quarta-feira, 26 de abril de 2017

DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL É MARCO NA LUTA CONTRA 300MIL MORTOS/ANO


Ações gratuitas de saúde marcam no Recife o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial
Atividades ocorrerão nesta quarta-feira (26), no Parque Treze de Maio, na área central da cidade. Profissionais realização aula de ginástica e vão medir pressão e glicose dos frequentadores do espaço de lazer.

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial será marcado, nesta quarta-feira (26), por atividades físicas e serviços gratuitos de saúde. No Parque Treze de Maio, em Santo Amaro, na área central do Recife, profissionais da Academia da Cidade promoverão aulão de ginástica, entre 7h e 10h. Além disso, quem passar pelo local poderá contar com testes de pressão e da glicose, bem como orientação nutricional. 

As atividades também serão realizadas na sexta-feira (5). As ações de saúde ocorrerão no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Das 8 às 11h, profissionais vão medir a pressão e glicose dos servidores municipais.

Doença


A hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. A doença está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

De acordo com o cardiologista Sílvio Paffer, diretor do Centtor Médico Ermírio de Moraes, a pressão alta é de fácil diagnóstico e pode ser tratada. Ele ressalta que o paciente tem a chance de seguir com a vida tranquilamente, incluindo novos hábitos em seu cotidiano.

Referência


O Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, é referência no atendimento de hipertensão e diabetes. A unidade conta com mais de 20 médicos, cardiologistas, endocrinologistas e nutricionistas, para acompanhar os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da família.

No local, na Avenida 17 de Agosto, também funciona diariamente das 6h30 às 9h o Projeto Dia, da Academia da Cidade, voltado para os usuários hipertensos e diabéticos, com acompanhamento de profissionais de educação física e fisioterapeutas.

ALERTA E RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO


Campanha de prevenção e combate à Hipertensão, que acontece no dia 26 de abril deste ano e reúne a Sociedade Brasileira de Hipertensão, Cardiologia e Nefrologia, e da Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial, marca a luta contra a pressão arterial. A doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos, em Campanha com ampla agenda de ações, divulgação nacional e apoio intereligioso, com o tema "Tratar a hipertensão é um ato de fé na vida".
A 1ª Caminhada pela vida e contra a hipertensão na cidade paulistana, terá partida do Centro de São Paulo, Praça da Sé (Marco Zero) até o Teatro Municipal a partir das 09h do dia 26 de abril. O evento aguarda 4 mil pessoas entre as entidades envolvidas e o público participante.
A Campanha inova ao ampliar sua divulgação com parceiros como, Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com 15 mil igrejas católicas, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) que congrega para 6 diferentes religiões, Conselho e a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) que também apóiam a campanha. Para conscientizar os fiéis sobre a necessidade de prevenir e tratar a hipertensão, as entidades ligadas às associações participam com a atitude de conscientização do tratamento da doença durante os cultos e missas religiosas desta semana em diversos pontos do país. Será lembrado sobre a importância da aferição da PA (pressão arterial) e da manutenção do tratamento. Serão distribu&iacu te;dos 5 milhões de panfletos sobre os 10 mandamentos para prevenção e controle da hipertensão.
As Ligas da Sociedade Brasileira de Hipertensão também terão forte participação este ano no país. Serão realizadas atividades de medição da pressão arterial, ações educacionais e promoções de atividades físicas.
Outra ação importante aberta ao público será na Câmara Municipal de São Paulo, a partir do dia 23 de abril. A medição será efetuada por uma cadeira dotada de equipamentos automáticos desenvolvido por Dr. Décio Mion, Conselheiro da SBH, especialmente para a medição. A invenção que faz a medida no braço, disponibiliza auto-medição sem efeito do avental branco e tem a impressão do resultado imediato, ficará na Câmara até o dia 25.

PRINCIPAIS DADOS:

A gravidade da doença:
Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta. 
As doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido por mortes por câncer e causas externas (como violência).
A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade.
A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.
A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
A pressão alta é grave, também, por ser uma "inimiga silenciosa", pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.
A pressão alta não tem cura.

A importância da conscientização do controle e tratamento:
As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
Em apenas 29% das consultas médicas no Brasil se faz a medição da pressão.
Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial. 

Um comentário:

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!