domingo, 14 de maio de 2017

MULHER, MÃE... ESPOSA... PROFISSIONAL... OU FILHA, NÃO TENTE SER PERFEITA... TENTE SE FAZER FELIZ - POR VERA SILVA


Agradeço ao Blog Opinião Triunfo pelo convite e peço desculpas pela demora. Difícil escolher entre tantos assuntos relacionados a nossa querida cidade de Triunfo, minha cidade natal e que amo imensamente, tal qual todos vocês. De antemão, não vou entrar na “seara” de assuntos que não domino e que não são minha especialidade. Gosto de escrever, sou colunista do Gazeta da Torre em Recife, mas não sou historiadora. Gosto de escrever livremente ...Prefiro ficar livre também para falar sobre o Triunfo “que meus olhos captam”... e de assuntos variados que por vezes me tocam o coração e possam, quem sabe, de alguma forma chegar ao coração de vocês também, sendo úteis a vida prática quer seja no âmbito pessoal, profissional, afetivo.  


MULHER, MÃE... ESPOSA... PROFISSIONAL... OU  FILHA, NÃO TENTE SER PERFEITA... TENTE SE FAZER FELIZ


Hoje, no entanto, me defini por esse tema, pois tivemos no mês de março o Dia Internacional da Mulher e agora estamos às vésperas do Dia das Mães, então... me bateu um insight. No Dia Internacional da Mulher tive o prazer de ser convidada para uma palestra em uma empresa do Cabo de Santo Agostinho, e, com prazer discorremos sobre o Papel da Mulher na Sociedade ao Longo dos Tempos. Foi uma troca maravilhosa, enriquecedora e de forma agradável e bem-humorada relembramos que muita coisa mudou, além da MODA, que é o que mais se sobressai.

Mas é apesar de ser uma história longa e rica em detalhes, focaremos apenas, alguns aspectos que claramente nos permitem sentir a evolução da mulher na sociedade, à partir da década de 50-60 onde o modelo patriarcal predominava: o homem era o provedor e a mulher a cuidadora.

Em meados do século XVIII, época da Revolução Industrial, as mulheres foram requisitadas a entrar no mercado de trabalho por conta da saída da população masculina para a guerra. Aliado a esse fator, outros aspectos contribuíram: a evolução industrial, desenvolvimento tecnológico e o “crescimento da maquinaria”. Ressalta a história, que muitos homens voltaram da guerra, porém, muitos também não retornaram e outros tantos, voltaram mutilados... As muitas mulheres permaneceram no trabalho e dessa vez como provedoras e “chefes” de família.

No século XIX, entre as décadas de 60-70, as mulheres lutaram por melhores condições e quebraram diversos paradigmas, com o surgimento da pílula anticoncepcional, liberdade sexual, reinvindicação dos direitos trabalhistas, igualdade de jornadas, direito a voto.

No século XX as mulheres começam a entrar em profissões mais intelectualizadas... Mudaram os seus Papéis Sociais, Posturas, Valores, Sonhos, Ideais, Necessidades... Surge a MULHER MODERNA, com toda a sua beleza, energia, força, vitalidade... e inúmeros desafios. Surgem também os seus tantos DILEMAS e CONFLITOS, como por exemplo, os relacionados a Realização Pessoal - Profissional; Casamento - Trabalho - Maternidade; Educação e acompanhamento dos filhos; Apelos sociais sobre estudo, beleza, informação, conhecimento... etc. etc.

De forma que o contexto da mulher hoje é o seguinte conforme dados estatísticos: Nos últimos 10 anos cresce em 157% o número de mulheres no mercado de trabalho; As mulheres correspondem a 41% da população econômica ativa do país, chefiando 25% das famílias brasileiras; 89% das mulheres trabalham fora e ainda são responsáveis pelas atividades domésticas... Portanto, a presença e os efeitos da atuação da mulher na sociedade é algo realmente marcante, necessário e útil.

Percebe-se a importância que se introduza entre HOMENS E MULHERES uma relação de VALORIZAÇÃO e PARCERIA, em todos os sentidos. São seres com competências diferentes, que se somadas e não divididas, farão uma grande revolução positiva. A solução é trocar a COMPETIÇÃO por COLABORAÇÃO e os resultados serão visíveis em qualquer segmento social, profissional e até na própria família.

A natureza da MULHER é algo SUBLIME! Deus concedeu-lhe a capacidade de gerar outras vidas... E mesmo não sendo mães biológicas lhes concedeu o dom de serem MATERNAIS, capazes de espalhar o AMOR de uma forma benéfica, restauradora e conciliadora em qualquer lugar que ela atue.

Diante de tanta polivalência, tanta doação e esforço, a mulher multitarefa de hoje merece, sim, respeito, admiração, AMOR. Ela age com o CORAÇÃO E A RAZÃO e isso é a única coisa capaz de HUMANIZAR AS RELAÇÕES E O MUNDO.

Portanto, queridas e lindas mulheres conterrâneas, não somos mulheres maravilha, mas DEUS nos fez maravilhosas! Nos fez nascer em TRIUNFO -PE, considerado o OÁSIS DO SERTÃO. Clima atípico, pois frio. Cidade atípica, pois acolhedora e hospitaleira na sua essência. Cidade turística, com encantos naturais privilegiados, lindos casarios, rica cultura, antigos engenhos, teleférico panorâmico e charmosas pousadas...

Vamos nos amar, cuidar da autoestima e ter inspiração para viver. Vamos desempenhar os nossos papéis e relacionamentos sociais, profissionais e familiares com amor, competência e dedicação, mas não sejamos escravos, muito menos do ideal ilusório de PERFEIÇÃO.
VIVAMOS PLENAMENTE! A VIDA É O AGORA!
FELIZ DIA DAS MÃES!


Abraço fraterno!
Vera Silva


Um comentário:

  1. FRANCISCO A. RODRIGUES17 de maio de 2017 às 18:41

    PARABÉNS VERA SILVA. GOSTEI DO SEU REAPARECIMENTO. MAIS MULHERES NECESSITAM APARECER E DIVULGAR SUAS INTELIGENTES OPINIÃO.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!