quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

ACORDO ENTRE GOVERNOS FEDERAL E DE SÃO PAULO ANTECIPA A CHEGADA DA ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO EM PE E PB





Documento assinado nesta segunda (26) prevê empréstimo de quatro conjuntos de bombas da Sabesp 
Brasília, 26/12/2016 - O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, solicitou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a disponibilização de quatro conjuntos de Motobombas e outros equipamentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para antecipar a chegada da água do Rio São Francisco aos estados da Paraíba e de Pernambuco.  O Termo de Cessão de Uso não Oneroso foi assinado nesta segunda-feira (26/12) pelo ministro e o governador durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Estiveram presentes a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares.

Na reta final de conclusão do Projeto de Integração do Rio São Francisco e com ritmo avançado das obras, a preocupação do Governo Federal é assegurar que todas as medidas possíveis sejam adotadas para acelerar a entrega de água à população castigada pelo quinto ano seguido de seca. O empréstimo dos equipamentos - utilizados durante o período de restrição hídrica em São Paulo – vai acelerar a passagem da água pelas estruturas já construídas do Eixo Leste do Projeto São Francisco e permitir que os paraibanos, principalmente, os moradores da cidade de Campina Grande, sejam beneficiados ainda no começo de 2017. A Paraíba é um dos estados mais castigados pelos seguidos anos de estiagem que atingem toda a região Nordeste.

“Hoje cumprimos mais uma etapa da busca incessante para oferecer a milhões de brasileiros algo tão essencial, tão caro e, lamentavelmente, tão escasso nos dias de hoje: a água. Esse ato demonstra claramente o espírito de união, de responsabilidade pública e do espírito de que não vamos medir qualquer esforço para garantir que a sociedade brasileira possa viver, de maneira universal, o acesso à água”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

O governador Geraldo Alckmin falou da oportunidade de apoiar a população nordestina. “É uma alegria poder colaborar com o Nordeste. Dias fazem muita diferença quando se trata de água. Essa é uma oportunidade de retribuirmos aos nordestinos por toda a contribuição no desenvolvimento de São Paulo. Além disso, de fortalecermos a federação. O Brasil é um país muito grande e não pode ser unitário”, ressaltou Alckmin.

O maquinário será levado ao canteiro de obras do Projeto São Francisco, em Floresta (PE) e será instalado dentro do reservatório de Braúnas, onde as bombas vão elevar as águas do "Velho Chico" para abastecer o próximo reservatório, de Mandantes, no mesmo município. A previsão é de que esse procedimento acelere o caminho da água e encurte em até 30 dias a chegada das águas ao município de Monteiro, primeira cidade paraibana a ser beneficiada. De Monteiro, as águas seguirão pelo rio Paraíba até Campina Grande (PB). A equipe técnica do Ministério da Integração Nacional está estudando também a possibilidade de utilização das bombas no reservatório de Campos, em Sertânia.

Serão disponibilizados quatro conjuntos de motobomba flutuante, com capacidade de 2m³/s cada e potência de 350 CV; dois conjuntos girantes completos com motores de 175 CV e 440 V; oito inversores de frequência com capacidade de 250 CV e tensão 440 V cada; um Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) classe isolação 1 kV; 1.800 metros de tubos PEAD (polietileno de alta densidade) de 1000 mm de diâmetro; oito reduções metálicas de diâmetro 1000 mm para 700 mm; oito acoplamentos colarinho/flange de diâmetro 1000 mm; e 1.360  m de cabos isolados de secção com mm² diferentes.

O Ministério ficará responsável pelas despesas de transporte e seguro dos equipamentos durante o período de uso, que tem previsão de 120 dias.

O ministro Helder Barbalho destacou a importância da parceria entre os governos: “São Paulo é a capital do Nordeste fora do Nordeste, na qual mais de 5 milhões de nordestinos vivem na Região Metropolitana e escolheram esta cidade por enxergar aqui uma oportunidade e, estou certo, que em muitas das vezes para fugir da seca. Hoje São Paulo retribui tudo o que os nordestinos fazem por este estado, esta região, fazendo com que nas suas terras, nas suas origens, possamos ter água, produção, qualidade de vida e segurança para o bem estar da população.”

Projeto de Integração do Rio São Francisco

A obra beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além das 294 comunidades rurais às margens dos canais.

O empreendimento apresenta 90,85% de conclusão, sendo 91,25 % no Eixo Norte e 90,27 % no Eixo Leste.

Quando concluídos, os dois eixos possibilitarão captar a água do rio, que percorrerá 477 quilômetros de canais (260 km no Norte e 217 km no Leste), abastecendo adutoras e ramais que irão perenizar rios e açudes chegando até os municípios.

A obra engloba a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowats, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. Com 15 quilômetros de extensão, o túnel Cuncas I é o maior da América Latina para transporte de água.

Confira o mapa do Projeto São Francisco com os dois eixos https://goo.gl/UUlgQn
 
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Integração Nacional
(61) 2034-5296 | 2034-5399
E-mail: imprensa@integracao.gov.br
Portal: www.mi.gov.br
facebook.com/br.integracao
twitter.com/br_integracao

4 comentários:

  1. Gesto bonito e louvável do governador de São Paulo em disponobilizar essas bombas e outros equipamentos sedidos pela companhia de água e esgoto de São Paulo.
    Como nordestino, quero transmitir uma palavra de agradecimento, talvez em nome de milhares de nordestinos,por assim dizer.
    Só sabe o valor que tem a água quando sentimos a sua falta. Já se fala no preço de um carro pipa no valor de R$200,00 estão explorando diria, até,aproveitando-se da situação na serra de triunfo.
    Aproveito p mais uma vez dirigir-me ao PRESIDENTE DA COMPESA e fazer um apelo um pedido: mande fazer o ramal de adutora de canaã para sede do município de TRIUNFO, só são 7km.
    Já que não foi feito até hoje essa obra de tanta necessidade,que tenham o bom senso de vazê-la URGENTIMENTE...

    ResponderExcluir
  2. São Paulo é a maior cidade Nordestina fora do nordeste e é muito bom saber que Sampa está fazendo isto não é ajuda é uma obrigação é por isso que Sampa é muito grande eu estou muito feliz por tudo

    ResponderExcluir
  3. Tomara que sejam estaladas logo essas bombas pra amenizar um pouco o sofrimento das pessoas que moram nas regiões atendidas pelo projeto de transposição do São Francisco...

    ResponderExcluir
  4. Tomara que sejam estaladas logo essas bombas pra amenizar um pouco o sofrimento das pessoas que moram nas regiões atendidas pelo projeto de transposição do São Francisco...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!