 |
| Câmara de Vereadores de Triunfo |
Debate com especialistas no assunto, sobre o que ainda resta da bela arquitetura de Triunfo, conclui-se reafirmando que as cores vivas revelam mais os detalhes dos prédios históricos do Centro, evidenciando a revitalização do conjunto de imóveis situados principalmente no entorno das praças Carolino Campos e Monsenhor Eliseu Diniz, abandonado há décadas e que merecia um cuidado especial da municipalidade em convênio com empresas interessadas em participar no investimento necessário de recuperação daquele importante cartão postal da cidade.
Podemos citar entre as edificações levantadas naquele destacado setor, os valorosos pontos pertencentes às família Queiroz (casarão do espólio Antonio Queiroz) e Lopes (sobrado do espólio Aureliano Lopes), ambos na artéria denominada Rua Clementino Diniz (no oitão da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores), Centro, bastante admirados, fotografados e filmados por habitantes, visitantes e turistas que transitam observando com atenção os prédios merecidamente tombados por Lei Municipal de 1988, de autoria do vereador Carlos Ferraz. Aguardamos que alguma providencia seja tomada.
Conclamamos aos órgãos competentes e respectivamente vinculados, como: Prefeitura Municipal de Triunfo (PMT), Secretaria de Turismo (Setur), Câmara de Vereadores de Triunfo (CVT), Associação Comercial do Município de Triunfo (ACMT), Academia Triunfense de Artes e Letras (ATLA) , a tomar uma justa iniciativa, não esquivando-se enquanto os prédios ficam deteriorados a cada dia. Outro merecedor de reparos e que recebeu tratamento estrutural (voltando a brilhar perante o casario central) foi aquele da antiga galeria, vizinho ao Fórum da Justiça, pertencente ao empresário Adeildo Pereira.
Possuímos nesta Estância Climática, considerada "Oásis do Sertão" várias fachadas com detalhadas janelas merecendo passar por um processo de recuperação para abrigar, repartições,comércios, exposições museus, entidades privadas, podendo chamar a atenção se pintados em tons ocre e branco, somando-se entre eles alguns de variadas influências arquitetônicas, sofrendo influências ecléticas francesas e neo-clássicas o que contribuiria para deixar o nosso Sítio Histórico de cara nova.
Deve ser dado uma chance à preservação do patrimônio da cidade que pelas fotos está muito acabadinho.
ResponderExcluirA cidade está precisando de uma ação impactante em seu espaço como um todo. Precisamos de um plano de gestão para Triunfo, a partir da identificação de seus maiores problemas e de metas traçadas para cumprir.
ExcluirDeve-se ter atenção a despesas supérfluas e pequenos detalhes com que os administradores estão acostumados e que podem ser otimizados. Uma boa solução para isso é envolver e ouvir a opinião de equipes capacitadas para indicar as necessidades urgentes.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirA cidade é bastante bonita, mas também muito desprezada, deviam cuidar mais da sua arquitetura destacada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirNa maioria dos casos, o mínimo recomendável é que haja um planejamento para se terem disponíveis os recursos suficientes para o próximo mês. Se isso não ocorrer, provavelmente haverá um grande impacto negativo no processo produtivo, com paradas necessárias ( por falta de recursos). Mas quando a administração é voltada para assistencialismo, nada disso consegue funcionar direito.
ResponderExcluirA questão do casario da Cidade de Triunfo não é um problema novo e muitos sabem disso. O problema maior é que na atual administração a destruição dos velhos casarões transformando as casas, principalmente em comércio, não são obedecidaa a rigor como deveria.
ResponderExcluirO problema é cultural mesmo. Vê-se que a secretaria de cultura, a getão atual, só sestão voltados para os seus próprios intereses senão vejamos: Carnaval, qual o atrativo legal para uma festa animadissima da cidade. Semana Santa, ouviu-se falar em alguma coisa a não ser a realidade cristã do Pe. Edilberto? São João, a cidade mais parecia uma cidade fantasma e os poucos arraiais que apareceram tiveram iniciativa de moradores ou de pessoas que queriam continuar com a tradição. Festa do Estudante que teve o nome trocado e que resumiu-se a apenas três dias, isso não fosse a audácia de algumas pessoas que enfiaram suas mãos na cumbuca para conseguir o pouco mel. Foi um atropelo geral. A pior festa que Triunfo já teve. Agora o MOTOFEST que não fosse a genialidade de vontade de fazer de Dr. Cristóvão e de Dr. Bruno não teria sequer saído do papel. O prefeito dessa cidade só sabe mentir. Nunca veio à público dar explicações sobre os processos que responde onde envolve até mesmo a sua família e ainda falta à audiência. Tenta denegrir a imagem de pessoas honestas que não tem sequer um processo contra eles. Lula Baião foi vice com João Hermano também, e, vai-se a pergunta: Quantas pessoas foram absolvidas pela prefeitura indicadas pelo João Hermano? No governo em que Lula Baião foi vice, todo o secretariado e diretoria foi indicado por Luciano Bomfim. Sempre mandando, sempre o figurão, sempre o todo poderoso. Queria Deus que não aconteça nada de muito grave na MOTOFEST para que os visitantes, turistas e até a população da cidade não tenha que se deslocar para as cidades vizinhas porque aqui não tem mmédico de plantão como no domingo passado. Quais equipamentos novos são esses da maternidade que ninguém nunca viu? E a ampliação da Unidade Mista que estva entre as suas prioridades nas propostas da campanha passada? O dinheiro para saúde vem, os incentivos chegam mas até mesmo os médicos e enfermeiros ficam até quatro meses sem receber, duvidam? Tenho provas disso e de tudo que vos falo.
Qual a obra acabada por esse gestor a não ser os quebra-molas (obstáculos para cavalo) que construiu e que alguns tiveram de ser adequados por recomendação do Ministério Público. Pena saber que um médico deixa a saúde tão sucateada ao ponto que chegou. Ah, ele falou em casa de apoio em Recife. Voces já foram lá? Só existe um banheiro para uma porção de pessoas que se amontoam até mesmo no terraço da casa e isso quando conseguem vaga para viagem. Viram a situação das estradas que levam os turistas aos pontos maravilhosos da Cidade? Viram como foram despejados os marchantes do seu local de trabalho de mais de quarenta anos, à força, com a polícia, tratando-os como marginais. Usou o poder de polícia que tem mas nunca usou o poder de polícia para conter o avanço das invasões e das casas construídas sem licença porque assim perderia votos e apenas quarenta marchantes não iria fazer diferença, mas o povo viu, soube e descontentou-se com o autoritarismo.
Como disse antes, Vá prefeito, se teiver coragem, ao guia eleitoral falar das firmas fantasmas, dos falsos médicos contartados, dos processos que o senhor responde, porque faltou na audiência e porque deixa a cidade principalmente nas festas para se divertir em outros lugares. Isso é continuar com o que? Continuar com o fim da Cidade, isso é o que voce quer. Estamos de olhos abertos. Cada passo seu e dos seus estão sendo monitorados.
Seja no mínimo elegante já que a sua postura física não lhe favorece.
Aguardo pelo seu pronunciamento acerca do que lhe foi perguntado, isso é, se voce tiver coragem de responder.
José de Arruda
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir