domingo, 22 de janeiro de 2017

INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA CICLOVIA NESTE SEMESTRE - POR CARLOS FERRAZ





Com um atraso comprovado de anos, será lançado em breve, depois de liberação de edital convocatório, o primeiro trecho das rotas cicláveis municipais, na sede e nos distritos  Vila de Canaã e Vila de Jericó. A princípio terão  extensão reduzida, para depois serem aos poucos, aperfeiçoadas de acordo ao relativo movimento ordenado e qualidade de aceitação dos desportistas desse belo território sertanejo, considerado "Oásis do Sertão". Antes, a Guarda-Municipal e Polícia Militar devem produzir uma orientação educativa, por tratar-se de um centro populacional não habituado a conviver no trânsito depois de crescer o número de automóveis e os riscos, diferente do passado, onde haviam apenas centenas de usuários. 

 Antes mesmo do anúncio oficial, a iniciativa tem ganho simpatia dos moradores,visitantes e turistas, assim como recebeu enorme aprovação pelos milhões de cicloativistas nas diferentes localidades nacionais e estrangeiras. Essa reivindicação legítima dos admiradores desse modelos esportivos será inclusa na programação de 2017. Por Triunfo ser uma cidade acidentada, necessita de pequenos ajustes, visando  adquirir muitos adeptos na utilização da bicicleta ou magricela hoje denominada bike. O traçado do trecho, inclui prioritariamente na sede o roteiro envolvendo o Bairro Guanabara, depois nos bairros Liberdade (Rosário e Boa Esperança (Sesc), onde existem setores com maiores planícies.

A inovadora versão, no entanto,  precisa  reverter alguns pontos questionados e conseguir novamente ser aceita por crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, como prática expressiva na promoção da saúde, lazer, diversão e bem-estar,  sem necessitar para isso,  reduzir os espaços dos outros veículos. E quando não houver condições de implantar a ciclofaixa, talvez lugar como a Ponte Manoel Gastão, onde  ciclistas terão que descer  e andar pela calçada juntamente aos pedestres. O projeto se não sair da forma imaginada, pode ser aproximada,porém  avançando com o tempo.Com essa ação legítima, supõe-se que o prefeito João Batista Rodrigues resolve retirar propostas que estão isoladas nos arquivos do Executivo e  tratar de melhorarias reivindicadas.

Essa sonhada ação dos triunfenses demonstra receber significativa densidade, quando incluída em definitivo no Plano Diretor da Cidade e chegar a sair do papel dentro de curto prazo de conclusão prevista, mais ou menos, em plena ocasião do  período da tradicional Semana Santa,  quando em grande estilo, faixas, discursos, banda de musica, e  foguetório serão executados no brilhante  momento da inauguração, por outra importante obra surgida dos anseios populares que vem  passando a ser  acatada pela atual administração pública. Sabe-se que esforços estão sendo providenciados, para isso, aquisição imediata de 20 bikes, que deveriam ser bancadas pelo comércio local, contribuindo com unidades. Necessita-se também, apertar a calha dos automóveis e diminuir as velocidades das vias urbanas, se possível aplicando multas por transgressões. 




Por: Carlos Ferraz 
         Editor/ TRIUNFO - PE

39 comentários:

  1. Senhores e senhoras, não dá para abrir mão de ideia tão radiante como essa agora publicada, um passo largo para a saúde, esportes e turismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE A TODOS.PARA MINHA LINDA CIDADE QUE SAUDADES EU SAI DE TRIUNFO
      MAS TRIUNFO NUNCA SAIU DE MIM.

      Excluir
    2. O prefeito tem como receita de sucesso, ser uma pessoa lúcida, tranquila e reservada, que parece haver resolvido fazer as coisas que vocês tanto pregaram e sempre foram ignorados pelos gestões anteriores.

      Excluir
    3. De acordo. Ideias avançadas e realistas não se deve desprezar nunca, desde que para a melhoria da cidade.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Triunfo, uma cidade que só tem ladeiras, não precisa de ciclovia. Está precisando de coisas muito mais importantes do que isso. Por exemplo, soro antiofídico que não tem. No caso de uma picada de cobra, o camarada morre à toa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Fátima Menezes17 de janeiro de 2017 às 11:33

      Será que a cidade não tem qualquer parte com alguma superfície plana? E o uso de tantas bicicletas no passado nessas mesmas ladeiras por que eram utilizadas? Agora é moda comprovada e deve ser instalada sim. Parabéns prefeito João Batista, não escute essas pessoas derrotistas e que se valem do anonimato ou de nomes fictícios sem ter a menor dignidade para discutir a questão com clareza. Resido em Recife e acompanho essa prática em toda Região Metropolitana, inclusive nas ladeiras do Cabo de Santo Agostinho, Olinda e São Lourenço da Mata, que proporciona um lazer formidável, chegando a favorecer também a estrutura física. Que estranho alguém ser contrário!

