sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

LIBERDADE... LIBERDADE! - POR RUY PATU



Todos a desejam; poucos a têm ao seu alcance ou sabem desfrutá-la.
A liberdade importa em responsabilidade, segurança e muita disciplina.
Consolida-se pelo domínio, pelo saber e pela superação gradual de seus infinitos obstáculos.
A liberdade nunca será absoluta e nem igual. É inversamente proporcional à igualdade e à sua disseminação, com a socialização de bens, direitos e deveres.
A liberdade tem muitos obstáculos a superar.
A ignorância é o maior deles, pois, sem o saber, o homem será joguete de outros homens ou da própria sorte, e não almejará sequer a própria libertação.
A liberdade de um termina onde começa a do outro, mas a meia liberdade de ambos se firma por essa garantia. Mas se for repartida por muitos, não passará de resíduos de liberdade.
A liberdade é elitista, porque pressupõe o poder de realizar vontades e desejos em concessões alheias, que poucos dispõem.
A liberdade dimensiona-se pelo poder. Poucos ordenam; muitos obedecem. Poucos produzem; muitos consomem. Poucos acumulam; muitos gastam...
Se todos pudessem, nenhum poderia.
A liberdade não é um voo cego ao acaso, sem rumo e destino, feito uma pluma solta ao vento. É um agir sob vontade própria e autocontrole.
A liberdade é um ápice que se move acima de uma ordem conservadora.
Não se exerce liberdade sem segurança.
O que dá a sensação de liberdade, quando se exerce atos de liberdade, não é o que a promove, posto escravizá-la, mas o que dela se extrai, com a leveza de quem, por um instante, está livre das amarras que o prendiam ou que flutua onde normalmente afundava.
A liberdade é como a flor do mandacaru: fértil, rara, deslumbrante e efêmera. Traz o germe do crescimento, da criatividade e da reprodução, mas logo se perde, deixando como legado as sementes do porvir.


Por: Ruy Trezena Patu Jr.
        Jurista 

2 comentários:

  1. Desconhecia essa grande aptidão do jovem magistrado, que passei a acompanhar neste jornal.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns senhor Ruy. Sempre agradando com suas postagens.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!