sábado, 31 de março de 2018

INVESTIR NA PSICULTURA PODE SER OPÇÃO - POR CARLOS FERRAZ






Quando os mananciais triunfenses voltarem à sua plenitude e funcionarem dentro da normalidade com satisfatória quantidade d' água, recomenda-se ao Poder Executivo,  por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, procurar entrar em contato com órgãos oficiais tipo o Campus Floresta, do Instituto Federal do Sertão ( IF Sertão-PE),  visando através de convênio instalar um curso de Formação Iniciada e Continuada (  FIC) .

Existe na área de produção de peixes - Sistema de Cultivo e Informática Aplicada à Psicultura - uma das  principais atividades econômicas atuais, para viabilizar e qualificar a mão-de-obra especializada na extensão viável deste município.O curso, segundo informe de pessoas que conhecem o projeto e circulam naquela região, geralmente tem duração de cinco meses e contará com atividade dividida em módulos com carga de 200 horas. 

O público alvo desejado para Triunfo é a formação de pequenos produtores, que tentam há bastante tempo introduzir a prática de pescaria aqui com maior intensidade, baseando-se nas opções básicas existentes nos precários criatorios funcionando em barragens, açudes, cacimbões, barreiros, lagoas, poços, com a determinação de expandir e transformar em um meio natural de subsistência.

A capacitação dos produtores chegou para incrementar a cadeia de psicultura dos municípios que constituem o arranjo produtivo de Pernambuco, ou seja: Itacuruba, Belém de São Francisco, Jatoba, Petrolandia, Floresta,. Mesmo com a pequena escalada de atuação desses interessados é válido  a edilidade investir na atividade, tentando  oferecer futura demanda satisfatória, caso surjam fazendas capazes de produzir significativo número de peixes com a utilização da técnica empreendida.


 

Por: Carlos Ferraz TRIUNFO PE



2 comentários:

  1. Espero que o prefeito dessa importante cidade do Estado resolva enfrentar o desafio de governar com lideranças de grande visão, igual a equipe do Blog Opinião, que apresentam propostas exemplarem.

    ResponderExcluir
  2. Esse grande trabalho realizado com reportagens incríveis publicadas, demonstram que o exercício de alta intensidade e curta duração termina influenciando a modificar o funcionamento da administração pública, que segundo alguns, se tornou mais operosa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!