| Papai, mamãe e filhinho |
![]() |
| Eleitorado da família cágado |
No lago João Barbosa, vulgo “açude público”, além dos peixes, dos patos ainda existem os cágados, que queriam comentar assuntos políticos sem ter uma opinião formada sobre o fato, não sabiam sequer se realmente a democracia para eles era importante, achavam que inteligente seria criticar ambas as partes, provocar uma situação que nem mesmo o mais intelectual dos seres humanos, não conseguiria solucionar este dilema, era como se estivessem no mundo da lua.
Que a sua escolha só fosse importante se aparecesse um “salvador da pátria”, com todas as qualificações estabelecidas por eles, coisa que deveria estar somente dentro da imaginação dos seus filhotes cágados, que acreditam em super-heróis. Se não aparecer o grande, o super, o espetacular, perfeito, o grandioso representante da cidade de Triunfo digno do seu voto, resolveram inovar, incentivar a todos os moradores do lago a votarem nulo e desta forma ninguém seria o prefeito da cidade, tudo seria entregue as baratas.
.
Os peixes não entenderam nada, os patos também não. Como pode alguém neste mundo viver sem escolher o que é melhor para ele, ou simplesmente escolher o menos ruim? Esta era a dúvida. Os peixes começaram a se perguntar: “como pode alguém viver assim? Já imaginou se estes cágados fossem para um lugar qualquer, estivesse com muita fome, a ponto de morrer, só que o que tinha para comer fosse duas coisas que eles não gostam, e só poderia escolher uma delas, será que morreriam de fome? Se estivessem desempregados, embora fossem formados em direito, e tivessem bastante endividados, e aparecessem dois empregos para ganhar um bom salário, embora não gostassem de nenhum dos dois empregos, ficariam desempregados? Endividados? Lisos? Esperando conseguir algo na sua área? Será que isto seria uma atitude inteligente? E se estivesse em uma situação em que a sua vida estivesse em risco, e o médico dissesse que ele só teria duas escolhas, ou fazer uma coisa que ele não gostava ou morrer? Será que simplesmente não saberia escolher?
Já pensou se um cágado deste chegasse ao poder, o que faria? Pois acha que nesta vida só existe uma solução; não opinar para não errar. Mas a vida é cheia de desafios, sempre terá alguém que não concorda, não acredita, e vai ficar em cima do muro, olhando tudo acontecer e criticando, criticando e criticando. Mas quem tem atitude, toma uma atitude e está sempre pronto para ser desafiado, para questionar, cobrar resultados, responsabilizar quem cometeu algum ato reprovável em sua administração, e tirar do poder aqueles que um dia ele acreditou, isto é a vida.
Diz o ditado popular, “quer conhecer o homem, dê a ele poder e riqueza”. A democracia é o governo do povo, onde o povo é soberano, pois o que decidirem está decidido e quem não tem este compromisso, também não tem direito de ser ouvido. Os peixes e até mesmo os patos acharam que os cágados seriam animais polémicos, mas sem conteúdo, que não dava nem para comentar porque seria uma perda de tempo, escutar tanta lorota ideológica sem fundamento.

O título não ficou muito claro.Desejaria saber da exímia escritora o motivo dos "cágados" votarem nulo.Explique por favor.
ResponderExcluirQuando o prefeito dá entrevista coletiva na rádio dos seus empregados esclarecendo denúncias do Ministério Público, acusando-o de improbidade administrativa?
ExcluirDr. Maninho, o senhor pode falar nisso? Já esqueceu o passado?
ExcluirSr. José Alves de Lima, tenha plena certeza de que o prefeito jamais vai responder a essa pergunta na rádio. Fugiu da audiência, faz acusações infundadas a outros que não tem processos. Quanto ao Dr. Maninho, responde no tribunal de contas que teve suas contas rejeitadas mas não existe denúncia como a do prefeito sobre ele. Ele não é nenhum santo e está na campanha por interesse próprio, é problema pessoal dele com o prefeito, a oposição não quer nem saber dessa biga dos dois. Lutamos por uma Triunfo melhor, Não pensem que os interesses de Dr. Maninho estão nos planos do nosso plano de governo. Somos e vamos continuar assim, o problema de Dr. Maninho com o prefeito é dele mas o problema da péssima administração do municípío é nossa.
ExcluirPara mudar, voce já sabe. Lula Baião e Paulo Ítalo.
José Arruda.
Valéria Menezes, nas pesquisas que os blogs, opinião e jet, percebemos o grande número de pessoas que estão optando em anular o seu voto. Pretendemos que estas possam fazer uma reflexão sobre o assunto e vejam se realmente é uma atitude inteligente deixar que as outras pessoas escolham por elas o futuro de nossa Triunfo. Será que o voto nulo é um voto consciente? Eis a questão...
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO dinheiro que sobra nas câmaras municipais falta na educação. A Constituição no Artigo 29ª, determina repasse do orçamento municipal para as respectivas câmaras de percentual que varia em função da população de 7 a3,5.Uma aberração! Fora malandros desonestos!!!
ResponderExcluirNa verdade, a política social que se materializa nessa cidade, quase sempre ataca as causas dos problemas sociais provocado pelo desemprego às custas do assistencialismo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirexiste muito cara de pau nesta cidade. o cara apronto e aparece como não tivesse feito nada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir