Nasceu em Triunfo no dia 7 de junho de 1883 seus pais foram Manoel de Souza Diniz e Maria Emília Duarte Diniz, irmãos : Pompeu, José, Napoleão, Gaudino, Manoel , Joaquim , Erundina, Leonor , Maria Amália e Cícero Duarte Diniz .
Estudou 3 Anos em Roma no Colégio Pio Latino.
Estudou no Seminário de João Pessoa - PB
Ordenou- se sacerdote no dia 15 de novembro de 1908 e aos 8 de dezembro celebrou sua primeira missa.
Foi designado para a Paróquia de Cajazeira, permanecendo por pouco tempo , sendo nomeado como vigário de Princesa Isabel PB aos 11de março de 1909, ficando até16 novembro de 1911.Nessa nesma data foi nomeado vigário de Santo Antonio do Piancó PB , até 1912.
Voltou para Princesa Isabel e em 1915, veio para Triunfo auxiliando o padre Antonio Ayres Esteves, e aos 5 do mês de dezembro do mesmo ano, assumiu a Paróquia , permanecendo até o dia 2 de março de 1838.
Fez doação dos seus bens a Igreja, como: os sítios Jardim e Santo Amor , além da Casa Paroquial.
- Fundou em Triunfo:
A Pia União das Filhas de Maria aos 15/ 9 / 1916 ;
- A Academia Nossa Senhora das Dores em 7 /:3 / 1937 ( para mulhetes);
- Construiu a Igreja de Nossa Senhora das Dores, iniciando os trabalhos em 1926, momento difícil para Triunfo, às escuras e assolado pela Peste Bubônica , padre Eliseu andava com a imagem de Nossa Senhora das Dores ,realizando leilões e campanhas para a construção, indo até outros estados. Também atendia a todos os enfermos, mas nunca foi contaminado pela doença.
- Foi diretor Espiritual de Triunfo ;
- Diretor da Casa de Caridade do Padre Ibiapina .
Trabalhou 23 anos com muita luta e sacrifício .
Não aceitou ser transferido de Triunfo e também por questões de desentendimento com o bispo Dom Adalberto Sobral, foi afastado das suas atividades sacerdotais, passando a morar num sítio ou em casas de amigos ,mas continuou as celebrações em vários sítios, como : Paus Brancos, Caldeirão, Saco dos Bois- ( Canaã ) , Santa Maria, Espírito Santo, Curalinho, é outros...., a pedido e convite dos moradores.
Com a chegada de Dom Adelmo Machado, Monsenhor Eliseu, voltou às atividades religiosas e a morar na Casa Paroquial, onde faleceu aos 7 de maio de 1948, às 12 horas da manhã. Na ocasião estavam presentes, seus irmãos Nelo e Gaudino, o sobrinho dr. Arthur Leal Diniz, às madres Jeronima e Emerana, frei Bruno, o tabelião Aprígio Higino D' Assunção , dona Alexandrina e o vigário padre Luiz Sampaio.O velório foi na Casa Paroquial, conforme seu desejo .
Jamais,Triunfo poderá esquecer esse filho ilustre, MONSENHOR ELISEU DUARTE DINIZ que nos presenteou com o prédio da Igreja de NOSSA SENHORA DAS DORES, edificação de grande requinte e monumentabilidade.
Texto Diana Rodrigues Lopes
Boa noite gente.
ResponderExcluirMuito obrigado pela postagem, Triunfo sempre foi e será uma surpresa para e acredito que para muitos.
Eu já conhecia um pouco da história do Padre Ibiapina porém não me recordo de ter ouvido a respeito deste ilustre conterrâneo.
Um abraço e uma ótima semana pra todos, na paz do Senhor.