terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CAMINHOS DAS ÁGUAS E A POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS - POR CARLOS FERRAZ








Triunfo é uma cidade muito bem vista por todos os recantos deste País e até do Exterior devido sua localização geográfica privilegiada e graças à ainda abundante presença de recursos naturais que merecem ser conservados o mais rápido possível pelas representações políticas e administrativas, para que não se venha lamentar no futuro próximo.  Entre eles,  está a relação extensa de mananciais espalhados pelo seu território abençoado: fontes de águas, onde ocorre  armazenamento, produção e destinação de águas doce e superficiais, como poços, riachos, cachoeiras, olhos d' água, lagos, barreiros, lagoas, açudes, barragens, utilizadas para consumo humano e animal, produção agrícola e outras atividades econômicas.

Infelizmente é comprovada a inadmissível ausência de uma  política pública  norteadora  e eficiente para priorizar a preservação dessas importantes fontes, garantindo a mínima estrutura de saneamento básico com esgotamento sanitário e destino adequado dos dejetos para a preservação do meio ambiente. Esse deslize cometido pelos gestores ao longo dos anos, levará fatalmente à breve contaminação dos respectivos mananciais, poluindo as águas e comprometendo a qualidade desse líquido precioso e essencial para vida  das pessoas, de outros seres vivos e para a lavoura, tornando-se impróprio para o consumo saudável. Na atualidade já sendo escasso em inúmeros lugares do planeta, inclusive  de maneira crescente no Município de Triunfo, depois desta causticante seca que  passou a completar seis anos.

Tem-se através dos informativos, de maneira responsável, isenta e determinada, reiterado seguidas vezes como sinal  de alerta esse agravante estágio. Além de documentado e sugerido soluções palpáveis às autoridades,  que assumiram tanto agora, quanto antes, o comando governamental. Costuma-se ouvir as queixas da população e repassar de imediato, dentro do essencial equilíbrio, a sensação de temor da população que se sente mais prejudicada e que clama por providências  emergenciais.Lamentável e inaceitável que não haja nenhuma iniciativa razoável nem definitiva, para resolver as questões desse porte, mesmo todos observando os esgotos correrem à céu aberto, sujando, poluindo, envergonhando e enfeiando uma cidade turística,a inalar mau cheiro e provocar doenças.Saneamento básico é essencial, sendo imperativo como  ação  de saúde pública. Aguarda-se do prefeito João Batista Rodrigues pulso forte e decisão emergencial.




Por: Carlos Ferraz
         editor/ TRIUNFO - PE

19 comentários:

  1. Não é de hoje que venho alertando a sociedade Triunfense acerca das aberrações existentes com esgotos jogados em riachos, assoreamento de riachos e mananciais que tiveram até mesmo o poder legislativo cumplicidade nestes crimes ambientais que foram denunciados ao Ministério Público mas pelo que se vê, e pelo que se pode esperar é absolutamente nada. Os esgotos jogados no Lago João Barbosa Sitônio, o assoreamento do riacho de Sara e muitos outros como o que começa no sangradouro do lago e que se estende até cair as águas imundas no Pajeú. Providências já deveriam ter sido tomadas mas Triunfo parece se terra sem Lei onde pessoas de poder aquisitivo elevado que se acham donos da cidade, continuam a invadir o que é público e ainda afetarem o meio ambiente. Isso não acontece somentte com os riachos, lagos, córregos,acontece muito com as matas ciliares, com as vegetações nativas, com toda a diversidade ambiental o que causa grande prejuízo principalmente nesta estiagem prolongada. Vê-se poços em sítios distantes completamente contaminados e o pior está na cidade que não mantém a cultura de respeitar o meio ambiente. Espero que com esta nova gestão, que existam pessoas capacitadas, informadas e desprovidas de apadrinhamento político para que se resolvam questões primordiais para a sustentabilidade do município como um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novos tempos são chegados ou será apenas um momento inicial de euforia dessa administração?

      Excluir
    2. " Salmos 1:1-3.Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarneadores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiro de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo..."

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. É REVOLTANTE UM QUADRO DESSE QUE DEMONSTRA IRRESPONSABILIDADE DOS MORADORES E DESCASO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

      Excluir
  2. É muito raro existir uma pessoa tão determinada em solucionar os problemas da sua cidade igual o companheiro Carlos Ferraz.Não sei mesmo como ainda tem saco para ficar insistindo sem obter resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prefeito de Triunfo foi rápido no gatilho e acertou em cheio quando resolveu por meio de uma ideia brilhante investir na limpeza do açude público por sua própria conta e risco, um monumento destacado, situado na área central da cidade. E assim tentou remediar a crise. Além de esperto, parece estar muito bem assessorado na administração, fazendo de início a vontade da população. diferente do prefeito anterior que não usava a inteligência para evitar desgaste e nem escutada ninguém que tivesse boa fé.

      Excluir
    2. Maria do Socorro Alves26 de janeiro de 2017 às 20:36

      Olha pra frente JB, precisa se inspirar em seu passado para a necessária reconstrução emocional. O povo lhe escolheu.Essa oposição não está com nada, continua sem rumo, desde que as lideranças respeitáveis pularam daquele barco sujo e ocupado por ratos famintos que nada tem a oferecer ao município, sem respeitar boas regras.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Se ele(PREFEITO), for se inspirar no passado não faria nada. Ele tem que se inspirar no agora. Por que o agora é que está demonstrando o que tem a oferecer e que povo o escolheu pelo o agora, não pelo passado. Pois o agora e que ele tem determinacão e conhecimento de causa. Infelismente Sra. Maria do Socorro Alves os responsáveis dele ( alguns Secretários) ainda continuam com os mesmos barcos sujos e ratos famintos que não tem nada a oferecer ao nosso município.

      Excluir
  3. E nem tem esse reconhecimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança do mundo começa em nós! O tempo urge e exige de cada um a sua colaboração. É preciso tomar da charrua e arar...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Esse jornal sempre procurou se encontrar no lugar certo, na hora certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOLOROSO VER ESSAS FOTOS E SABER QUE SÃO NA MINHA CIDADE LINDA DO SERTÃO DE PERNAMBUCO, NO MEU NORDESTE DO BRASIL.

      Excluir
    2. Antonio Marcos Florentino26 de janeiro de 2017 às 20:51

      Estou sentindo que a geração da antiga oposição está se chegando devagar ao prefeito Batista dizendo pelo amor a Triunfo, para eles o conceito de oposição não combina com os que ficaram assumindo a errônea denominação.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Com as ferramentas certas, será possível transformar esses efeitos danosos em estímulos que levem ao bem e às reformas necessárias à transformação do município.

    ResponderExcluir
  6. O que estou vendo neste poder e exclusivamente interesse político e do bolso. Vejam só, pessoas que nas esquinas andava falando nas esquinas, metendo o pau no anterior e o atual e quem está lá dentro. Eu só queria está na presença de ambos para ver o comportamento dos cujos para debater propostas em relação ao MunicÍpio. Pois de alguns eu só escutava coisas ruins. E o pior e que estão lá com a cara mais lavada do mundo(e ainda aceitam).

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!