segunda-feira, 31 de julho de 2017

QUANDO NÃO HÁ MEMÓRIA, NÃO EXISTE IDENTIDADE - POR CARLOS FERRAZ

ARQUIVO PÚBLICO DE PERNAMBUCO








Saibam  fazer bastante tempo que vem-se pregando com integral veemência à comunidade triunfense e aos representantes legais, responsáveis transitórios pelos poderes Executivo 
( Prefeitura de Triunfo) e Legislativo (Câmara de Vereadores), sobre a importância cultural e histórica de preservação e exposição para importante visitação aberta ao público e aos mais diferenciados frequentadores desse atrativo território  sertanejo de Pernambuco, sempre apelando por expressivas medidas decisivas.

Embora sempre  recebendo como desculpa que estavam providenciando a devida avaliação, sem nada, nunca haver sido realizado, uma vez não ser prioridade, mas sim: assistencialismo, nepotismo e paternalismo. Daí nunca o material deixar de ser recolhido, registrado e salvo. Isso agora precisa ser levantado e diante o encontrado colocado às disposição da Prefeitura. De certa forma, garantindo a segurança dos objetos para que não sejam retirados e e levados para residências particulares quando acontece mudança de gestões.

Na sede municipal possuem acervos relevantes, na propriedade de  antigos moradores, que mantém valorosas  recordações de valor estimativos incalculável, recheados de raridades que simbolizam parte da memorável história  passada e recente, deverá no futuro, contribuir para um ciclo precioso que deverá enriquecer as peças do Museu da Cidade ou Arquivo Público, dependendo da disponibilidade operacional para guardar uma imensidão de registros documentais., tão longe dos olhos da população e  dos pesquisadores .


Estando uma boa parte merecendo ser encaminhado  para ser restaurado devido traduzir a identidade  do povo triunfense, porque alguns estão em situação precária sem receber qualquer manutenção esses anos. Deseja-se  no entanto por questão de visão um pouco mais ampliada, contribuir para guardar e preservar. Torcendo para que o mais rápido possível seja disponibilizado para que possam estudá-lo. Esse tema deve ser abraçado pelos educadores e integrantes de segmentos mais aberto culturalmente  na comunidade














Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

Um comentário:

  1. É muita ideia interessante. Pena não serem aproveitadas pelos administradores da cidade que parecem ter um raciocínio lento.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!