sábado, 31 de março de 2018

PROGRAMA VOLTADO PARA DIFUNDIR AS ARTES E FORTALECER O TURISMO - POR CARLOS FERRAZ

Resultado de imagem para EXPOSIÇÃO DE ARTES EM TRIUNFO PE

Resultado de imagem para EXPOSIÇÃO DE ARTES DE ALES  EM TRIUNFO PE

Há alguns dias a mídia publicou revelação do Ministério do Turismo apontando uma atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017- 2019.   Triunfo foi inserido no relatório  e figurou entre os  municípios sertanejos que  registraram crescimento significativo em números relacionados ao turismo. A bela cidade Oásis do Sertão pernambucana é referida  como destino componente á região turística ligada ao  CANGAÇO E LAMPIÃO e  está situada na categoria C – que é obtida através de  dados como emprego, estabelecimentos formais de hospedagem e o fluxo de visitantes domésticos e internacionais. 



Após essa importante classificação do município, é necessário repensar a forma como o turismo deverá ser gerido e buscar sempre  inovar e valorizar os nossos atrativos.   É preciso criar na cultura e nas artes para sair da mesmice  e seguir  conquistando novos vistantes e turistas.  Para isso, uma medida  importante há muito tempo reivindicada e sem receber a devida atenção dos gestores,  seria a reestruturação geral  naqueles combalidos ambientes desorganizados  no Complexo  de Museus ( Sacro, Cidade, Engenho, Cangaço, Esportes, Fotografias) localizados na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, que atualmente perde em frequência e aprovação para o museu particular introduzido aleatoriamente  pelo comerciante Manoel Nildo Gomes ( Nildo Mocotó), no seu ambiente denominado Mocks Bar, que nada tinha haver, mas apresentando  antiguidades que representam verdadeiras relíquias ( não consideradas por alguns governistas insensíveis a causas mais aprofundadas que consideram tralhas, lixos e coisas velhas ) terminou dando certo e atraindo frequentadores críticos ao espaço oficial



Também seriam de grande valia implementar iniciativas como exposições de Artesanato, Pinturas e Fotografias para adornar, por exemplo,  o hall do Cine Theatro Guarany, atraindo considerável  visitação durante finais de semana e feriados prolongados. Essas mostras definidas e compostas de pintura realizadas em  óleo,  artesanato, entre outras linguagens levaria ao conhecimento do público artistas triunfenses como: Dione Rabelo, Natércia Basílio, Joana Darc,  Marizete Rodrigues, Chico Santeiro, Vilani Costa,  Janaína Gomes, Inês Lima,  Fátima Barros,  Marcelo Rodrigues, Inalda Siqueira, Nevinha Martins, Fátima Pacheco,  Terezinha Patu, Abraão Almeida ( Nino), Iraneide Viana,  Maria Diniz, Socorro Cosme, Fátima de Canaã,  Marcos Alexandre,   Diana Rodrigues,  Zilda Bezerra,  Adelma Pacheco,  Edileuza  Santos, João Diniz, entre outros.



Uma maneira de integrar os triunfenses e  ao mesmo tempo oferecer aos visitantes e turistas uma visão diferenciada seria um panorama da cidade de modo afetivo a partir de sua história e seus personagens marcantes  com uma  denominação intitulada da  amostra  de :VOCÊ ESTÁ AQUI. Tudo planejado com respaldo popular referindo-se principalmente voltada para a temática relacionada à saudade e a atual ausência das pessoas detectadas e comprovadas como importantes na vida do lugar que  poderia transformar-se referencial ao sugerido espaço de lazer.  Obras de artistas que  que infelizmente não estão mais entre nós,  a exemplo de Elezier Xavier,  Carlos Moisés, Madre da Glória, Severino Araújo,  Getúlio Menezes, valorizando telas e respectivos quadros a partir de fotografias passadas ou atuais..

Vale imaginar que seria fruto de bastante orgulho  e grande satisfação para familiares, amigos, parentes, contemporâneos, vizinhos, colegas, receberem com integral admiração múltiplas  lembranças dos entes queridos e figuras conhecidas expostas nas salas temáticas, onde celebrariam repassados  momentos de outrora,  através de imagens saudosistas : fotografias, quadros, telas aos relacionados e assídios simpatizantes - valorizando assim esse  nativo documental abundante, bem relativo ao município considerado "Oásis do Sertão".Talvez pudesse através dessa providência,  surgir maior estímulo e inspiração, visando um futuro cada vez mais promissor e  munido de novas aspirações. 




