segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

OS NOSSOS "CÉUS E MARES" SÃO DE INCERTEZA - POR LUIZ SAUL PEREIRA



Passado o luto e a comoção, é quase certo que a natureza humana em toda a sua crueza poderá estar a serviço de visitar e revisitar a vida do Ministro Teori para avaliar as suas relações institucionais e pessoais. Nas circunstâncias, há inimigos pra tudo. Na verdade, já há sinais disso quando os bastidores começam a conjeturar sobre a sua proximidade com o dono do avião,Carlos Alberto Filgueiras, também morto no acidente, e que houvera sido indiciado por crime ambiental em processo transitado no próprio STF, de que fazia parte o Ministro.


A coisa afigura-se um tanto complicada especialmente porque, ao que consta, o Filgueiras era chegado em construir relações com o povo da Esplanada. Dizem que o José Dirceu, por exemplo, voou muito naquele avião, e que era frequentador assíduo da casa do empresário, em Parati. Por sua vez, o delator Ricardo Pessoa teria relatado encontro com o Renan para tratar de propina, no Hotel Emiliano, também de propriedade do Filgueiras. Então... 



Da mesma forma, não demorará que uns alguéns pretendam farejar a relação do Ministro com mulheres mais jovens, a exemplo do que se diz que fazia o seu anfitrião proprietário da aeronave acidentada. Ora, o Ministro era um viúvo discreto, mas aparentemente namorador. A eventualidade de gostar de mulheres jovens não é um pecado, mas apenas um erro de cálculo e talvez um ato de coragem. 

Entrementes, todo o mundo divulgou mas ninguém conseguiu interpretar a fala do Eliseu Padilha, Ministro da Casa Civil, e citado, assim como tantos, nas delações da Odebrecht. Sugeriu que a morte do Teori, relator da Operação Lava Jato no STF, ensejou ganho de tempo. Como assim, cara pálida? Em que universo se encaixa essa conclusão? Seria pela possibilidade de um substituto menos rigoroso, ou o Padilha exagerou no orégano? Sabe-se lá! ... Mas, que pareceu reflexões de um provável réu, isso pareceu!

Enquanto isso, Marcelo Odebrecht, que tinha a homologação de sua cantata anunciada para o abreviamento de sua liberdade vigiada, e longe de possíveis rebeliões carcerárias, decepcionou-se com o inevitável atraso que as circunstâncias macabras imporão ao andamento do processo.

Mas, aí começam as bobagens que não poderiam faltar. O Ministro Marco Aurélio, do Supremo, “elege” em seu coração o nome do atual falastrão Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para o preenchimento da vaga. Ainda bem que a sua “eleição” não vale pra nada nesse contexto. Além de falar pelos cotovelos na ressurreição de retalhos de antigos e sonolentos projetos de segurança nacional engavetados no Congresso, o Dr. Moraes parece não perceber que caminha para o descrédito e que a sua chapa está esquentando. Não é sem motivos que o Renan (sempre o Renan) está de olho gordo na sua cadeira.

O negócio é deixar rolar enquanto a Carmem Lúcia não decide e o Temer não designa. 
Mas, mudando de assunto, hoje é dia de aplaudir o senador menino Lindbergh Farias. Inconformado com a sua turma do PT mandando os escrúpulos ao inferno no apoio aos antigos “golpistas” às eleições das presidências do Senado e da Câmara, em troca de assentos nas mesas respectivas, o senador soltou os cachorros em público denunciando a desavergonhada manobra. Agora ele disse a que veio, vestindo o manto ideológico e descobrindo a inutilidade dos seus recentes e ferrenhos combates. Mas provavelmente perderá a vice-presidência do partido que o Lula está inventando.

Por enquanto, os nossos céus e mares são de incerteza. Mas, vai melhorar.



Por: Luiz Saul Pereira
        Brasíia - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!