quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

COM 1,6 MILHÕES DE FOLIÕES, O CARNAVAL DO RECIFE BATE RECORDE DE PÚBLICO

Marco Zero, no Bairro do Recife, atraiu multidão todas as noites da folia de Momo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

O carnaval de 2018 foi recorde de público no Recife: ao todo, os polos de folia na cidade receberam 1,6 milhão de pessoas. O número, o maior já registrado no carnaval da capital pernambucana segundo a Prefeitura do Recife, foi divulgado nesta Quarta-feira de Cinzas (14). A cidade recebeu 300 mil foliões a mais do que em 2017, de acordo com o balanço.

“Este é o verdadeiro carnaval de rua do Brasil, e foi o maior carnaval da história do Recife. Fica aqui o agradecimento ao folião por esse belíssimo carnaval”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante a coletiva de imprensa do balanço da festa realizada no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, no Centro da capital.

O destaque da folia recifense ocorreu na noite de segunda-feira (12), quando atrações do pop-rock nacional, como Skank, Natiruts e Nando Reis, integraram a programação do Marco Zero. Nessa noite, cerca de 300 mil foliões estiveram no Bairro do Recife, o que provocou dificuldades na mobilidade.

O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, destacou que a prefeitura está atenta à situação. “Não consideramos que foi um erro colocar essas atrações juntas, e sim um acerto, já que um público de 300 mil pessoas significa sucesso. É claro que, com muita gente, é preciso ter um trabalho de infraestrutura e mobilidade, que cuidamos para que seja cada ano melhor”, pontuou.

Coletiva de balanço do carnaval 2018 no Recife foi realizada no Paço do Frevo (Foto: Penélope Araújo/G1)


A festa, que começou na sexta-feira (9), recebeu 2,7 mil apresentações, distribuídas em 44 polos. Ao longo dos cinco dias de festa, os foliões puderam acompanhar 144 apresentações de orquestras, 761 agremiações e 438 blocos, além de 1.354 shows, sendo 99% das atrações pernambucanas.

A quantidade de turistas que desembarcaram no Recife para brincar carnaval também aumentou: o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre recebeu 126 voos extras, o que representa 24,4% a mais do que no ano passado, e o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) teve 200 viagens a mais, aumentando 10% em relação a 2017.

A movimentação chegou a 300 mil passageiros no aeroporto, enquanto 60 mil pessoas passaram pelo TIP. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco, a ocupação da rede hoteleira do estado foi de 97%.

Pesquisa de opinião

Os foliões aprovaram a festa, segundo pesquisa do Centro Integrado de Pesquisas e Comunicação (Cipec), encomendada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. De acordo com o levantamento, 94,7% do público entrevistado considerou a festa ótima ou boa, enquanto 97,5% contou que pretende voltar para o carnaval recifense. Além disso, 98,8% dos entrevistados recomendam a folia na capital. Ao todo, foram 942 turistas entrevistados.

DESPEDIDA DO CARNAVAL  NO  RECIFE FOI AO SOM DE FREVO E MUITA CHUVA


Mesmo com chuva, foliões dançaram e cantaram no Marco Zero até o início da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O encerramento do carnaval no Bairro do Recife aconteceu sob muita chuva. Mesmo assim, os milhares de foliões que lotaram o Marco Zero participaram de uma 'maratona' de frevo e tiveram a oportunidade de conferir shows inesquecíveis, com destaque para Elba Ramalho.

A festa começou na noite de terça-feira (13), por volta das 21h. Os últimos acordes só foram ouvidos no início da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (14), com a apresentação do 'Orquestrão', grande grupo de músicos que desceu do palco e fez um 'arrastão' de frevo pelas ruas do Centro.

Após as apresentações de Antúlio Madureira e Almir Rouche, o Marco Zero ferveu com o show de Alceu Valença. O pernambucano subiu ao palco pontualmente à meia-noite e cantou "Bicho Maluco Beleza". Alceu passeou pelas canções clássicas de seu repertório. Entre elas estavam "Segura a Coisa", "Bom Demais", "Sou Beija-Flor", "Girassol", e "Anunciação". 

Ele também colocou o público para pular com o Hino do Elefante de Olinda, "Voltei Recife" e "Morena Tropicana". No bis, repetiu "Bicho Maluco Beleza", "Bom Demais" e "Voltei Recife".


 Alceu Valença colocou o público para frevar e cantar no Marco Zero (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A paraibana Elba Ramalho subiu ao palco às 2h para brindar o público com um show completo, com 20 músicas. Ela levou para o público um repertório com sucessos do pop-rock e MPB com roupagem de frevo.

Elba abriu com o hino do Elefante de Olinda. Na sequência, surpreendeu o público com "Sonífera ilha" sucesso dos Titãs, da década de 80, "Não Quero Dinheiro", famosa na voz de Tim Maia, e "País tropical", clássico de Jorge Benjor. No fim, convidou a homenageada da folia, Nena Queiroga, para um dueto.

Elba fez um show completo, com 20 músicas, e clássicos do pop e MPB em ritmo de frevo (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Às 4h, começou o 'Orquestrão', tendo o maestro Spok como mestre de cerimônia. Participaram maestros importantes para o frevo pernambucano, como Duda, Guedes Peixoto, Edson Rodrigues e Ademir Araújo.

Cada um regeu o 'Orquestrão' em um determinado momento do show. A festa estava muito animada e o Homem da Meia-Noite, calunga mais famoso do carnaval de Olinda, apareceu no meio da multidão, no Marco Zero.

Spok ainda convidou Nena Queiroga para cantar "Frevo Mulher" e a banda Fulô de Mandacaru e Ayrton Montarroyos pra tocar "Bom Demais".


'Orquestrão' tomou conta do palco no Marco Zero (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Na sequência, Som da Terra e Ed Carlos cantaram o hino de Batutas de São José. O Maestro Forró foi chamado pra cantar "Vinte e Dois", de Lourenço Barbosa, o Capiba, importante compositor pernambucano do século 20. Gonzaga Leal e Luciano Magno cantaram "Bela", também de Capiba.

As orquestras de frevo começaram o arrastão pelo Bairro do Recife às 6h, deixando um rastro de saudade até o próximo carnaval.


 'Orquestrão' saiu pelas ruas do Bairro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)


Fonte: G1 PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!