sexta-feira, 31 de março de 2017

PROBLEMA DO LIXÃO ESTÁ SENDO RESOLVIDO - POR CARLOS FERRAZ

...Um olhar sobre o município de Triunfo - PE

 Lixão do Distrito de Jericó - Triunfo PE
  Lixão do Distrito de Jericó - Triunfo PE
 Lixão do Distrito de Canaã - Triunfo PE

Diante minucioso levantamento que vem sendo realizado sistematicamente pela equipe deste informativo triunfense, somente  cerca de dez aterros sanitários vem operando com regularidade em todo o Estado de Pernambuco, onde deveriam funcionar pelo menos 50 unidades, garantindo o destino correto ao material dessas toneladas, geradas diariamente e lançadas absurdamente ao ar livre, prejudicando bastante ao meio-ambiente e ajudando a proliferar doenças. Há muito tempo tem-se denunciado o resultado dramático dessa atividade ilegal que para administradores anteriores, significava um fator comum e normal. As relativas cobranças, muito pelo contrário, pareciam implicantes e desprovidas de conteúdo justificável. Recebiam respaldo inclusive equivocados munícipes.

Atitudes assim terminam cometendo  inaceitável crime ambiental bastante grave e não admissível principalmente nos tempos atuais, onde tem-se pleno conhecimento proliferar campanhas relacionas à defesa da natureza. O descumprimento dos prazos podem levar a rejeição da prestação de contas pelo TCE, de acordo com o assinado junto ao Ministério Público através de termo de ajustamento de conduta e adaptações Embora  exista uma mobilização para estender o prazo por mais quatro anos. Municípios com menos de 50  mil habitantes quando teriam mais tempo para se adequar, conforme a proposta apoiada pelas bancadas no Congresso e já aprovada no Senado.Mas esse precisam atender exigências básicas, que Triunfo no momento não demonstra.

Infelizmente, mesmo  depois dos três anos de encerramento do prazo estipulado pelo Governo Federal, através da Lei 12.305/ 2010 para que os municípios acabassem com os lixões, não se tem avançado nas intervenções do Governo do Estado, que parece lento e engessado na gestão do gestor Paulo Câmara. Portanto, nada mais providencial que destinar os dejetos para aterros sanitários com operação regular em municípios circunvizinhos que possuam estruturas intermediárias, chamadas de aterros controlados. .E isso o o prefeito João Batista Rodrigues, garantiu fazer dentro de no máximo 60 dias, transferindo o mesmo para  a Usina de Lixo de Serra Talhada, juntamente com  Santa Cruz da Baixa Verde, atendendo  ao programa de reciclagem.

ATERROS SANITÁRIOS EM PERNAMBUCO - SOMENTE 32 MUNICÍPIOS







Por: Carlos Ferraz
         Editor/ TRIUNFO - PE

19 comentários:

  1. Os novos secretários municipais que já ocupam seus gabinetes certamente já deveriam ter observado isso para municiar o prefeito das informações necessárias, preparando suas planilhas de execuções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reconheçam suas falhas e peçam para sair da administração, mudem suas ideias, não façam o povo de besta, ao menos tentem mudar essa realidade, pois, caso contrário, uma coisa é certa o nome de vocês ficarão marcados na história como piores gestores.

      Excluir
    2. Eu acho que é por aí encontrar um lugar adequado para o lixão e não deixar que isso venha a se alastrar e se tornar permanente e assim evitando novas epidemias para a população por tanto é preciso que as pessoas se unam e cobrem das autoridades competentes mais politicas públicas e educacionais e mais atitudes preventivas.

      Excluir
    3. O NOVO PREFEITO DEVERIA MANDAR RETIRAR DAS RUAS DA CIDADE UMA GRANDE QUANTIDADE DE SUCATAS DE FERRO VELHO QUE TORNAM O ESPAÇO DE PEDESTRES QUE PASSAM POR ALGUMAS RUAS DO CENTRO QUASE INVIÁVEIS, ENFEIAM A IMAGEM DA CIDADE E AINDA FAZEM O AMBIENTE DE LIXO PROLIFERAR INSETOS.

      Excluir
    4. Eu tenho uma ligeira impressão que o papel dos Gestores, como foi criado esta função(para ganhar mais, eu acho), e para andar na rua e sair procurando o que se deve fazer ou não na cidade e levar ao Gestor para saber o que deve se fazer, não ficar atrás de um birô, esperando que o dinheiro ir para conta.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Anízio Lopes da Silva24 de março de 2017 às 13:29

    Parabéns, grande redator, continue seu importante trabalho, fazendo parte de todos os seguimentos de nossa Triunfo. Q Deus continue te abençoando c/muita saúde e paz e essa imensurável competência. Todos nós necessitamos muito de sua redação. Parabéns, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolo nayara e natan tá vendendo cinco reais

      Excluir
    2. Reconheço esse como trabalho bastante eficaz produzido por Carlos Ferraz, que merecia apoio total da população que é diretamente beneficiada através das suas lutas empregadas em defesa do lugar.

      Excluir
    3. Concordo em gênero, número e grau

      Excluir
  3. Muitos dos que estão fazendo parte do atual governo que diziam ser de mudança, já haviam provado antes ineficiência por onde passaram. O que mais falta acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saírem do Recife, jovens, iniciantes de função e desempregados, sem conhecimento das necessidades de Triunfo, já mostraram para que vieram.

      Excluir
    2. Francisco Bezerra de Lima1 de abril de 2017 às 11:20

      Tudo vendido...sem qualquer ideal, olhando somente o lado do emprego ...e concordando com tudo que estiver errado.

      Excluir
    3. Estão ganhando para isso amigo,sem conhecimento de causa tem que concordar com tudo.

      Excluir
  4. DESEJO QUE SEJA LOGO RESOLVIDO, TRIUNFO MERECE.

    ResponderExcluir
  5. Como assídua leitora, faço questão de dizer que esse assunto tem sido bastante citado nas publicações diárias de Carlos Ferraz. Costumo procurar sempre, ler, analisar, e se possível elogiar, neste espaço reservado aos comentários, sobre esse operoso trabalho desempenhado sem cobrar reconhecimento pessoal ou retorno financeiro.

    ResponderExcluir
  6. Para que está servindo tantos Secretários e Gestores e Gestores neste pequeno Município que ficam só sentados atrás de um birô, se são pagos pelo nossos impostos para não fazer nada. Gente vocês são pagos para andar na rua e olhar os problemas que estão atingindo o nosso Município. Vamos levantar do birô aqueles que são responsáveis por esta função. E muita gente na Prefeitura com cargos comissionados para uma cidade de 15mil habitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!