      Excluir
    2. Parabéns Fátima, também aprovo a decisão do prefeito dessa cidade em estimular a prática de esportes

      Excluir
    3. Não sou derrotista não cumade, sou realista. Ciclovia minha senhora, não enche o "bucho" de ninguém não. Ciclovia não deve ser prioridade numa administração pública. Não tem nem lógica, nem como comparar a Capital com o interior. Hoje os recém nascidos não tem mais a naturalidade triunfense, as grávidas tem que se deslocar para cidades vizinhas para terem o bebê. Isso sim é prioridade, não é ciclovia não. É para ter um hospital equipado e com profissionais qualificados, isso sim. Triunfo só tem aparência e agora é só para os ricos.

      Excluir
    4. JOSÉ VALTER SIQUEIRA17 de janeiro de 2017 às 21:56

      NÃO TEM NADA HAVER. PRIORIDADES DEVEM SER INSTALADAS EM TODOS SETORES, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE UM LUGAR TURÍSTICO ONDE O FREQUENTADOR PODE DESEJAR AMPLIAR O SEU MOMENTO DE LAZER E MANTER A ATIVIDADE ESPORTIVA DO CICLISMO QUE JÁ TEM NA SUA LOCALIDADE. ALÉM DE ESTIMULAR A PERDA DE PESO, MELHORA DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA. É UM BENEFÍCIO PARA MORADORES E VISITANTES. QUANTA INGNORÃNCIA MEU DEUS.MISTURA ISSO COM VACINA DE COBRA

      Excluir
    5. KKKK, quando você levar uma picada de cobra, aí pega uma bike e vai pedalar na ciclovia para ficar curado. Quanta ignorância a sua. Eu falo o que eu quiser. E opino também o que eu quiser. Uma pessoa desempregada vai ter estímulo de tá pedalando kkkk. Qual o emprego que isso gera? Deve-se pensar primeiro no triunfense e não no frequentador. O triunfense está esquecido. Triunfo tá crescendo em que? Pense nas indústrias e comércio que tem aqui. Pedaladas só se for fiscais. Tem muito BABÃO nesse mundo mesmo. BABA BABY BABA

      Excluir
    6. Triunfo era para ser uma cidade de referência aqui no sertão, modelo em tudo, mas não tem é nada

      Excluir
    7. DETESTO ANÔNIMOS, DEMONSTRA O TIPO DE GENTE QUE COMENTA ASSIM, SEM CORAGEM DE DISCUTIR ALGO ABERTAMENTE, POR MAIS SIMPLES QUE SEJA O ASSUNTO.

      Excluir
    8. O tal que fala em picada de cobra deve ser um revoltado da vida que é contrário a tudo, possível petista complexado pelos resultados dessa política radical obtida sem acrescer nada para a sociedade alternativa. O município tem que avançar sim, em todos os sentidos, na saúde, na educação, no turismo, no lazer, na habitação, na agricultura, nos esportes. Não vejo absurdo algum ser implantado como diversão um incentivo ao ciclismo, algo que foi absolvido pelo mundo e parece que na sua ótica equivocada e irreal, não parece fator normal para condicionamento físico necessário. Vai bem dizer que trata-se de brinquedo de elite, quando 70 % dos trabalhadores seguem para o serviço de bike.

      Excluir
    9. Petista eu sei que não é Sra. Mariana Costa Lima. E mais uma que saiu da mamata anterior e está com raiva por que não entrou nesta e acha que esta proposta não é boa ´para o nosso Triunfo. Claro que é!

