quarta-feira, 14 de junho de 2017

SAÚDE: 14 DE JUNHO, É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

DOAR SANGUE É UM ATO SOLIDÁRIO...

Todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo celebram o Dia Mundial do Doador de Sangue (WBDD, sigla em inglês). O evento visa aumentar a conscientização da necessidade de sangue e seus derivados seguros, e agradecer aos doadores de sangue por suas dádivas que salvam vidas. Na Região das Américas, a sede da celebração será o Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipolito Unanue, na cidade de Lima (Peru).
Os principais objetivos do WBDD de 2017 são incentivar todas as pessoas a reforçarem seu preparo para emergências dos serviços de saúde em sua comunidade ao doar sangue, fora engajar as autoridades no estabelecimento de programas nacionais eficazes de doadores, com a capacidade de responderem prontamente ao aumento da demanda durante as emergências e promover a inclusão dos serviços de transfusão de sangue nas atividades nacionais de preparação e resposta a situações de emergência. “Além disso, é um momento de celebrar e agradecer os indivíduos que doam sangue de forma regular e incentivar os jovens a se tornarem novos doadores”, ressaltou a analista técnica de políticas sociais (ATPS) do Ministério da Saúde. Mariana Malnati.
Mariana ainda ressaltou a importância do evento. “Esta campanha destaca o papel que cada um pode desempenhar para ajudar outros em situações de emergência, com a sua valiosa doação de sangue, além disso, também se concentra no fato de que é importante doar sangue regularmente, para ter um estoque de sangue suficiente, antes de surgir a necessidade”, informou.

A IMPORTÂNCIA DO SANGUE - O sangue é um recurso essencial, tanto para tratamentos planejados como para intervenções urgentes. Ajuda os pacientes que sofrem de doenças crônicas graves a viver por mais tempo e com mais qualidade, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue é, também, vital para tratar de feridos durante todos os tipos de emergência (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.), e carrega uma função essencial e que salva vidas na assistência materna e perinatal.

Fonte: Fundação HEMOPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!