Aos 13 de junho de 1884 , a Vila e Têrmo ( subdivisão de Comarca) de TRIUMPHO, foi elevada à Cidade e Comarca, através da Lei Provincial n° 1805, Artigo III , desligando- se d Villa Bella ( hoje Serra Talhada) , que pela Lei 1057, Artigos I e II , de 7 de maio de 1872 , deixou de ser a sede da Comarca de Flores e ficou como Comarca própria, à qual foi adicionado o Têrmo de TRIUMPHO. Por essa razão Triumpho pertenceu e tornou-se independente de Villa Bella , é não de Flores.
A Comarca foi instalada somente aos 25 de janeiro de 1890, sendo seu primeiro juiz , Artur Eloy de Barros Pimentel .
Também em junho de 1884 , foi inaugurada em Triumpho , uma Estação Telegráphica , sendo seu primeiro telegraphista o Sr.Aurélio de Araújo, que veio transferido da Bahia, r o segundo foi Júlio da Costa Campos.
Nessa época TRIUMPHO, tinha como BENS CULTURAIS :
- A imagem de Nossa Senhora das Dores, trazida pelo capuchinho Frei Vidal da Penha;
- A casa de Caridade , instalada pelo padre Ibiapina em 6 de janeiro de 1871;
- A Divina Pastora, colocada na parte posterior e mais alta da Igreja, presente dos padres jesuítas Antonio Onoratti e Antônio Aranhetti, em 1875 ;
- igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em pedra, pelo capuchinho Frei Estêvão da Hungria , em 1876
Texto Diana Rodrigues Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!