      Excluir
    10. Eu agora vou ser curto e grasso; A única pessoa que está alí dentro da Prefeitura para o nosso bem chama-se o Gestor João Batista Rodrigues dos Santos( o nosso Gestor),para deixar seu Escritório, sua função, que ele demonstra atuar muito bem e sair para lidar com o público e sinal que é por amor a cidade. Pois mesmo não sendo Prefeito, só como Vereador e como pessoa Triunfense é que está lá por amor(ainda bem), pois sempre procurou trabalhar pelo município. Votei nele independentemente de partido, interesse pessoal ou político,pois confio na Gestão dele. De alguns Secretários não foi boa escolha, mais cada um levando um puxão de orelha e ele cobrando pode ser que eles respondam ao que lhes foram confiado e ao salário que lhe é jus. Tenho que certeza que com isso eles podem fazer um bom trabalho, tanto na Saúde, Educação e Turismo, Cultura e Esportes. Eu confio bastante no Gestor, agora nos Secretariados não. E bom deixar bem claro.E tanto que para chegar a onde chegou não precisou sair degredindo imagem de ninguém, só apresentando propostas para o nosso Município. Não sou babão de ninguém, apenas estou mostrando o meu lado. Pois tem gente que não tem o que falar ai acha que você está falando o que é certo é babão. Não preciso disso.

      Excluir
    11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. É muito gratificante ver que a minha cidade está sendo absolutamente conectada com esse importante jornal, defendendo o que existe de mais moderno. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanildo José da Silva18 de janeiro de 2017 às 10:11

      Queremos voltar ao tempo das bicicletas pelas ruas e praças da cidade, tempo bom que irão retornar se Deus quiser. Quem tiver contrário que se mude ou não participe dos eventos, mas que será muito válido para todos, não resta dúvida.Não vejo nada demais nisso. Que implicância contra o uso de bicicletas é essa meu senhor(a)?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. são revelações da nova administração que estou gostando, a limpeza do açude, o incentivo aos esportes e a implantação de ciclo faixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A juventude de Triunfo vai ter um calendário farto de atações esportivas.

      Excluir
    2. Deus queira, mas que não tenham que discordar disso apenas como ANONIMO

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. É necessário que a gente seja prudente, pense bem antes de falar e agir e esteja alerta para não ser rude nem magoar os outros. Isso porque além dos aspectos tensos, nós já estamos sob efeito de desgaste conjuntural nas administrações anteriores, que pouco se importaram com os problemas estruturais do município, inclusive no setor de turismo.Faz crer que o novo prefeito encontra-se disposto a modificar a maneira de administrar e passa a abraçar as causas por vocês do Blog Opinião Triunfo, defendidas durante esses anos de funcionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. COISA DE ELEMENTO COVARDE E DISSIMULADO

      Excluir
    3. Vamos ser mais amigável com as pessoas que não merecem esse tipo de agressão. Tem gente aqui nesse blog que não tem conhecimento direito de tal, falam coisas que o cidadão que foi citado não está nem a par da situação. Isso se chama covardia. Você não pode nem defender ou opinar para o bem, que você já é babão. Já está é ficando chato isso. Em vez de ficar nesse disse no disse vão procurar ajudar e fazer algo pelo nosso Triunfo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. O PRIMEIRO MÉRITO DOS ARTIGOS DO OPINIÃO É A DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO EDITORIAL. MAS É AINDA MAIS IMPORTANTE O APROFUNDAMENTO DOS TEMAS. ISSO É MUITO BOM PARA O LEITOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Missão cumprida JB fazendo repassar o desejo que o pessoal de organizar a parte esportiva tão solicitada aqui. A promessa é manter o legado vitorioso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. E vamos juntos JB, esta bela limpeza do açude já é uma grande vitória para nós Triunfenses. A limpeza do açude também faz parte dos cuidados para com a saúde do nosso povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E notório gente, está na cara que o João Batista vai ser um bom prefeito para nossa cidade não o Secretariado. Pois tudo se faz com autorização do Prefeito. Vamos confiar nessa ciclovia. E mais uma atração saudável para o nosso município. Vamos ser mais positivo.

      Excluir
    2. Maria do Carmo dos Santos19 de janeiro de 2017 às 20:38

      Quem eu ouvi na cidade até agora são favoráveis a essa ciclofaixa e estão dispostos a participar dos passeios que serão organizados pela secretaria de esportes.

      Excluir
  8. Para uma cidade como Triunfo caro anônimo, Triunfo tem e muito. Só é olhar para as cidades vizinhas Sr. Anônimo. Até os salários dos funcionários estão atrasados. E área de lazer, nem se fala, só é olhar a quantidade de pessoas que vem das cidades vizinhas. Ao não ser que você não participe de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  9. Agora o que eu não concordo totalmente e a respeito do Secretário de Turismo anterior continuar ainda no poder, mesmo o prefeito João Batista sabendo de tudo que ele aprontou na gestão anterior(lógico que ele sabe), manter-se no cargo que foi criado, mesmo falando que ia diminuir os cargos comissionados " Assessores Especiais". E para completar coloca um bem parecido com o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!