terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PASSANDO A ESTIAGEM, AGRICULTURA DEVE SER LEVADA A SÉRIO - POR CARLOS FERRAZ



É muito importante que todos tenham o conhecimento de que o nosso município considerado um "Oásis do Sertão", sempre foi tido como a terra da fartura. Isso desde as épocas bem longínquas e bastante distantes da ocupação porestrangeiros de diferentes origens , pensamentos e culturas, entre eles: alemães, italianos, suíços, americanos, ingleses, portugueses, franceses.

Safras enormes demonstravam essas tradicionais particularidades e incentivavam à atividade camponesa, alcançando plenamente seus objetivos, reforçados pelas abundantes chuvas que apareciam às vezes rigorosas. Para alcançar índices satisfatórios eram desenvolvidos  importantes planos de trabalho pelo IPA (Instituto de Pesquisas Agropecuárias), destacando-se o levantamento, reconhecimento e mapeamento do solo para verificar a capacidade de utilização e as zonas mais propícias a cada cultura. Apela-se ser realizado o mesmo pelo prefeito João Batista Rodrigues.

Entre os produtos de intenso cultivo haviam principalmente  café, milho, feijão, cana-de-açúcar e mandioca.  O restante era capaz de distinguir -se pelos demais lugares devido a qualidade das frutas, verduras, hortaliças.Outra produção que poderia ser adotada e intensificada como alternativa seria a de flores, resultante de recursos imediatos através da Secretaria Municipal de Agricultura.Todos esses opcionais - segundo agricultores experientes, -representavam cerca de 60% da renda do setor e ocupavam grande área cultivada, valorizando a produção agrícola. As seguidas safras proporcionavam sucesso total e a certeza de grande fartura, confirmava a grande tradição agrícola triunfense. Diferente da atualidade sofrida e merecedora de inovações para a necessária recuperação da agricultura, sugere-se uma campanha no sentido amplo da questão de interesse geral da população.
















Por: Carlos Ferraz
         Editor/TRIUNFO - PE

13 comentários:

  1. Maria das Graças Menezes15 de fevereiro de 2017 às 06:59

    Na minha experiência de vida dedicada grande parte à literatura, aprendi que "Sonhar", palavra que nos leva a uma viagem do imaginário, que nos permite chegar em qualquer local e nos traz sensações de alegria e até ansiedade. Porque o sonho é livre, democrático, privado, exclusivo. Não precisamos dar satisfações sobre nossos sonhos, tampouco alguém poderá interpretá-los e julgá-los. O sonho não se trata daquelas "visões" costumeiras que temos ao dormir, mas sim algo que nos ajuda a traçar objetivos e principalmente transpor metas. E isso acompanho com imensa satisfação, como leitora assídua deste conceituado jornal midiático, todos os dias, através das sonhadoras mas oportunas e inteligentes, publicações do editor Carlos Ferraz, que na minha opinião isenta de não triunfense, deve ser um grande orgulho desse município pernambucano.Suas ideias são realmente encantadoras e dignas de calorosos aplausos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Administração é para atuar em todas as áreas e não ficar voltada somente para turismo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. PERSISTA NOS SEUS BELOS SONHOS AMIGO CARLOS FERRAZ. ELES TEM SIDO MUITO IMPORTANTE NA SUA DESTACADA LUTA EM FAVOR DE TRIUNFO. GOSTARIA QUE OUTROS ATUASSEM ASSIM POR AMOR Á CAUSA E NÃO VISANDO APENAS OPORTUNISMO. O ATUAL PREFEITO, QUE NEM CONHEÇO, SÓ TEM A GANHAR COM TANTA SUGESTÃO EXCELENTE APRESENTADA DE PÚBLICO. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As conquistas, os resultados, e a felicidade são possíveis quando nos dedicamos na busca de um bem comum. Então, planeje suas metas e vá em busca de seu ideal. Afinal, sonhar é permitido!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. TALVEZ TENHA SIDO POR CAUSA DESSES SONHOS QUE TRIUNFO TENHA CONQUISTADO ADMIRAÇÃO DE TANTA GENTE, COMO EU. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou inteiramente de acordo que em muita coisa esses sonhos publicados serviram de parâmetro, para realizações administrativas. Basta acompanhar o editorial e constatar mudanças propostas por vocês do blog.

      Excluir
  4. BASTANTE PROMISSORA SUA ATUAÇÃO, SERVE PARA A NOVA GERAÇÃO DE TRIUNFO SE ESPELHAR E PROCURAR OFERECER O BEM-ESTAR DESSE BELO LUGAR.A SUA CRIATIVIDADE É INEGÁVEL E ISSO PODE SER CONSTATADO NAS MATÉRIAS QUE PUBLICA COM EXCLUSIVIDADE.EMBORA APAREÇAM SEMPRE PESSOAS OPORTUNISTAS PROCURANDO DESMERECER OU TRANSFERIR RESPONSABILIDADE SEM QUALQUER LUTA APRESENTADA AO LONGO DO TEMPO. SÃO OS PAPAGAIOS DE PIRATA QUE CHEGAM PARA FATURAR O TRABALHO ALHEIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você merece todo o nosso respeito por ser uma pessoa realmente dedicada à nossa terra. Parabéns!

      Excluir
  5. ACHO QUE FERRAZ TEM OBTIDO SUCESSO NAS SUAS COBRANÇAS FEITAS POR ESSE BLOG. MUITA COISA JÁ FOI REALIZADA, TANTO NO SETOR PÚBLICO , COMO NO PRIVADO, UMA VEZ SEREM PROPOSTAS QUE MERECEM TOTAL CONSIDERAÇÃO DOS GOVERNANTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votei nele para vereador e depois para prefeito duas vezes, porque acredito na sua trajetória honrada, voltada a defender Triunfo e seus habitantes.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!