domingo, 12 de março de 2017

SUNTUOSO 'CASARÃO DOS PAIVA' DESTACA-SE NA ARQUITETURA DE TRIUNFO ... POR CARLOS FERRAZ


Depois de minuciosa análise realizada no intuito de incrementar novos destinos locais a serem implantados visando agradar frequentadores e entre alguns interessantes espaços de grande relevância  existente na cidade de Triunfo, tem-se como exemplo, na artéria periférica, bem à vista, o belo e histórico casarão, situado no bairro Bela Vista. Antiga ocupação residencial memorável da tradicional e numerosa 'Família Paiva',  originalmente surgida através do saudoso casal, Dona Celina e. Cel Manoel Paiva dos Santos , popularmente conhecido "Manoel do Borges", líder político municipal atuante, que naquele ambiente conviveu por décadas com sua respeitada e promissora prole.


Esse destacado prédio antes considerado  edificado na área periférica rural, teve construção elevada no princípio do século passado, assim como outros atrativos triunfenses que tornaram-se com o tempo urbanos. Devido o reconhecimento do seu valor estético, conseguiu-se depois de imenso estudo analítico e empenho redobrado, ser finalmente  tombado por força de Lei Municipal por volta dos anos 1980, através Projeto de Lei, apresentado e aprovado, pelo então vereador Carlos Ferraz (PMDB), na Câmara de Vereadores (Casa Diocleciano Pereira Lima). Sendo depois incluído no Plano Diretor Municipal.,


Recentemente por reunir atributos inegáveis, passou a ser incluído como área prioritária de conservação ambiental, passando a receber proteção definitiva pela Lei Estadual apresentada na Assembléia Legislativa (Alepe).Tudo baseado em profundo parecer técnico realizado pela Fundarpe. Caso exista algum interesse futuro, poderá ser melhor aproveitado na mídia como referencial patrimonial , em função do Setor Turístico. Porque o mesmo encontrar-se necessitando de ampliação temática, devendo exigir novas e destacadas opções de visitação. No entanto, observar-se antecipadamente, o morador José Paiva Filho e família  não admitem público.


É verdade que a belíssima cidade pernambucana do Vale do Pajeú,  denominada "Oásis do Sertão" precisa desenvolver-se mais e avançar mais na atual administração, iniciada sob o comando do prefeito João Batista Rodrigues, nesse quesito estrutural e também outros. Sugere-se utilizar essa gestão, iniciativas práticas, negociadas e menos dispendiosas para fazer as coisas realmente acontecerem com transparência e rapidez..Havendo entendimento entre partes de visão divergentes, acredita-se ser muito bem vinda a transferência do 'Museu da Cidade' para acomodações mais significativas . Uma vez haverem  descaracterizado o Complexo atual..



O Casarão de Manoel Paiva dos Santos.- o Solar dos Paivas



JOIA ARQUITETÔNICA ENCRAVADA NA EXUBERANTE NATUREZA QUE LHE CONFERE UM AMBIENTE AGRADÁVEL E BUCÓLICO...








Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

26 comentários:

  1. Cleanto Martins Tangará6 de março de 2017 às 11:16

    SERÁ UM PRESENTE PRO OÁSIS DO SERTÃO- PARABÉNS GENTE PELA INICIATIVA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um belo recanto para ser explorado como ponto de atração turística dessa maravilhosa cidade de Pernambuco.

      Excluir
    2. Quero conhecer.

      Excluir
    3. Que paisagem mais linda, Estive me Triunfo recentemente e não tive oportunidade de conhecer tamanha atração.

      Excluir
    4. Recanto nota mil...

      Excluir
    5. Elenita Santos de Souza7 de março de 2017 às 12:29

      Concordo é uma atração para Triunfo.

      Excluir
    6. PARABÉNS, Carlinhos...
      Por tanto zelo e amor à nossa Triunfo...
      Impressos nesse teu olhar aguçado e nessa ótica crítica e cidadã, tão ricamente adotada, para escancarar fatos...
      emergir os lixos escondidos nos tapetes...
      e, sobretudo, desmascarar políticos omissos que envergonham e indignam seus eleitores!!

      Excluir
    7. Como assídua leitora, faço questão de dizer que esse assunto tem sido bastante citado nas publicações diárias de Carlos Ferraz. Costumo procurar sempre, ler, analisar, e se possível elogiar, neste espaço reservado aos comentários, sobre esse operoso trabalho desempenhado sem cobrar reconhecimento pessoal ou retorno financeiro.

      Excluir
  2. Carlos Ferraz vc faz a diferença pelo que apresenta de positivo para a cidade de Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triunfo tem a sorte de possuir lugares sensacionais que merecem ser aproveitados para visitações dos frequentadores e esse casarão do inicio do século vinte é um exemplo formidável.

      Excluir
    2. NÃO ESTÁ ABERTO A VISITAÇÃO.

      Excluir
    3. É lindo demais. Funciona como pousada?

      Excluir
    4. Uma ideia excelente

      Excluir
  3. Maria Do Carmo Rabelo6 de março de 2017 às 13:05

    Excelente idéia ��������������������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sugestão, principalmente por ficar o Casarão nas proximidades de um leque de opções turísticas dessa ótima cidade serrana.

      Excluir
    2. Tudo criado dentro de uma visão progressista do empresário triunfense Pedro Gomes de Oliveira Junior.

      Excluir
    3. Mário Pereira da Silva6 de março de 2017 às 20:59

      Deve valer uma nota um casarão daquele, deve ser um simbolo do auge da cidade triunfense e seu coronéis.Muito bonito pelas fotografias.

      Excluir
    4. Que felicidade. Lembrando dá minha vozinha que tanto falava nesse casarão e em Mané do Boge.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Soube que é propriedade da família senhor que possui a Pousada Baixa Verde, o Parque Aquático, o Engenho São Pedro, a Casa de Papai Noel e a Casa de Show.Muito valorizado mesmo.

      Excluir
    2. Não é propriedade da familia que possui a Pousada Baixa Verde, o Parque Aquático, o Engenho São Pedro, a Casa de Papai Noel e a Casa de Show, a Propriedade é do Sr José Paiva Filho conhecido como PAIVINHA.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Seu Paivinha dê notícias aos amigos dá Sunab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vou com grupos para o Águas Park e nunca havia observado tamanho atrativo. Muito lindo...

      Excluir
  6. Muito legal o visual apresentado desse antigo casarão num lugar estratégico meio à natureza .

    ResponderExcluir
  7. O “Casarão dos Paiva” citado na matéria, seria sim uma boa opção para visitação, ou até mesmo para a transferência do Museu da cidade, já que é um patrimônio histórico, porém é uma residência privada, ocupada pelos seus atuais donos, a Sra Léa Paiva, o Sr. José Paiva Filho, mais conhecido como Paivinha, filhos, netos ,e bisnetos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!