quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CRIAR MUSEU COM ACERVO LOCAL




Acervo Betos Bar



Acervo Casa Grande das Almas


Acervo do Mock's Bar
Acervo do Engenho São Pedro

Sempre ouviu-se dizer que todo turista que se preza não considera uma cidade por conhecida sem visitar pelo menos um dos seus museus, caso exista lógico (mas  é um crime um município não honrar pela sua própria história e deixar de manter viva a sua memória) disponibilizando a  moradores locais, conterrâneos residentes fora, visitantes e turistas, acontecimentos de uma vida inteira da localidade a serem apreciados como atrativos culturais transformados em peças diferenciadas: objetos, quadros, livros, discos, fotografias móveis, trajes, utensílios, entre outros.

Para os triunfenses e moradores dos municípios circunvizinhos desprovidos desses  espaços ; vale à pena instalar em setores variados pontos para atrair pessoas  que nunca foram em um ambiente e nem valorizaram esses equipamentos muitas vezes encontrados em suas residências no passado, que só se deram ao trabalho de observar na infância, criando um prévio roteiro para reencontro com o tradicionalismo acalentado em benefício da perpetuação dessas obras antes desvalorizadas, mas de importância significativa pelo valor afetivo exposta num acervo.


Nessas exposições com instrumentos conseguidos junto à população local (José Evangelista - "Zé de Inah", Manoel Gomes - "Nildo Mocotó", Roberto Vasconcelos - "Beto Bar" proprietários de  várias relíquias e outros mais), os participantes desses encontros saudáveis poderão constatar equipamentos  classificados na categoria  histórica que integrará o valoroso patrimônio de nossa terra que igualam-se a outros recantos da Região do Pajeú e toda sociedade nordestina.Vamos aguardar que essa iniciativa seja colocada em prática para nossas opções ampliarem.

5 comentários:

  1. Mª do Socorro Bezerra Lima20 de setembro de 2012 às 07:04

    Será que não poderia a administração acatar o sugerido aproveitando desses acervos em museus variados em pontos da cidade, fazendo disso um instrumento de inclusão social? A Secretaria de Assistência Social deveria assumir essa ferramenta de qualificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MUITO SONHO. NINGUÉM AGUENTA MAIS....

      Excluir
    2. Que bom mostrar a cara e sonhar. Continue, a gente adora amigo, é muito despeito contigo.

      Excluir
  2. Achei razoável a sugestão da Ação Social adotar a causa para melhoria do turismo que necessita mais investimento de atrativos, pq tenho cá minhas dúvidas que a Setur se proponha executar, por entender que não fez até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!