sábado, 31 de dezembro de 2016

CICLISMO TEM EFEITO POSITIVO PARA A SAÚDE - POR CARLOS FERRAZ






Segundo explicações sensatas  repassadas por integrantes de organizados grupos de ativos ciclistas recifenses, de capitais e municípios outros - que  procuram frequentemente, curtir tantos benefícios do crescente esporte no País e nas diversas partes do mundo, menos em Triunfo-PE,  que parece haver um propósito negativista que emperra o surgimento de métodos diferenciados nunca procurando adotar o exemplar e favorável modelo, até  parecendo  algum retrocesso assumido de negar-se a abraçar a parte benéfica da  modernidade e do  bem-estar. 

Infelizmente, é constatado na atualidade, completo desinteresse dos pseudo-gestores públicos, nunca até agora tendo se interessando em  demonstrar visão administrativa avançada que tanto exige  a época, neste pleno século 21.Torna-se assim,  bastante prejudicial ausência do necessário sentimento nativista para fazer novamente funcionar aquela prática costumeira no passado. Precisam entender, no mínimo: a medida que alguém pedala, deixa-se envolver por velocidade, pelo ar puro e contempla agradáveis paisagens. 

Saibam todos  que poe-se tomar como exemplo a forma de, perdendo  aquele calor, e o comum suor,  são capazes de incomodar nas ocasiões do passeios de diferentes turnos, dissipando o inicial mal-estar com o vento, refrescando corpo e pensamento. Que digam: Carla Medeiros, Diogo Fernando, Lêda Ferraz, Paulo Ferreira, Liziane Veiga,  Bernar Carvalho, Joan Gomes, Carolina Ferraz, Mário Pereira, Fernanda Lemos, André Luiz, Janaína Barbosa, Breno Carvalho,  Lúcia Almeida, André Luiz, Gustavo Maia, Dener Oliveira, Artur Luiz, Moyses Gonçalves.

É muito importante que saibam esses e outros desportistas pernambucanos radicados em Recife e adeptos da envolvente prática,  acostumados  deixar abertamente  explícito o grande bem que faz pedalar. todas as semanas e dias, se possível.  É um exercício nobre que põe movimentada toda estrutura física humana. Ninguém entende qual o motivo de, apesar da grande  insistência promovida através de adequados informativos e contatos, não promovendo apresentações, necessárias na forma de incentivo  opcional e inovação convidativa.Resta  torcer para que  o novo prefeito abrace essa justa causa.

Sente isso, quem utiliza esse meio esportivo. Diverte-se e percebe que está fazendo grande benefício à saúde. É assim a sensação de quem pratica saudáveis exercícios nas indispensáveis academias e na base da agora bike, antiga bicicleta, ou magricela sempre. Lamenta-se que no "Oásis do Sertão, esse modelo importante de atividade permaneça esquecido,- apesar de considerado dos melhores pontos turísticos do Estado de Pernambuco.  Significando portanto, perda integral de espaço nas áreas relacionadas à diversão e lazer. Defende-se que a próxima administração venha atuar diferente,  aplicando novas iniciativas de ação, conseguindo alcançar esse costume  como movimento esportivo, cultural, artístico e solidário.













Existe em Triunfo quem por diversas vezes, tenha afirmado e reafirmado em  diferentes oportunidades a importância do ciclismo, como o turismólogo e personal trainner, Cacau Ferraz, mostrandopor "A" mais "B", que ciclismo fortalece a rigidez vertebral e pode evitar problemas de dores nas costas, contribuindo  no sistema imunológico: ao pedalar o corpo ganha mais resistência e combate bactérias, evita a depressão: o sangue alcança o cérebro com mais rapidez, diminuindo crises de ansiedade.

Outros benefícios, são: ajudar a pressão arterial ( os movimentos fazem o sangue circular de uma forma que a irrigação sanguínea reduz a pressão sobre os órgãos) aos ossos ( diminui o risco de osteoporose), fortalece e tonifica os músculos, ao cérebro ( desenvolvendo mais as veias capilares e auxiliando na oxigenação cerebral, proporcionando memória rápida e lúcida), ao sistema vascular ( diminui as chances de entupimento das veias).

Também ficou mais ainda determinado  ajudar muito ao coração ( reduzindo risco de enfarto e outras doenças) ao diabetes e ao diabesidade ( diminui índice de glicose no sangue), elimina o estresse ( diversão e distração), evita gordura saturada ( queima constante de  calorias) e à pele ( o suor elimina toxinas e renova os glóbulos vermelhos e brancos). Há  outros benefícios emocionais: melhorando o equilíbrio, a confiança e o humor, além de relaxar.

Questionados sobre problemas de segurança, como caso de violências e acidentes Reginaldo Resende  e Carlos Menezes praticantes assíduos afirmam que participam de corridas ou passeios em grupos, onde existem médicos, policiais, juízes, promotores, advogados, engenheiros, religiosos, mecânicos, comerciantes, bancários, professores, músicos, educadores físicos e por não ser uma atividade de impacto, a possibilidade de acidente é bem menor. 

Esse pessoal no entanto,  defende que todas as cidades implantem ciclofaixas, procurando resgatar  o hábito da infância e juventude. E repassam aos iniciantes, o ciclismo eliminar o sedentarismo.  por isso devem passar por avaliação médica antes de começar a praticar o esporte. Recife é um ótimo lugar para a prática da bike. Triunfo além de ser acidentado estando 1200 metros acima do nível do mar, precisa instalar espaços apropriados no Centro e nos bairros periféricos. Tanto na zona urbana como na zona rural, será possível passeios ciclísticos apreciando paisagens naturais  por toda  parte da região.Próximo delas, existe serras, construções históricas, lagos, vegetação remanescente, riachos. Pedalar é também um amor à natureza, de proteção ao meio ambiente.



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

11 comentários:

  1. Esse método de aplicar o ciclismo já deveria ter sido implantado na cidade que tem grade foco no turismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esporte e Turismo são paixões rentáveis que podem ser aplicados como modelo na próxima administração.

      Excluir
  2. CICLISTAS EXISTEM POR TODOS OS LUGARES SOMENTE EM TRIUNFO NÃO COSTUMO ACHAR QUANDO ESTOU POR AQUELAS BANDAS. TEM APENAS ENCONTRO DE MOTOQUEIROS QUE NÃO CONSIDERO NADA SAUDÁVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Não deixa de ser uma excelente idéia o fato de resolver ativar os antigos passeios de bicicleta. Goste e torço que o próximo prefeito atue bem na área de esportes, e não ficando restrito ao futebol. inovando

    ResponderExcluir
  4. Seria legal promover passeios ciclísticos nos finais de semana e feriados, gostei muita dessa dica.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Carlos Alberto Oliveira20 de dezembro de 2016 às 14:13

    Acompanho o blog e não deixo de animar o seu nível excelente de conscientização que vcs tentam imprimir para as pessoas do lugar.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, abraço

    ResponderExcluir
  8. PREFEITOS NOVOS, IDEIAS NOVAS?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!