domingo, 26 de março de 2017

RECORDAÇÃO: TRIUNFO DOS ANOS 50 - POR IEDO FERRAZ




Esta fotografia foi tirada no ano de 1956, através dela podemos ver uma mata que antes pertencia ao saudoso Júlio Ramos de Souza, ex-prefeito de Triunfo. Esta reserva ambiental se encontra localizada no Sítio Brejinho e, atualmente pertence a tradicional e conceituada família Ramos. Além deste bosque, Triunfo possui outras duas florestas de preservação permanente, uma fica no Retiro e pertence a Guido Diniz e, a outra se encontra no sítio Coroas, sendo Luiz de Higino o seu proprietário. Existe uma parceria entre a UFRPE, Campus de Serra Talhada e os possuidores desta mata, o objetivo maior deste acordo é propiciar pesquisa sobre a flora e a fauna local, para todos os alunos do curso de Biologia. Esta mata se encontra bem preservada, devido à consciência ambiental dos seus proprietários, que souberam valorizar este conjunto de unidades ecológicas através da manutenção desta importante reserva. Preservar a Natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental. Júlio Ramos deixou um legado de conservação sustentável neste lugar e, hoje os filhos dele seguem o seu exemplo através do compromisso em manter esta mata sempre intocável.




Por: Iedo Ferraz Lima
        Triunfense, pernambuco, brasileiro, cidadão do mundo

7 comentários:

  1. Júlio Ramos foi um homem, prefeito e proficional da área da mecânica de fazer inveja, pouco estudo, talvez a cartilha da época ou primário, mas parecia um dr engenheiro com a sua inteligência para fazer engenhos de todos os tamanhos e consertar motores a diesiel nos anos 50 e parte de 60.
    Os primeiros jeepes de triunfo, um foi dele.
    Quando candidato a prefeito disputou com o primo Assis Timóteo, dizem que o juiz da época favoreceu um pouco a ele.
    Não importa, não houve vencido nem vencedor, governou Triunfo com os problemas da época.
    Muito amigo do meu pai e depois passou a ser meu amigo também a pesar da diferença de idade.
    Quando fez o engenho que ainda hoje tenho, sem funcionar devido vários motivos, na inauguração ele disse; seu engenho está entre os dois maiores da serra do brejo...quis dizer em produção de rapaduras.
    Realmente, chegamos a fazer 65 cargas dia.
    Deus o tenha em um bom lugar em espírito e alma.

    ResponderExcluir
  2. Iêdo vc e Ferraz são demais, elevam sempre Triunfo nas suas matérias.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ EVERALDO VIEIRA26 de março de 2017 às 11:20

    REALMENTE FAZEM UM TRABALHO EXCELENTE, COISA DE QUEM TEM AMOR VERDADEIRO Á CIDADE NATAL. ACOMPANHO E GOSTO MUITO DESSE JORNAL MIDIÁTICO QUE ACHO O MELHOR DA REGIÃO PELA QUALIDADE DAS POSTAGENS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, as drogas de mãos dadas com as armas, em maioria, vêm das nossas fronteiras.E contra isso nada tem sido feito.

      Excluir
  4. Obrigado Hilda Nunes, fiz este pequeno artigo para mostrar um pouco sobre esta reserva ambiental,que muitos triunfenses desconhecem.

    ResponderExcluir
  5. Esse jornal cada vez melhor. Tenho compartilhado com familiares e amigos espalhados pelo País.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho. Muito bom ler sobre a história do meu Tio Júlio.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!