quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PERSONALIDADE TRIUNFENSE QUE FEZ HISTÓRIA: PROFª LÊDA FERRAZ - POR IEDO FERRAZ


Deseja-se deixar a princípio esclarecido, que a antiga fotografia apresentada, tem registro confirmado de 12 de outubro do ano de 1962.A mesma  demonstra um evento festivo no salão ondeestava sendo comemorado o tradicional "Dia das Crianças" na Escola Alfredo de Carvalho.  Neste período Dona LEDA LOPES FERRAZ, genitora do amigo Carlos Ferraz, editor do Blog Opinião Triunfo, atuava como diretora daquele renomado estabelecimento de cunho educacional, que sempre contribuiu na formação acadêmica dos alunos triunfenses, naquele  tempo e na atualidade.

Vale salientar que a professora - diretora, senhora LEDA LOPES FERRAZ,  nesse festivo momento, encontrava-se bem no meio de duas outras professoras ,D. Célia Gastão e sua mãe D. Iaiá Medeiros. Confesso que sinto um misto de orgulho e saudade.Infelizmente, no meu tempo frequentador não encontrei mais essa pessoa citada  ocupando o cargo de diretora que assumiu por cerca de uma década. No entanto, sempre tive seguras informações que tratou-se , entre tantas outras competentes dirigentes, uma mais eficiente e rígidas coordenadoras de  ensino , desse município;

Passaram-se exatamente cinquenta e quatro anos da sua notável administração da senhora LEDA LOPES FERRAZ  na Escola Alfredo de Carvalho, depois de funcionar na Rua Padre Ibiapina ( Rua da Caridade), situando na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade sem perder o nível de qualidade e disciplina imposto no passado, contribuindo sem a menor sombra de dúvidas,  para o significativo desenvolvimento cultural daquelas crianças e adolescentes  empenhadas no sentido de conquistar melhorias através da Educação.













Por:  Iedo Ferraz Lima
         Triunfense, pernambuco, brasileiro, cidadão do mundo

34 comentários:

  1. Acho que esse menininho na primeira foto ao lado esquerdo da mesa, baixinho da cabeça grande e redonda é PAULO DE GOMINHO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Iêdo. Você está tornando-se um grande historiador, sempre procurando ser fiel à verdade dos fatos nos seus escritos.

      Excluir
    2. PARABÉNS!!!

      Excluir
    3. Maravilha!! Merecida homenagem...em vida. Parabéns!!!

      Excluir
    4. D. LEDA, D. YAYÁ E D. CÉLIA GASTÃO.

      Excluir
    5. Esta foto é uma relíquia ! Usei esta farda por muitos anos . Linda recordaçâo !

      Excluir
    6. Acho que tia Célia está nessa foto.

      Excluir
    7. Nadege Barbosa de Almeida19 de fevereiro de 2017 às 22:22

      Professora Dona Lede sempre mereceu minha admiração.

      Excluir
  2. Esse registro memorável é digno de aplausos por apontar personagens que deram muito pelo ensino em nossa terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba de marcar um grande tento o jornal e o senhor Iêdo Ferraz, pela iniciativa de homenagear esse histórico educandário e uma das mais ilustres educadoras que tivemos oportunidade de conhecer, a senhora Lêda Lopes Ferraz.

      Excluir
    2. Haviam ordem na escola e respeito aos professores. Hoje a coisa é diferente, para pior.

      Excluir
    3. Parabéns Escola Alfredo de Carvalho, por sempre oferecer o melhor aos triunfenses.

      Excluir
    4. Bela recordação !

      Excluir
    5. Maria das Graças Elias6 de fevereiro de 2017 às 12:52

      Minha primeira Escola. Tenho lembranças nítidas dos primeiros anos ali. Lembro de uma deliciosa salada de frutas do dia das crianças. Escola bem organizada, também sob a direção de Dona Leda Ferraz não poderia ser diferente. É bom lembrar.

      Excluir
    6. Merecedíssima homenagem para Dona Lêda Lopes Ferraz

      Excluir
  3. Marcos Antonio Florentino Lima6 de fevereiro de 2017 às 00:14

    Dona Lêda Ferraz é uma lenda viva patrimônio de todos os Triunfenses. Foi Professora de quase todos os Triunfenses, muito rigorosa na maneira de educar seus alunos e amada por todos até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época, nenhum aluno conseguia sair da escola sem saber ler e escrever.

