domingo, 30 de abril de 2017

SEMANA SANTA PRECISA ESTAR RELACIONADA COM TURISMO - POR CARLOS FERRAZ


Dentro do contexto atual, a Prefeitura Municipal de Triunfo ( PMT), através da Secretaria de Turismo (Setur) e suas respectivas gerências, deveria sempre optar por uma programação cultural diversificada durante um evento local considerado histórico e bastante frequentado: a Semana Santa.  Uma sacada interessante seria o investimento em pólos alternativos considerando os públicos variados (infantil, adolescente e adulto) e também iniciativas como o baile de Sábado de Aleluia que sempre ocorreu na Sociedade Triunfense de Cultura - STC.,  entusiasmando o público.

Dessa maneira, poderia ser evitada maior escassez de público e a migração para outras cidades turísticas (Garanhuns, Gravatá. Taquaritinga do Norte, Bonito , Brejo da Madre de Deus) onde ocorrem oportunidades  para aqueles que não seguem o ritual estritamente religioso.  Trata-se de recurso que tornou-se uma questão de alta relevância nos últimos anos, mas sem ainda providências executivas.Exemplificando no caso a significativa visitação dos vários  templos religiosos. Ainda bem que a iniciativa privada apresenta no Espaço Parque, o aguardado show do famoso comediante "Zè Lezim da Paraíba.

Sinceramente não admite-se continuar mais, daqui para frente, sendo desenvolvida sinalização administrativa com morosidade ou relacionado descaso, capazes de trazer insatisfações evidentes para moradores, visitantes e turistas, que pouco ou quase nada encontram num período  tão promissor a passeios no "Oásis do Sertão". Bem poderia ser diferenciado  e muito mais atrativo com alusões relacionadas à época, como sem dúvida, está sendo o retorno conquistado depois de quinze anos da encenação do Drama da Paixão de Cristo, desempenhado pelo Grupo de Teatro Amador - GTA, apoiado pelo prefeito João Batista Rodrigues via Governo Municipal.

Ao longo dos anos a realidade do período pascoal era reflexo da  lamentável inércia e a ausência de criatividade detectada por diferentes ocupantes de cargos gerenciais no Setor de Turismo, e que , por muitas vezes resultou na reclamação de alguns hóspedes   por ficarem restritos apenas à tradicional programação religiosa - finalizada após belíssima procissão de "Senhor Morto" - que cumpre o antigo trajeto de percorrer vias centrais, acompanhada pelo emocionante "dobrado musical" fúnebre executado pela centenária banda Isaías Lima,  encerrando  na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. . A situação é preocupante, mas existe solução, basta não ignorarem  itens importantes para a sobrevivência financeira do lugar.






.



 






 

 Por: Carlos Ferraz
          Editor/ Triunfo PE

21 comentários:

  1. muito bem explicita a preocupação do editor sobre um assunto que merece toda atenção dos governantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que carece de atendimento às diretrizes e determinações do Plano Diretor do Município, em assuntos de preservação do patrimônio.

      Excluir
    2. Maria das Graças Medeiros14 de abril de 2017 às 21:34

      Parabéns Ferraz pelo excelente trabalho que você faz em sua cidade.

      Excluir
  2. Triunfo possui um patrimônio de primeira grandeza, à espera de uma boa gestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. pão e circo, nada mais

      Excluir
    3. Esperteza quando é muita come o dono...

      Excluir
  3. Segundo constatações das principais auditorias realizadas no ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado, Triunfo ainda tem menos problemas de que outros municípios. O que falta mesmo é uma equipe competente para administrar junto ao gestor que estiver no comando e queira realmente trabalhar, mudando esse cenário atrasado de assistencialismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Belo trabalho deste blog, tem a minha simpatia e apoio.

      Excluir
    3. Verdade Sra. Verônica. Triunfo está Cidade linda precisa fazer uma reforma geral.

      Excluir
  4. Estive com um grupo de amigos visitantes terça-feira no museu que apresenta parte do acervo deteriorado, com danos irreversíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALTA É CAPACIDADE TÉCNICA E OPERACIONAL PARA PRESERVAÇÃO DA SUA HISTÓRIA COMO UM TODO E DIFUSÃO MAIS ABRANGENTE, POIS QUEM MAIS ENALTECE A CIDADE SÃO VOCÊS COMPONENTES DE UM TRABALHO INDEPENDENTE E DIGNO DE RECONHECIMENTO PLENO DOS ADMINISTRADORES E DA POPULAÇÃO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. José Roberto Oliveira14 de abril de 2017 às 11:11

    A cidade é linda. Mas pode ser constatado inexistência de um plano de ordenamento e programa de preservação do patrimônio.

    ResponderExcluir
  6. Triunfo cada vez mais melhor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos Silva17 de abril de 2017 às 12:05

      somente ilusão, logo a verdade aparece. povo pra se enganar fácil.nada mudou, as peças são as mesmas de eduardo, seu nego, maninho, luciano

      Excluir
  7. Triunfo cada vez pior.....

    ResponderExcluir
  8. A prefeitura está pior em todos os sentidos. Pensávamos devido a capacidade e o conhecimento de causa nosso Triunfo ia melhorar, mas nos enganamos mais uma vez. Por enquanto em relação ao Município nada fez. Tem outras prioridades mais importantes a serem resolvidas. Agora encher a prefeitura de gente sem resultados é um absurdo. Quero ver até quando vai isso. Falta de respeito a nós Triunfenses pagadores de impostos. Estou achando mais uma vez os Vereadores muito omissos. Cadê os nossos representantes?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!