Por: Carlos Ferraz
        TRIUNFO - PE

33 comentários:

  1. Acho que existe ausência de plano e programa de preservação do patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRANCISCO A. RODRIGUES27 de fevereiro de 2018 às 14:03

      TRIUNFO TEM MUITO A PRESERVAR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL CONSTRUÍDO AO LONGO DO TEMPO, SEGUNDO UMA AUDITORIA E DEPOIS PUBLICAÇÃO ANTERIOR DO TRIBUNAL DE CONTAS DE PERNAMBUCO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Essa cidade tem tudo para dar certo.

      Excluir
    4. Expressa fragilidade e confusão aquelas salas atrapalhadas, a proposta desse jornal tem sentido.

      Excluir
  2. Águas Claras, comunidade remanescente quilombola, encontrava-se desprovida de políticas afirmativas sobretudo, de educação, imagine na conservação de objetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube que as gestões municipais passadas apontaram retrocessos, descaracterização do casario e pouco controle do espaço urbano do Sítio Histórico..

      Excluir
    2. José Roberto Oliveira27 de fevereiro de 2018 às 17:34

      Também deve haver por parte da administração municipal uma orientação técnica sobre a definição de cores para pintura das fachadas sendo implementadas no Plano Municipal de Educação Patrimonial e fiscalização do uso e ocupação do solo na parte histórica a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer após receberem do Tribunal de Contas do Estado o estudo realizado sobre preservação do patrimônio e a articulação com as prefeituras alcançadas Igarassu, Goiana, Rio Formoso, Brejo da Madre de Deus e Triunfo.

      Excluir
    3. Várias propostas aqui publicadas foram viabilizadas.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. AMO DEMAIS ESSE LUGAR ABENÇOADO POR DEUS

      Excluir
    6. Em respeito à demanda deveriam melhorar as opções de visitas.

      Excluir
    7. Gostaria de essa exposição que ficou no lugar do grupo Barbosa Lima se relatasse memórias e imagens de um cenário passado e nunca um ambiente decadente e sem cuidados.

      Excluir
    8. GRANDE ADMIRAÇÃO PELO QUE VCS FAZEM DE POSITIVO POR TRIUNFO

      Excluir
  3. Talvez as administrações passadas estivessem desprovidas de capacidade administrativa,técnica e operacional para preservação e difusão do seu notável patrimônio histórico-cultural.Espera-se melhoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Também esta crescendo desordenado o uso comercial, que descaracteriza o uso de cidade turística e dormitório de visitantes dos longínquos frequentadores, o que poderá em pouco tempo se transformar em um Pelourinho ( área história e boêmia de Salvador).

      Excluir
    3. Triunfo cada vez melhor.

      Excluir
    4. Não vai ter melhoria nenhuma, nem do passado e nem desse de agora. Tem construções erradas também desde o início do mandato.

      Excluir
    5. Falar e tão fácil, o bom e está aqui nesta cidade e trabalhando lá dentro e vendo as coisas erradas e não poder fazer nada. A própria população também não ajuda. Quem está lá fora acha que tudo é fácil.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. DEUS NO COMANDO

      Excluir
    8. A Setur herda anos de negligência

      Excluir
    9. Também colocam gente na Sentur, sem ter experiência nenhuma em relação ao Turismo.

      Excluir
  4. Deve esse jornal insistir em projetos, programas ou plano de gestão da preservação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insuficiência de legislação urbanística e quase omissão na preservação do patrimônio histórico.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Os museus são os lugares que mais gosto de frequentar, é como se queira voltar no tempo, mas o que observei na última visita na Festa do Estudante, demonstrou algo que deprime a gente de tão largado como está.

      Excluir
  5. Estive o ano passado nesses museus, estão com acervos deteriorados, com danos irreversíveis. Necessita uma organizada naquelas salas do bonito prédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Deve haver também intervenções relativas as placas publicitárias descaracterizando ou obstruindo fachadas de edificações históricas no perímetro de tombamento.

      Excluir
    3. Triunfo é um lugar encantador.

      Excluir
    4. O Museu de Mocotó, rsrsrs É mesmo bem melhor, pois o município é visto de outra perspectiva,rsrsrs

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!