      Excluir
    2. O nível dos professores era muito qualificado: Dona Lêda Ferraz, Dona Clea Maia, Dona Norma Barbosa, Dona Zezé Barbosa, Dona Secundina, Dona Laura Siqueira, Dona Laura Viana, Dona Ester Viana,Dona Célia Gastão, Dona Lígia Campos, Dona Edite Ferreira, Dona Socorro Viana, Dona Maria Frazão, Dona, Dona Elizabete Mariz, Dona Lúcia Diniz, Dona Benedita Carvalho e tantas outras que passaram na educação daquela cidade, dando o máximo possível para que os alunos aprendessem bem para seguir a trajetória vida.

      Excluir
    3. Salve Iêdo Ferraz pela sua privilegiada memória e por reconhecer as qualidades das pessoas que muito fizeram na educação de Triunfo no passado, não deixando essas batalhadoras ficarem esquecida.

      Excluir
    4. Será que minha mãe tava aí kkkkkk

      Excluir
    5. REFERENCIA NA EDUCAÇÃO DE TRIUNFO. PARABÉNS DONA LEDA FERRAZ.

      Excluir
  4. Dona Lêda Ferraz ! Mulher encantadora, chiquérrimo . Ñ tenho bem certeza, mais devo está no meio dessa turminha ai . Rsrsrs foi do meu tempo . Belas lembranças ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco de Assis da Silva6 de fevereiro de 2017 às 06:51

      Tenho saudade daquele ensino aplicado,que bem entendia onde havia disciplina e a criança não fazia o que bem entendia.

      Excluir
    2. Antonio Carlos Bezerra6 de fevereiro de 2017 às 07:07

      Grande e digna homenagem para dona Lêda Lopes Ferraz e demais héroicos professores do passado e da atualidade.

      Excluir
    3. Eu me lembro de dana Leda como Diretora da Grupo Alfredo de Carvalho eu também estudei lá e dona Leda não dava moleza para ninguém principalmente para mim que era terrível por isso que agradeço a ela hoje pelo que sou boa recordação

      Excluir
    4. Esta que está perto de D. Leda é D. Cirinha ? Ela foi minha professora . Saudades .

      Excluir
  5. Merecida homenagem para minha ex-professora Dona Lêda Lopes.

    ResponderExcluir
  6. Grande mestra na educação. Fui da turma que passou a estudar no novo prédio com o nome Escola Alfredo de Carvalho.
    Tem um menino, esse maior é Sidney Clarky, flho do senhor Charlys...
    Dona Lêda juntava as reclamações e uma vez na semana dava uma lição de moral nos estudantes após o recreio e todos ficavam em pé na fila...lembro-me bem desta passagem e quem cometece erro grave ficava 30 dias sem recreio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DONA LÊDA FEZ HISTÓRIA PELA SUA COMPETENCIA E DEDICAÇÃO

      Excluir
  7. Obrigado Niedja Lopes, fiz apenas um pequeno relato sobre esta grande pessoa.Quando eu morava no Recife, estudei 6 períodos de História na UFRPE,não terminei o referido o curso,mas continuo gostando de ler sobre o acontecimentos do Nordeste.

    ResponderExcluir
  8. Quero agradecer a Niedja Lopes,Lourdes Nascimento,Lena Barbosa,Carmelita Ferreira e pedro alves pelos comentários positivos que os mesmos fizeram sobre minha pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Uma internalta confundio o nome da professora, não é Cirinha Rodrigues e sim Célia Gastão e sua mãe.
    Essa turma foi da minha época, agora estou lembrando.Comemoração no novo predio do Colégio.

    ResponderExcluir
  10. Padre Luiz, sacerdote de uma inteligencia de fazer inveja...quando assistiamos as missas, os estudantes gostavam de ficar em pé,lá atrás dos bancos e o sermão que ele proferia era em torno de 1h.
    Começavamos a dispistar e irmos saindo da igreja, ele que tudo observava falava do altar; ei para onde vão? não terminei a pregação e fazia alguns estudantes voltarem...
    Vejam que naquela época ele já dizia que iria surgir cooperativas e explicava como seria...

    ResponderExcluir
  11. Eu,não sou suspeito de falar.Fui aluno do grupo Alfredo de Carvalho,no período em que Dona LEDA Ferraz foi minha professora e Diretora.Saímos de lá para inauguração do grupo na avenida Freitas Fernando.Meus votos de apoio. sou eternamente grato p/seus ensinamentos.parabéns digna mestra.Saudades.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!