domingo, 18 de dezembro de 2016

QUEREMOS "PARQUE ESPORTIVO" E "JARDIM ZOOLÓGICO" DE VOLTA - POR CARLOS FERRAZ








Quem resolve na atualidade visitar  o famoso Sítio do Convento São Boaventura, de outrora, situado na área central da cidade, localizada entre os bairros Liberdade, Guanabara, Bela Vista, sai com as impressões desencontradas, quase sempre negativas. 

Ele repassa a triste impressão de abandono, decadência, desinteresse, ausência administrativa, chamando a atenção por algumas obras de alvenaria na entrada de cima, edificadas em passado longínquo que ainda estão mantidas por sorte ou pela sólida estrutura de construção  de outrora. Hoje, infelizmente cercadas por matos nas diversas partes. Alerta-se a interdição por questão de segurança ou porque ali deverão ser realizadas melhorias.

Podendo ser constatada no entanto,  a sensação mais forte e menos animadora, resultada  mesmo sobre o visível  e constatado  esvaziamento. É significativa a ausência da extensa e animada movimentação esportiva; Eram patrocinadas por destacadas atividades corriqueiras tipo modalidades, como: futebol, basquete, vôlei, futsal, corridas, saltos, barras,  cooper, e mais apresentação de eventos dos educandários que atraíam multidões - algo com duas ou três décadas atrás - quando funcionava  liberado o tradicional "Campo do Convento dos Frades", uma das principais opções e melhores atrações, voltadas para continuados atos de diversão e lazer,  diariamente, porém acentuado nos finais de semana, feriados e período de férias.

Naquele interessante,  prestigiado e valoroso espaço físico privado, da Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade, passou  também funcionando o lendário, tradicional e disputado,  internato masculino do Convento São Boaventura, mantendo cerca de trezentos alunos entre crianças e adolescentes , oriundos de municípios circunvizinhos, e de outros Estados nordestinos. Por incrível que pareça,muitos dos triunfenses desconheciam existência no plano inferior da área privada, um pequeno e improvisado zoológico regional, servindo como Horto. Nele apenas crianças ousadas e bem informadas ou visitantes familiares, conseguiam contemplar verdadeira  diversidade de  animais domésticos nativos e diferenciados.

Há bastante tempo, existiam nos respectivos viveiros, chiqueiros, galinheiros, currais, jaulas, cercados e soltos - cuidadosamente mantidos pelo quadro funcional da entidade - espécies como: pássaros, arara, papagaio, tucano, pombo; galinha, pato, ganso, peru, guiné, pavão, cisne; tamanduá, peba, tartaruga, jacaré,  tejo, camaleão, mocó, gambá; macaco, sagui ; cavalo, jumento, vaca, carneiro, porco, bode. Todos restritos ao patrimônio daquele importante templo religioso, administrado por frades da Ordem de São Francisco. chegando a funcionar até meados dos anos 1970. Seu fechamento causou, assim como o internato feminino do Colégio Stella Maris, prejuízo generalizado para Triunfo. 

IMAGENS SONHADA NO POSSÍVEL PARQUE ESPORTIVO E JARDIM ZOOLÓGICO








  




Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO - PE

8 comentários:

  1. Paulo Rodrigues de Souza12 de dezembro de 2016 às 08:36

    Gostei da sugestão!! Recordo muito bem do campo do Convento São Boaventura e dos animais que eram mantidos na parte da área interna que somente os internos tinham acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo durante anos é esse blog lembrado pelo público. E motivos para isso não faltam, pois sempre estão seus editores buscando oferecer soluções diferenciadas para a cidade, com reconhecida competência. Infelizmente. não são acompanhados pelos administradores por que são às vezes mesquinhos e sem visão competente.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Parabéns pela grande idéia Carlinhos.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Além de ficar o órgão sempre atento às necessidades de cada leitor, resultando em credibilidade. Sendo assim, essa ampliação é a certeza de que ter seu trabalho reconhecido.

      Excluir
  4. Tenho comprovado que este jornal tem o definido objetivo de promover, resgatar e ampliar o gosto pela exploração do turismo como fonte de renda. Mas de parte dos governantes não enxergo a disposição pela organização da cidade. Precisam melhorar a condição social básica municipal compreendendo as várias necessidades de interação capazes de acatarem os excelentes projetos seguidamente propostos.

    ResponderExcluir
  5. Querer e fácil. Mais poder e só você entrar na dentro que você sabe vomo procede. Deveriam de volocar aqui na Prefeitura para ocupar qualquer função para ter um pouco de conhecimento de causa. E tão bom crticar.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!