sexta-feira, 31 de março de 2017

A SECA NÃO DÁ TRÉGUA AOS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ - POR CARLOS FERRAZ




A castigante seca que perdura por mais de seis anos, apesar das pequenas e rápidas chuvas, não tem oferecido qualquer trégua ou esperança de um tempo melhor neste corrente ano de 2017, no Sertão do  Estado de Pernambuco. O prolongamento da estiagem que já se estende para o sétimo ano consecutivo, fez o Ministério da Integração Nacional (MI) reconhecer a situação de emergência em quase 100 municípios. Devido existirem reservatórios menores e pouca água no subsolo, a região do Alto Pajeú tem sofrido mais com esse lamentável quadro, que ainda é bem menos agressivo que o da região Agreste.  

Nesse espaço interiorano, onde inclusive os municípios de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, encontram-se  no mais completo sofrimento - devido  ausência do preciosos liquido e  por conta das Estações de Tratamento estarem há muito tempo em colapso total - passando a ser abastecidos pelos carros-pipa. Razão para as administrações municipais resolverem  pleitear recursos financeiros da Defesa Civil nacional, de imediato apresentando um  Plano de Trabalho bem fundamentado, após análise técnica, definindo o valor do recurso a ser disponibilizado

A medida que  aquele órgão oficial do Governo Federal publicou recentemente , no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras tenham acesso a recursos da Secretaria Nacional de  Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais. A decisão se baseia em decreto publicado pelo governo do Estado. O reconhecimento Federal da calamidade e situação de emergência,trata-se do passo inicial para suavizar o grave problema que assola todos, sem distinção, nos citados recantos.



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO - PE
   

14 comentários:

  1. Ferraz vc tem atuação irretocável em defesa também da região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assídua leitora, faço questão de dizer que esse assunto tem sido bastante citado nas publicações diárias de Carlos Ferraz. Costumo procurar sempre, ler, analisar, e se possível elogiar, neste espaço reservado aos comentários, sobre esse operoso trabalho desempenhado sem cobrar reconhecimento pessoal ou retorno financeiro.

      Excluir
    2. Triunfo cada vez melhor

      Excluir
  2. Realmente uma seca prolongada podemos dizer, seis anos e três meses não é brincadeira...só Deus na causa,para resolver o problema.
    Onde estas vacas estão bebendo neste barreiro, um restinho de água que resta, se cabras e ovelhas forem beber ficarão atolados na lama.
    Vai minha pergunta, o novo gestor de Triunfo já se pronunciou sobre a água que passa na adutora em Calumbi para vir para triunfo e Santa Cruz? isto, no caso, os dois prefeitos se unirem e correrem atrás com a maior brevidade possível ...o povo não aguenta mais a falta d'agua....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Adelmo Vasconcelos25 de março de 2017 às 21:02

      A coisa está cada vez mais feia, parece que vai ser mais uma no de seca, é o previsto pelo serviço de meteorologia.

      Excluir
    2. ninguém sabe onde vai parar, o futuro é incerto, resta somente entregar na mão de Deus, porque nas dos homens, não adianta mais.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. ALERTAMOS PARA A SITUAÇÃO DA SECA QUE TENDE A PERMANECER POR MAIS UM ANO COM RESULTARÁ NA MAIOR ESTIAGEM DOS ÚLTIMOS 100 ANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Antonio José da Silva25 de março de 2017 às 21:05

      Não tenho dúvida de que o ano de 2017 será de seca novamente para a região do sertão. Não choveu até agora...

      Excluir
  4. Eu se fosse o amigo Ferraz já havia tirado o meu time de campo, não vejo muito futuro para ele continuar insistindo em melhorar a qualidade de vida das pessoas, quando essas mesmas figuras, não estão nem um pouco preocupadas em sanar descontroles surgidos, somente enxergam os seus próprios umbigos. Deixaria era tudo se virar sozinho e iria aproveitar a vida , junto aos seus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  5. A seca na região vai até o ano de 2021 segundo os estudiosos no assunto, LULA 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso é que num chove um idiota clamando Lula um comprovado ladrão. o povo é ruim..

      Excluir
  6. Graças que já está chovendo, verde bonito, lavouras produzindo é o nosso Triunfo em boas mãos. Deixem de ser derrotistas. Tem sim coisas erradas que podem ser corrigidas futuramente principalmente em relação alguns Secretáriados e Gerenciadores que não são dignos das funções que hora ocupa. Coisas que ele pode fazer amanhã, só querer.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!