domingo, 20 de novembro de 2016

RECORDANDO OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS DE OUTROS TEMPOS - POR IEDO FERRAZ

CANDEEIRO/ LAMPARINA





O Candeeiro foi um utensílio muito utilizado na antiguidade, pelas propriedades rurais. Ele era destinado a iluminar o ambiente, em que as pessoas se encontravam, devido a sua mobilidade e a prática no seu manuseio, foi muito útil no passado. Ele liberava uma fumaça escura, quando estava sendo empregado, com isto a Casa ficava com aquele mau cheiro. Este apetrecho era alimentado, pelo famoso Querosene Jacaré, que era adquirido nas bodegas dos Sítios daquele tempo. Naquela época na zona rural, não havia energia elétrica, diante disto os moradores eram obrigados a usarem o Candeeiro de maneira precária e improvisada. Com o surgimento da eletricidade, o mesmo desapareceu de todos os lugares, que um dia precisaram dele, para clarear o local que se encontrava escuro, e a única forma era usar este equipamento.



FOGÃO A LENHA





O Fogão a lenha, foi utilizado nas propriedades rurais durante muito tempo. Naquela época, não existia o gás de cozinha no mercado comercial, com isso, estes fogões foram de grande utilidade, já que não tinha outra forma de cozinhar os alimentos, nos Sítios e Fazendas. Todas as casas da roça, usavam este tipo fogão, visto que nestes locais, existia lenha em abundância, na qual era usada para se cozinhar, a comida do homem do campo. Com o passar do tempo, esse artefato caiu em desuso, sendo substituído pela praticidade, proporcionada pelos fogões e fornos a Gás, ficando seu uso mais restrito às áreas rurais, que não aceitaram mudar o costume de cozinhar com lenha. Hoje, a maioria das residências da zona rural, usam o fogão a gás, pois este método de cozinhamento é prático, e contribui na preservação do meio ambiente, já que não precisa derrubar as árvores, que eram usadas no aquecimento deste tipo de fogão.


FERRO DE PASSAR 






O Ferro de passar, foi um instrumento utilizado durante muito tempo,pelos moradores das comunidades rurais, visto que naquela época, não existia energia elétrica, que pudesse ser usada no aquecimento daqueles aparelhos. Os Ferros a carvão eram aquecidos pelas brasas, que eram tiradas de uma fogueira ou fogão, e colocadas dentro de uma caixa, na parte superior deste apetrecho.O Ferro de engomar, atualmente encontra-se ultrapassado, pois o mesmo pendeu a sua utilidade, devido o aparecimento de um novo aparelho, moderno e eficiente. Passar roupa, antes dos ferros elétricos, era um trabalho muito cansativo, tendo em vista que os mesmos, eram pesados,desconfortáveis e de difícil manuseio, além do risco que os usuários tinham de serem queimados com as brasas. Os ferros aquecidos por brasas caíram em desuso, pois houve uma expansão das redes elétricas, atingindo a maior parte das localidades rurais, possibilitando assim, o emprego de ferro mais sofisticado e eficaz.


Por: Iedo Ferraz Lima
       Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo

Um comentário:

  1. Valeu conterrâneo, você ter colocado essa matéria lembrando dessas ferramentas para o dia a dia da nossa vida. Vivi tudo isso quando era criança. Só lembrando, a fumassa dos candeeiros servia como repelente, não aparecia uma muriçoca.
    Quero prestar uma homenagem póstuma a Celene Sá, que a profissão era lavar e passar ferro nas roupas de quem a procurava, com este ferro à brasa.
    Era especialista em contar histórias para nós, tinha noite que cismava e dizia; só conto história se arranjarem cigarros, nós meninos disparavamos a pedir cigarros aos rapazes da época e fazíamos questão de dizer para que era.Moral da história; arranjavamos seis,voito cigarros, aí ela se tranformava em histórias...
    Romeu Timóteo

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!