
Outro admirável, antigo e famoso ponto turístico da área rural de Triunfo, sempre aparecendo como destaque nas várias opções de lazer, denominado " Escorregador do Brocotó", que localiza-se a cerca de 2 km da zona urbana periférica da cidade "Oásis do Sertão", do Interior de Pernambuco, situado na Região do Alto Pajeú, apesar dos constantes apelos , através dos informativos locais, infelizmente nunca foi cadastrado na Secretária Municipal de Turismo - Settur. Ninguém consegue entender a razão de tamanho desinteresse e enorme morosidade ao longo dos anos.
Saibam todos portanto que, desde aquela época, a valorosa estrutura do famoso 'Escorregador do Brocotó', onde após sentar com alguma proteção para as nádegas descia- se com velocidade, finalizando no satisfatório ,profundo e agradável poço - repleto de águas cristalinas. que encantavam. Naquele setor, costumava-se no passado, ser abundantemente visitando nos finais-de-semana, com relativa frequência de diletos amigos, habituados realizarem concorridas reuniões semanais junto a integrantes das respectivas proles.
Podendo ser destacadas entre elas, pela costumeira presença, as famílias: Antas (José Antas), Veríssimo (José Veríssimo), Florentino ( João A. Florentino), Alves ( Elias Alves) Siqueira ( Ester Siqueira), Laurindo ( Benedito Laurindo), Sampaio ( Floro Sampaio ), Santos (Valdemar Santos), Rodrigues ( Antonio Rodrigues), Lopes (José Lopes " Zuca"), Ferraz (Otacílio Ferraz), Cândido ( João Cândido), entre outras. E também por visitantes de Serra Talhada, Calumbi, Princesa Isabel, Custódia, Flores, Betânia, Carnaíba, envolvidos nos animados tradicionais "pic - nic", geralmente aos domingos.
Cachoeira do Brocotó, do Crispim ou do Escorregador
Localizada entre a PE-350 e a Serra do Brocotó, a cachoeira está ambientada por um trecho de mata degradada em sua margem esquerda e na sua margem direita a serra do Brocotó. A vegetação em seu entorno é complementada por vegetação rasteira e gramíneas. A sua altura é de aproximadamente 20m e a sua largura varia de 07 a 10m. Não é balneável, devido a sua morfologia com quedas abruptas, mas é bastante interessante para contemplação. Apenas em pequenos trechos próximos às margens é possível banho em forma de bica. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. Existência de ocupação humana próximo ao atrativo. A cachoeira só corre com grande volume d'água no período das chuvas, que pode variar de janeiro a junho.
Por: Carlos Ferraz
TRIUNFO - PE



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!