quarta-feira, 8 de março de 2017

SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER: "A MULHER DE 30...40...50... DESAFIANDO A IDADE CRONOLÓGICA - POR VERA SILVA

Autora: Triunfense Vera Silva

Prezadas mulheres leitoras e seguidoras do Blog Opinião Triunfo. 

É um prazer começar nossas “trocas” com uma sequência de bate-papos sobre a Mulher atual. Daremos ênfase este mês, a Mulher de 30 anos... A mulher de HOJE e a de ONTEM... 

Claro, as mesmas idades cronológicas! Mas nos costumes, na aparência, nos sonhos, ideais e dinâmicas de vida será que algo mudou? O certo que estudos apontam que a expectativa de vida aumentou em torno de 10 anos, e que, por exemplo, a Mulher de 30 aparenta 20 anos, a de 40 anos aparenta 30 anos e assim sucessivamente. Que bom! 

Faremos uma reflexão LEVE sem nos aprofundarmos em pesquisas formais. PERCEPÇÃO é que houve um real rejuvenescimento. Quem sabe concordem você comigo, que alguns pontosa presentados a seguir, tenham contribuído para o surgimento desta NOVA MULHER!

 O acesso a Educação, Saúde e Informação. As mulheres saíram para as Universidades e para o mercado de trabalho e hoje assumem com sucesso, profissões diversificadas e úteis à família e a sociedade, diferentemente do passado onde o homem era o único provedor. Alia-se este fato a melhora da autoestima. A mulher despertou para se cuidar mais, já que donas de alguma forma, do seu tempo e com recursos financeiros podem a seu gosto e necessidade, usufruir com mais liberdade dos recursos disponíveis (Assistênciamédica, Academias, Estética, Alimentação Saudável, Lazer etc.).

 As mulheres, pela própria condição do SER MULHER se tornaram mais ainda POLIVALENTES: Administram casas, empresas e muitas vezes, são mães, esposas e não descuidam dos filhos. Porém, estas, diferentes das mulheres do passado, não ficam APENAS esperando um “príncipe” para casar, pois têm também seus sonhos, projetos próprios, se sentem plenas como mulheres, gostam de se sentir belas e são mais autoconfiantes.

 Muitas vezes nesta idade entre 30-35 anos é que boa parte destas mulheres, já estabilizadas profissionalmente, é que começam a planejar a chegada de filhos.

 Hoje as mulheres de 30 são mais “antenadas” em moda, tecnologia e música. São mais seguras, livres e independentes, escolhem o que vestir, usam jeans e minissaia, diferentemente das de antigamente, como afirma a psicóloga Shirley Stamou de Florianópolis, criadora do Blog Garotas Modernas.

 Elas têm energia de sobra, não se limitam, são empreendedoras e empresárias, viajam, dançam, se divertem, vivem, amam e claro, valorizam o companheiro, o seu par. Porque o amor é fundamental!

 Um alerta, porém, para que nesta dinâmica tão intensa, não se cobre excessiva perfeição, o culto exagerado ao corpo e jornadas exaustivas de trabalho, pois afinal, somos humanos, temos os nossos limites e cuidar da saúde, inclusive psicológica é essencial.

Certamente vocês teriam mil outros argumentos, ou até objeções sobre o exposto, quem sabe? Mas, pelo menos dei um impulso para REFLEXÃO sobre esta nova e admirável MULHER DE 30!


Click na setinha ao centro da imagem e ouça recordando a linda interpretação de Milton Santos de Almeida, conhecido como MILTINHO, dos anos 60, "MULHER DE TRINTA"



Interessantes filmes sobre o assunto:

Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert
Razão e Sensibilidade – Jane Austen

Abraço fraterno!

Vera Silva
(verasilva.mastercoach@gmail.com)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!