sábado, 2 de setembro de 2017

CASA DO ESTUDANTE DE PERNAMBUCO - POR IÊDO FERRAZ





No início dos anos trinta, o Recife era o maior centro educacional formador de universitários do Nordeste. Naquela época, existiam os cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia e outros de grande importância na formação acadêmica dos estudantes que sonhavam em conquistar um diploma de Doutor. O Recife era famoso pelos cursos oferecidos, com isto vinha gente de toda parte do Brasil educar-se nesta importante cidade, mas, para os estudantes pobres do interior, estudar na Capital pernambucana era apenas um sonho, tendo em vista que naquele tempo não exista alojamento ou Casa de estudantes para pessoas carentes. Muitos universitários abandonaram os estudos e voltaram para seu pequeno interior devido a falta de recursos financeiros. 

Diante de todas as dificuldades encontradas, um grupo de estudantes do interior resolveram fundar a Casa do Estudante de Pernambuco em agosto de 1931. Durante os seus oitenta e seis anos de história, esta nossa segunda mãe deu total apoio para aqueles secundaristas e universitários aos quais acreditaram e sonharam em ser alguém na vida através dos estudos. Esta instituição serviu e serve, como ponto de abrigo para os estudantes carentes das cidades interioranas, onde eles conseguiram por meio de muita luta e sacrifico vencer na vida, devido à existência deste inesquecível abrigo estudantil. Hoje, vários ex-sócios bem-sucedidos se encontram espalhados por todo este interior nordestino. Os estudantes os quais residiram nele local sempre foram chamadas de "Xepeiros", com muito orgulho sim senhor.!


Edição  IêdoFerraz
             TRIUNFO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!