quinta-feira, 13 de julho de 2017

OUTROS MUNICÍPIOS: USINA ANTIQUINHO EM DELMIRO GOUVEIA AL - POR IEDO FERRAZ




A Usina Angiquinho foi a primeira hidrelétrica construída no Nordeste para aproveitar a força da cachoeira de Paulo Afonso naquele tempo. Foi uma obra idealizada no ano de 1913 pelo empresário Delmiro Gouveia. Ele que tinha como objetivo principal, o fornecimento de energia elétrica para abastecer uma indústria têxtil, localizada na antiga comunidade denominada Pedra. A energia produzida também era utilizada para alimentar uma bomba, que transportava água para o abastecimento da população local. Para construir aquela importante obra, o empresário conhecido como o desbravador dos sertões, teve que contratar um engenheiro italiano, além de ter que importar todos os equipamentos de outros Países, para que a Usina pudesse funcionar. Esta antiga hidrelétrica hoje pertencente a CHESF, estando a mesma localizada no Município alagoano de Delmiro Gouveia. Com a geradora de energia desativada, o espaço virou atrativo turístico no Sertão alagoano para todos aqueles que querem conhecer um pouco sobre este ato de empreendedorismo praticado pelo visionário que sonhava um dia, ver esta região desenvolvida através da energia elétrica produzida em Angiquinho.



Ponte sobre o Rio São Francisco na BR-110 entre Delmiro Gouveia - AL e Paulo Afonso - BA. Com uma altura de 84 metros, a mesma foi construída em 1958 pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Ela significou um avanço da engenharia civil daquela época, pois toda a estrutura da mesma é em metal, no qual está encravado no belo canyon do Rio São Francisco. Este local serviu de prática, para esportes radicais, onde os esportistas se aventuraram através de saltos de cima daquele local alto e perigoso. Do lado esquerdo da Ponte fica o Estado da Alagoas, e do outro lado o Estado da Bahia .A Água que desce pelo Rio tem como destino a Barragem de Xingo, uma das maiores hidrelétricas do nordeste brasileiro.




Por: Iedo Ferraz Lima
        Triunfense, pernambucano, brasileiro,cidadão do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!