quinta-feira, 30 de março de 2017

OUTROS MUNICÍPIOS: "VALE DO PIANCOZINHO" - POR IEDO FERRAZ



Fotografias do Vale do Piancozinho, uma região que se encontra localizada no Município paraibano de São José, antes pertencente a sua ex-sede denominada Princesa Isabel-PB.Alguns moradores saíram deste Sitio e, vieram morar em Triunfo ao longo do tempo. No passado, esta localidade foi um verdadeiro celeiro agrícola, devido à fertilidade de suas terras, ideal para o plantio de coco, banana, milho, feijão, cana e algodão. O Chão deste lugar é formado pela terra roxa, conhecida por todos os moradores locais como barro vermelho. Por sua grande fertilidade, estas terras são as mais valorizadas no uso agrícola, sendo portanto, as mais caras do Brasil. Esse tipo de solo aparece nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul. Na década dos anos trinta, Piancozinho, Bandeira,Mata,Tataíra e Patos do Irerê, foram grandes produtores de algodão, que depois de colhido tinha como destino certo a indústria de beneficiamento do Major Floro, na pequena vila dos Patos.



Por: Iedo Ferraz Lima
        Triunfense, pernambucano, brasileiro,cidadão do mundo

4 comentários:

  1. Parabéns a Iedo, o jornal que enaltecem Triunfo e região.

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei tão feliz com essa poestagem eu conheço esse lugar como a palma da minha mão.Conheci todos os moradores deste lugar principalmente minha familia, familia Nogueira,Ferreira ,Alves e se eu fosse falar desse lugar ficaria dias.Obrigado Professor .Sabe professor eu chorei qdo. vi.Um abraço tamanho do mundo para esse lugar e o povo.

    ResponderExcluir
  3. MARIA CARMO LACERDA2 de abril de 2017 às 00:23

    MEU PIANCOZINHO NUNCA PENSEI QUE ALGUÉM IRIA POSTAR UMA FOTO DESSE LUGAR.OBRIGADO MESMO PROFESSOR E VC. TAMBÉM CARLOS.

    ResponderExcluir
  4. MARIA CARMO LACERDA2 de abril de 2017 às 00:33

    hoje é primeiro de abril só acreditei eu conheço esse lugar.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!