Fábio Mozart
É conhecer Princesa Isabel, a terra do Coronel Zé Pereira, o homem que enfrentou João Pessoa e criou uma República Independente, experiência separatista que ficou para sempre nos anais da História do Brasil como a revolta de Princesa. Até hoje o coronel Zé Pereira tem representantes na política local. O grupo Pereira está no poder por mais de cem anos. Nem por ser o cenário dos romances geniais de Tião Lucena, uma espécie de arqueólogo contemporâneo de esquecidas histórias do nosso povo.
Mas Princesa Isabel me encanta e impressiona pelo seu casario que ainda resta, tudo bem desgastado pelo tempo, conforme testemunhou um amigo ao visitar a cidade, que tem história para contar em cada esquina. Poderia ser melhor conservada.No dia em que eu for a Princesa Isabel, dou um pulo em Triunfo, Pernambuco, a cidade mais alta e mais fria do meu Estado natal, que nasci na Zona da Mata Norte, num lugar chamado Timbaúba, conhecido como a Princesa Serrana.
O problema é que Princesa Isabel fica a 420 quilômetros de João Pessoa. Meu cururu não tem motor para suportar viagem tão longa. Apesar da riqueza do seu patrimônio histórico, não temos viagens turísticas para lá. É a velha tradição da gente não dar importância à riqueza cultural de nossa terra. Com a história que tem, Princesa Isabel poderia viver só de turismo cultural. A pequena cidade que se declarou território livre é um nicho turístico extraordinário, mas o paraibano prefere ir para Miami ou Paris. Os mais pobres se contentam com Gramado ou Foz do Iguaçu. Os que beiram à miséria, como o leão que vos fala, sonham com um passeio na terra de Canhoto da Paraíba, lugar que foi o estopim da bomba destruidora da República Velha.
Abaixo, o decreto de proclamação da independência do município de Princesa.
DECRETO Nº 1, DE 9 DE JUNHO DE 1930
Decreta e proclama provisoriamente a independência do Município de Princesa, separado do Estado da Paraíba e estabelece a forma pela qual deve ele se reger.
A administração provisória do Território de Princesa, instituída por aclamação popular, decreta e proclama a resolução seguinte:
Art.1º - Fica decretada e proclamada provisoriamente a independência do Município de Princesa, deixando o mesmo de fazer parte do Estado da Paraíba, do qual está separado, desde 28 de fevereiro do corrente ano.
Art.2º - Passa o Município de Princesa a constituir, com os seus limites atuais, um território livre, que terá a denominação de Território de Princesa.
Art.3º - O Território de Princesa, assim constituído, permanece subordinado politicamente aos poderes públicos federais, conforme se acham estabelecidos na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil.
Art.4º - Enquanto, pelos meios populares, não se fizer a sua organização legal, será o território regido pela administração provisória do mesmo território.
Cidade de Princesa, 9 de junho de 1930.
- José Pereira Lima
Deputado estadual e coronel
Não conheço pessoalmente a cidade de Princesa Isabel-PB, mas sempre ouvi falar da sua rica história tomada por acontecimentos marcantes no princípio do século passado.
ResponderExcluirMarta Freire
Recife-PE.
Acho Princesa Isabel um local bonito com casarões iguais aos daqui. Teca
ResponderExcluirSer prefeito agora neste lugar, precisa estágio em Princesa, na Lagoa da Fazenda.
ResponderExcluirMEU SONHO DE CONSUMO É VOLTAR A OUVIR A LOCUÇÃO OFICIAL PERFEITA NOS EVENTOS DE TRIUNFO PELO DENIS CARLOS GOMES.QUEREMOS ELE NOVAMENTE, PORQUE BOM DEVE SER MANTIDO.
ResponderExcluirTriunfo é um dos municípios pernambucanos que poderia investir mais no turismo ecológico, tem um bom potencial, possui muitas reservas, uma enorme área verde e uma belíssima vista panorâmica.
ResponderExcluirA prática de realização de trilhas ecológicas tem sido muito comum e bastante procurada em todo o Brasil.
Anderson Santos
A demolida estrutura da Mini-Ceasa que foi construida e destruida sem nunca ter funcionado um dia se quer , continua abandonada, servindo de esconderijo para traficantes e ladrões. André
ResponderExcluirCOMO ROMA NÃO FOI FEITA EM UM DIA É POSSÍVEL QUE NO FUTURO OUTRAS PESSOAS DIGNAS VENHAM A GOVERNAR TRIUNFO. Silvia.
ResponderExcluirMUDAM O TEMPO, O VENTO E A LUZ, SÓ NÃO MUDA A POLITICALHA DESSA CIDADE.CADA DIA PIOR.Silvia
ResponderExcluirO sonho de consumo é repetir dois aviões daqueles que destruiram as torres gêmemas em 11 de setembro de 2010 no EUA, atingindo a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, quando só estiverem dentro todos corruptos.BUUUMMMMMMMMMMM!
ResponderExcluirEsse tempo que eu julgava não retornar mais e que pode se iniciar como algo físico e real, mas que não podemos modificar. Suzete Lima
ResponderExcluirMEU SONHO SERIA UMA CÂMARA DE VEREADORES FORMADA POR:
ResponderExcluirHérica Karla,Denis Gomes,Carlos Ferraz,Sargento Cesanildo,Ines Carvalho,Lucivaldo Ferreira,Ronaldo Vasconcelos, Seu Paiva,Diana Rodrigues.
Eu quero apenas carinho, o mundo olhando prá mim, não quero viver mais sózinha, pois a vida assim é ruim.Jeane - Vila Jericó
ResponderExcluirANELIZA REPRESENTANTE DA VILA DE JERICÓ COMO NOSSA FUTURA VEREADORA 2012.EDILSON VICE-PREFEITO DE CARLOS FERRAZ OU PAULO ITÀLO.APOIO DR MANINHO E CABO VAVÁ.
ResponderExcluirCorrigindo a falha do anônimo: Não é Aneliza, é a professora Anelita esposa de Edilson de Jericó.
ResponderExcluirMeu sonho de consumo é colocar todos os ladrões da prefeitura e da câmara num paredão e mandar capitão Denis, tenente César e cabo Romão detonar uma rajada nessa turminha safada. Leo
ResponderExcluirCABO VAVÁ.KKK TÁ COM NÓIS DENOVO JUNTO COM DR LUCIANO, DR OSAILDO,DR BATISTA E O POVO
ResponderExcluirLevantamento recente mostra que mais uma vez o povo não é favorável colocar o avião naquele lugar. Prefeito foi desmentido que a FAB exigiu o aquele lugar.Beto
ResponderExcluirCABO VAVÁ VOLTOU PARA O NINHO DOS ABUTRES? NINGUÉM PODE PREVER A CARA DE PAU DESSE RAPAZ.E O PIOR É QUEM VAI ATRÁS.kkk
ResponderExcluir