domingo, 11 de dezembro de 2016

DEFENDE-SE MAIS INTERESSE PELA CULTURA - POR CARLOS FERRAZ



Depois da minuciosa e recente análise realizada por um grupo idealista de conterrâneos, faz-se necessário admitir com humildade na próxima investida da gestão administrativa municipal no setor cultural triunfense, ser preciso apostarna formação integral dos jovens, implantando atividades de fundamentos artísticos, como ferramenta essencial determinada a fomentar uma espécie de rede curricular artística, básica e prática, visando retorno satisfatório a curto, médio e longo prazo. 

Essa iniciativa, sendo estimulada pelo poder público municipal, poderia tornar-se um dos pontos marcantes no resgate à identidade e no sentimento de pertencer ao Município de Triunfo, antes conhecido e destacado pela intensa diversidade de manifestações artísticas, desenvolvendo forte tradição e produção cultural, nos mais diversos setores. Hoje quem acompanha o desempenho dessas atividades diferenciadas  e consegue fazer um traçado comparativo, pode detectar não haver quaisquer avanços, muito pelo contrário.







Tem-se que realmente  admitir que  na verdade retrocedemos e muito no tocante ao setor relacionado às artes de toda natureza no "Oásis do Sertão", que englobam as dimensões relacionadas a teatro, dança, música, artesanato, pintura, livros, poesia. Isso  porque não mais são exploradas e divulgadas a contento atividades como bem mereciam ao longo dos anos. Tudo devido a ausência de iniciativa, estímulo, sentimento nativista , apoio e visão administrativa. Antes a disposição era muito mais forte e mais precisa, ampliando e incentivando a  participação da ativa juventude local, envolvida por convicção no meio cultural e artístico.

Existiam, graças a ações determinadas da saudosa madre alemã Rafaela Aberler,  do tradicional Colégio Stella Maris, a realização de festivais, saraus, recitais, concursos e mostras realizadas por educandários da rede pública. A iniciativa fazia participarem municípios circunvizinhos ( Princesa Isabel, Flores, Serra Talhada, Custódia, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, São José do Belmonte, Floresta. Embora na atualidade exista liberdade para que diretores e professores de cada unidade propiciem uma relativa vivência de manifestações culturais  junto aos alunos e  simpatizantes.

Por isso mesmo, reivindica-se antecipado planejamento desse trabalho eficaz, a partir do próximo ano. Valendo defender portanto, nomeação de gabaritada equipe para a Diretoria de Cultura. Essa com autonomia de propor outras ações a serem introduzidas e utilizadas na modelagem mais criativa. Tem-se como exemplo,  sugerido aplicação nessa pasta. quase fictícia -  completamente obsoleta e sem funcionamento - participarem seus componentes de visitas a eventos, museus, teatros, feiras, cinemas, excursões, igrejas, reuniões, entre outras. Na sede, distritos ( Vila Canaã e Vila Jericó) e  sítio regionais, possibilitando a ampliação de práticas e maior conhecimento diversificado. Caso abracem essas práticas inovadoras, a produção dos estudantes, pode ser fundamental para melhor evolução.  


Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO - PE
  

6 comentários:

  1. A população deveria ser convidada a se reunir e opinar o secretário ou diretor, como for...danado é engolir de goela abaixo qualquer capacho indicado e passado na venta, que será pago via nossos trocados,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amigo João Alberto , concordo totalmente com você. A população merece respeito, e eles são eleitos pelo povo. Não é qualquer um que eles podem jogar para administrar o que é nosso. Pois pagamos impostos e eles são pagos por nós. Merecemos respeito.

      Excluir
    2. Se for verdade, eu estou chocada. Como é que confiamos nele para representar o nosso povo e está fazendo isso. Ele já está mostrando a cara dele e para que veio. Com essa equipe para quem disse em vários debates que ouvimos e confiamos ele está pagando e vai pagar o maior mico da vida dele. Nem quando era Vereador e Presidente da UVP. estou decepcionada.Nem o Prefeito atual pagou tanto mico como ele vai pagar.

      Excluir
    3. Para você representar um município e fazer uma boa administração como foi falado nos debates entrevistas em rádio e outros é preciso vir o grupo junto, ao não ser que seja farinha do mesmo saco. Cada macaco no seu galho. Como é que uma pessoa é Advogado e assume ser justamente um Secretário de Turismo que não tem uma noção do que e jus. Vergonlhoso. E o pior e que aceita com a maior cara de pau. E diz ai na rua que não tem tempo. Imagine sai um que foi um desastre e outro pior.E é só o início e ai vai se indo......Obras, Administração, Finanças, Ação Social , Saúde e etc. Deus tome de conta do nosso Triunfo. Pois o amor que dizem ter por Triunfo só é da boca para fora.

      Excluir
  2. É importante atuar na área de cultura para fazer interação com a juventude.

    ResponderExcluir
  3. Francisco de Assis6 de dezembro de 2016 19:01

    O pior que o prefeito eleito já indicou o Secretário de Turismo dizem que o Nilton Madureira Advogado em nossa cidade não tem nada a ver com o Turismo em nossa cidade. E por sinal para ser um bom ADVOGADO não se tem nem tempo para advogar imagine para assumir uma Secretaria de Turismo. Na cidade está todo mundo questionando não só por ele, mas também pelos outros secretários que ele já convocou: Secretário de Administração que e mais um advogado Josivan Geraldo, nada a ver, como advogado também não deve ter tempo, pois um Secretário Administrativo tem que está dia a dia na sua função. Ou advocacia ou Administração..... Secretário de Finanças e o Erisvaldo Melo tem competencia , mais tem que ter um melo no meio. Secretário de Obras, nada a ver, foi eleito pelo seus eleitores para Vereador. E AI COMO FICA? FALTA DE RESPEITO AOS SEUS PRÓPRIOS ELEITORES. E para completar só tem nome porque como secretário de Obras e Vereador é um babão, além de ser polémico. Quem não se lembra do dia que ele era contra a orla do açude, fez até faixas com protestos e tudo. Quando foi com quinze dias ele estava trabalhando com Maninho. Isso se chama o que?.........Falta só Secretário de Educação, Chefe de Gabinete e Saúde. Vamos esperar para ver o que vai dar. E ainda tem o Vansinho que vai continuar na dentro.Pinta e borda e ainda fica no peder. Por que será?........

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!