domingo, 30 de julho de 2017

RENOMADA ARTESÃ TIDA ARAÚJO PARTICIPA DA MOSTRA DOS ARTESÃO DO PAJEÚ NO FESTIVAL DE INVERNO DE TRIUNFO PE - POR ANDRÉA MARTINS










Que ela e global ja sabemos e estou muito feliz em recebe-la na minha cidade onde ela sempre mostrou o desejo de conhecer!

Tita Araujo sinta-se em casa, Triunfo te recebe de braços abertos!

Obrigada prefeito João Batista Rodrigues, por proporcionar a insersao dessa renomada artesã na participação da mostra dos artesãos do Pajeu! 

Tita Araújo, nasceu em Recife-PE, foi bancária por muitos anos e, já madura, cursou psicologia para, em seguida, ingressar no mundo das artes. Iniciou a sua experiência em arte decorativa em 1996, quando residiu em São Paulo e desenvolveu várias técnicas de pintura em cerâmica. 

De volta a Recife, ampliou o seu conhecimento sobre novas técnicas e materiais, até definir um estilo próprio baseado na arte provençal com motivos florais e refinada técnica de découpage.

Passou a aplicar seu estilo a diversos tipos de objetos, inclusive visando a sustentabilidade. Assim, peças em desuso e que iriam para o lixo viram verdadeiras obras de arte, da mesma maneira que móveis e peças antigas, materiais de demolição, artigos do cotidiano encontrados em feiras populares, todos causando admiração pela transformação e bom gosto. Surge, então, o slogan “A arte que transforma e encanta.”.

A inspiração da artista vem do romantismo, da natureza e da simplicidade, segundo a qual a arte não precisa ser difícil e rebuscada para alcançar o seu objetivo: Atingir a sensibilidade das pessoas e proporcionar prazer contemplativo.

Aliada ao perfil de artista, Tita tem desenvolvido bastante o seu lado empreendedor. Sempre presente nas iniciativas do setor junto à Agência de Desenvolvimento Econômico de PE (AD-DIPER) e ao Sebrae. Tem participado de exposições e feiras nacionais e internacionais, rodadas de negócios, formações em empreendedorismo e exportação, dentre outros. Destacamos sua presença nas feiras de maior expressão nacional Fenearte-PE e FNA-MG,Brasília e eventos na Itália, Cabo Verde, Uruguai, Estados Unidos, França, Alemanha e Panamá.

Também ofertou oficinas para mulheres em situação de risco social em Recife, onde buscou mostrar como se deve trabalhar e reutilizar objetos do nosso cotidiano que seriam descartados.

Desenvolveu projeto em parceria com a Odebrech no Panamá, ofertando oficinas de arte para transformação do lixo (objetos de vidro, madeira, plástico e alumínio), onde ajudou mulheres de comunidades carentes a encontrar um novo caminho para geração de renda. Este projeto levou aproximadamente um ano de trabalho, com diversas turmas e beneficiando cerca de 120 famílias. Para mais informações sobre o projeto, ver vídeo abaixo:


É facilmente acessada através do email tita@titaaraujo.com.br, site www.titaaraujo.com.br e pela rede social www.facebook.com.


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, close-up

Por: Andréa Martins
        Triunfense de Olinda PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!