domingo, 12 de março de 2017

DIA DO TURISMO ECOLÓGICO, COMO INVESTIR NESTA MODALIDADE EM TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ

 








No dia 1º de março é celebrado o Dia do Turismo Ecológico. Nesta data, no ano de 1988, este segmento foi introduzido oficialmente no Brasil. O Turismo Ecológico ou Ecoturismo pode ser definido como uma prática de lazer, esporte ou educação, em áreas naturais, que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambiental e garante o bem-estar das populações envolvidas e do meio ambiente local.

A base do Turismo Ecológico são as caminhadas, pois para se praticar qualquer modalidade é preciso chegar ao atrativo natural através de pelo menos uma pequena distância a pé. E para caminhar não são necessários grandes equipamentos, mas valem algumas dicas:
  • planeje o seu roteiro pesquisando em guias e mapas;
  • leve boné, protetor solar e labial, óculos de sol, binóculo, lanterna, bússola e canivete, capa de chuva, máquina fotográfica e cantil.
  • caminhe sempre de mãos livres e coloque os seus acessórios em mochila ou pochete.
  • use roupas leves no verão e escolha um bom calçado, bota ou tênis de caminhada com boa aderência para diversos tipos de terrenos.

TURISMO ECOLÓGICO: MELHORAMENTO E AMPLIAÇÃO DAS TRILHAS







As trilhas ecológicas de Triunfo precisam ganhar sinalização especial para guiar os visitantes. Deve ser uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo objetivando melhoria na estrutura dos passeios. Os roteiros das caminhadas são das atrações mais conhecidas do município, recebendo em média, dois mil turistas por ano a modalidade.

A sinalização  necessita informar àqueles adeptos a essa prática os nomes das trilhas, a distância, as diversas particularidades do setor, possíveis contatos e oferecer dicas sobre a melhor forma de complementar o trajeto com precisão e naturalidade, evitando assim qualquer espécie de constrangimento.

Há muito que se defende essa necessidade de dar um atendimento especial aos amantes do espaço ecológico que às vezes chegam e não sabem os caminhos, já que alguns são muito parecidos, deixando os turistas sem segurança onde estão, tendo que fazer perguntas freqüentes aos moradores das localidades quando não dispõem de guias.

Defende-se essa organização dos percursos para dar melhor comodidade a quem vem passear nesta Estância Climática e Estação Balneária. A Prefeitura deve preparar e depois fixar umas 80 placas de sinalização, feitas com material reciclável. A primeira e considerada a mais bonita a receber o material pode ser a 'Cachoeira dos Pingas', muito frequentada pelos moradores e onde visitas passeiam percorrendo um trecho de reserva  chamada Mata de Dona Irene,onde  costuma-se apreciar a bela vista do mirante.

A vista panorâmica compreendida entre a área aproximada dos sítios periféricos Água Branca, Macacos, Junco, Retiro, Jaleco, Brejinho, possui ainda tradicionais engenhos de cana-de-açúcar,onde  acontecem paradas estratégicas visando saborear alguns produtos da terra: mel, rapadura quente, garapa, batida e alfinim. É ponto bastante frequentado por estudantes das instituições de ensino superior: Universidade Católica, Universidade Maurício de Nassau, Universidade Universo, Universidade  Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, e também educandários secundaristas da Capital e Interior, devido grande diversidade na flora e na fauna.

Já no Sítio Apolinário é possível voar de "asa delta" em direção à simpática localidade denominada Carro Quebrado, distrito de Canaã.Triunfo é bom demais! Pode-se considerar um paraíso dependente somente de pequenos ajustes - esses temos ao longo dos anos implorado serem introduzidos o quanto antes, para que não haja perda de espaços diante as cidades turísticas concorrentes. Até que aos poucos estamos sendo atendidos...mais que justo. Desejamos o melhor para o município, independente de ideologias e diferenças outras - nunca misturamos as coisas...




Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

5 comentários:

  1. O AMIGO CARLOS FERRAZ TEM UMA VISÃO MUITO AMPLA DAS QUESTÕES TRIUNFENSES. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Muito pouco investimento tem sido feito nesse sentido, deveriam seguir as sugestões desse blog, pois tudo avançariam bem melhor; mas parece que existe um pretexto em não aceitar opiniões de quem não seja do time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Infelizmente, as drogas de mãos dadas com as armas, em maioria, vêm das nossas fronteiras.E contra isso nada tem sido feito.

      Excluir
  3. Antonio Marcos Magalhães12 de março de 2017 às 09:37

    Tenho na minha leitura diária acompanhado muita coisa importante que tem sido apresentada para incrementar o turismo da cidade, mas parece haver uma dificuldade de assimilação tamanha,

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!