excluir
  4. Eu sou a favor da canonização de Dr Luciano Bonfim, o mais rápido possível, pois sua figura e mensagem são urgentes para melhorar o mundo cada vez mais cruel e sem piedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabenizo Batista pelo sucesso das urnas. Que ele faça um bom governo e que, se possível, não convoque vereadores eleitos para alguma secretaria para abrir espaços aos que foram derrotados, pois, se não se elegeram, o povo não os quer os representando.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Antonio Carlos dos Santos11 de novembro de 2016 às 10:37

      Grande parte do eleitorado não tem moral para questionar a eleição de João Batista Rodrigues, principalmente aqueles que estavam na oposição depois de haverem sido chutados por doutor Luciano. Voltaram agora mansos para o seu lado depois de criticá-lo o tempo inteiro se chegando novamente via o prefeito eleito para ficar menos feiosa a adesão.

      Excluir
  5. Gostaria de saber onde anda a polícia de PE. Nós cidadãos estamos a cada dia mais presos por causa da violência.

    ResponderExcluir
  6. Ter diploma pendurado na parede e participar de palestras como convidado, devido nessa cidade não haver pessoas a altura para participar de debates, não significa ter conhecimento. Principalmente quando o assunto é assumir uma secretaria municipal, no princípio de um governo diferenciado que deseja acertar o passo de imediato. É determinante sensibilidade para resolver as necessidades da cidade que muitas vezes não levam em conta.

    ResponderExcluir
  7. O comprometimento com tantas pessoas durante a campanha, demonstra claramente que mais uma vez a prefeitura vai ficar encharcada,cheia de gente incompetente como se viu e ainda se vê nesta gestão. Há quanto tempo não se fala na mobilidade urbana neste midiático jornal, além de outros assuntos relevantes para uma melhor qualidade de vida dos munícipes? Inacreditável saber que este governo de transição demonstre bem a cara do que estar por vir durante 04 ou 08 anos mas o que fazer? continuar no marasmo, na inércia e nas ilícitas práticas nepotistas, paternalistas e porque não dizer, conchavos para manterem-se no poder e continuar a mamar. Exemplos como as subprefeituras de Jericó e Canaã, onde os subprefeitos não tinham sequer um lugar para trabalhar, sequer davam um dia de serviço mas recebiam (se ainda não recebem) durante todos os meses. Já pararam para pensar que o Legislativo, antes das eleições, aumentaram os seus salários e que receberão cerca de seis mil reais? Façam as contas, multipliquem o valor acima mencionado pelos meses que ficarão no Legislativo e verão o tamanho do rombo. Inadmissível pensar que estes vereadores somente se apresentam em reunião duas vezes por mês. Não possuem gabinete para atender a população, não fazem absolutamente nada a não ser levar requerimentos de votos de aplausos, dar título de Cidadão a quem nunca fez absolutamente nada pelo município. Vão car nome aos logradouros de parentes ou de alguém que poderá ser muito útil na próxima eleição. Já imaginaram o quanto que ganhou um secretário que jamais viu falar em trabalho na vida e consegue construir verdadeira mansão? Não dá para engolir! Já observaram que a violência continua e as providências para elucidar os assassinatos e tentativas durante todo este ano é uma utopia? Quando realmente o povo triunfense vai acordar e protestar pelo que tem direito? Vamos continuar na inércia? Vamos acabar com o sonho de muitos jovens ou corroborar com a praga da droga que já se encontra em quase toda a esquina da cidade? Vamos continuar a ver os riachos, lagos, barragem assoreados? Vamos continuar a perseguir aqueles que levantam a lebre? Vamos nos ater para todos estes problemas e outros que não foram mencionados e cobrar tanto do Executivo quanto do Legislativo as medidas cabíveis para pelo menos minimizar o estrago que está feito. Espero que o próximo gestor cumpra com as suas promessas e que não se deixe contaminar com as mesmas barbaridades que temos na atualidade. Serei crítico ferrenho e não vou hesitar em fazer denúncias, em ir à Câmara de Vereadores e cobrar, ir aos meios de comunicação e por a boca no trombone. Hão de me ver ainda muito mais crítico e adianto que não tenho receio de absolutamente nada. A perseguição que sofri durante estes oito anos me ensinou a ser ainda muito mais forte e a conhecer quem é quem e nesta campanha política deste ano, pude ver de fato quem quer ver a cidade crescer e quem, por oportunismo, junta-se com quem descia a madeira sem dó e sem caridade. Chega de ver tanta hipocrisia, de tanta balbúrdia, de tanta gente que se diz oposicionista quando de fato nunca foi ou jamais será. Estou de olho!

    ResponderExcluir
  8. Como não conheço os eleitos e os prestes a ser nomeados, abstenho-me.
    Mas, estive em Triunfo na semana que passou, em domingo, e fiquei intrigado com a ausência de pessoas e com o silêncio nas ruas. Pensei em conhecer os restaurantes Coisas de Maria e Casarão, que tanto são citados nesse blog, mas ambos se encontravam fechados. Imagino que tudo isso decorreu da festa ocorrida na noite anterior. Deplorei a imagem do açude que, sendo uma referência, passou-me a impressão de descuido, de assoreamento, e de sujeira em uma lâmina d'água especialmente baixa por conta da falta de chuvas. Aliás, é mais que inusitada a informação de que está faltando água na cidade, justamente designada como o Oásis do Sertão e que já foi um paraíso das águas. Mas, isso passará.
    Afora isso, e apesar das queixas de parte da população que vive o seu dia-a-dia, a cidade guarda quase todos os mesmos encantos que a minha adolescência conheceu e que são vivas na minha memória. Eu diria que não basta a atuação dos eleitos e nomeados. A cidade há de refletir a exigível parceira da comunidade com os seus representantes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!