sábado, 4 de fevereiro de 2017

"CONFRARIA DOS CHIFRUDOS", LUGAR INUSITADO PARA VISITAS - MERCADO DA MADALENA - RECIFE PE





Click na setinha ao centro da imagem e conheça toda história e causos de dá risafas da "Confraria dos Chifrudos'

No famoso e divertido ambiente público da Capital Recife, denominado ' CONFRARIA DOS CORNOS", na parte interna do lendário  Mercado da Madalena, situado na Rua Real da Torre, Bairro da Madalena, realiza-se na maior efervescência e animação possível todos os sagrados anos, na segunda quinzena de agosto, a muito tradicional e grande festa comemorativa,  junto à disputada eleição, para escolha do "Chifrudo do Ano". Segundo o estatuto regimental vigente, o mandato de duração aprovados nesse "honroso" cargo, é somente de 12 respectivos meses. O período único, visa evitar acomodação e provável desejo de continuidade da parte de algum "Corno" assumido, desejando talvez perpetuar-se no disputado posto, alimentando obter  outras vantagens pessoais legitimadas na sociedade alternativa dos dos "galhudos", como já chegou acontecer noutras oportunidades.

No vindouro pleito, segundo comenta-se abertamente, deve passar a concorrer, igual ou maior número de candidatos que da vez anterior. Apontam na articulação de bastidores. quatro chapas distintas. Devendo portanto, aqueles interessados, fazerem registro antecipado da chapa. Desde que duas horas antes da sempre aguarda abertura dos trabalhos, junto aos mesários escalado.Esses, geralmente indicados pelo entusiasmado patrono Fred Oliveira ( ex-vereador e secretário municipal do Recife).Encontrava-se na ilustre função de presidente Paulo Malaquias da Silva. O mesmo cumpriu discretamente o mandato, sem maiores atropelos, mas também realizando poucos investimentos  favoráveis da classe pontuda. Através  do voto secreto foi  substituído pelo sócio  antigo "Fidélis". Na galera simpatizante, estiveram presentes frequentadores oriundos das mais diversas regiões do Estado e do País.

Naquele movimentado ambiente, antiga propriedade do comerciante "Fernando da Gaia", há mais de 30 anos, o responsável pela ornamentação do interessante espaço é o próprio. funcionando repleto de adereços, placas, troféus, faixas, quadros, diplomas chifres., tornando-se visível tentativa de simbolizar vítimas atacadas por diferenciadas traições amorosas. Na exposição, consta a destacada frase: "SE NÃO FOR CORNO, SEJA BEM VINDO.SE FOR, TOQUE O SINO". Nas proximidades da nobre,  democrática, alternativa, localidade existente na Capital do Estado, resolvem reunir-se -  finais-de-semana e feriados - expressivos, segmentos populares, classes sociais e profissionais diferenciados, todos habituados  curtir apresentações: musicais, cantorias, declamações, recitais e shows, de renomadas personagens nordestinas..

Costuma-se no tranquilo recanto,  aparecerem dando as caras, variados artistas, políticos e jogadores de futebol.. Aquele ambiente que também  ficou denominado "Bar dos Cornos",. era nas décadas passadas apenas conhecido "A Rabada do Fernando" ( degustação oferta a preço salgado, porém bastante disputada iguaria da gastronomia nordestina, preparado na cauda de boi ).Nesse carismático ambiente é possível encontrar ainda com grande abundância para degustação semanal: rabada, cozido, sarapatel, bode guisado, galinha à cabidela e guisada, porco assado. Recomenda-se, para os saudáveis pratos regionais e a depender do gosto da freguesia, por arroz ou pirão.  Tudo sempre regado às variadas bebidas, nacionais, estrangeiras, principalmente a deliciosa cerveja super gelada. E haja farra.....

LUGAR DE ENCONTRAR AMIGOS, O EDITOR CARLOS FERRAZ FREQUENTADOR ASSÍDUO;












2 comentários:

  1. Esse ponto virou tradicional no Mercado da Madalena em Recife.

    ResponderExcluir
  2. O bar dos cornos é um barato. bom demais.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!