Mitos e verdades sobre contaminação
Quando o assunto é evitar a proliferação de bactérias todos os cuidados são essenciais para uma vida mais saudável e sem doenças. O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, alerta que é preciso vencer as batalhas diárias em cada detalhe da nossa rotina contra aqueles seres minúsculos e tão prejudiciais à saúde.
Confira dicas e esclarecimentos sobre alguns dos maus hábitos que podem deixar de ser praticados no seu dia a dia:
É preciso lavar as mãos oito vezes ao dia?
Sim. As mãos devem ser lavadas sempre antes e depois de usar o banheiro. Antes para não contaminar as partes íntimas e depois para não contaminar o que você pegar.
Devo fazer dois furos na lata de leite condensado?
Não. As pessoas têm o hábito de pegar a lata de leite condensado e fazer dois buraquinhos, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado, mas pelo outro entra uma porção de bactérias. Para evitar essa contaminação, despeje o leite condensado em um recipiente de plástico ou de vidro, tampe e guarde na geladeira.
O ideal é trocar a escova de dentes de seis em seis meses?
Não. Troque a escova de dentes com mais frequência: é preciso fazer pelo menos a cada três meses
O lugar correto dos ovos é na porta da geladeira?
Não. Sempre aprendemos a colocar os ovos na porta da geladeira, até mesmo porque os eletrodomésticos vêm de fábrica programados com essa função. Porém, é um dos erros mais graves. O balanço da porta e a pouca refrigeração favorecem a deterioração do produto e o ovo vira uma estufa para a criação das salmonelas (bactérias responsáveis por boa parte das intoxicações alimentares).A dica é guardar dentro da geladeira, mas não na porta.
Devo lavar a carne antes de temperá-la?
O biomédico diz que lavar carne não elimina bactérias e sim aumenta a quantidade de água facilitando a proliferação de microorganismos, além de levar à perda de nutrientes. A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.
A tábua de carne de madeira é a que mais acumula bactéria?
Sim. Escolha tábuas de plástico ou de vidro: elas são melhores para cortar os alimentos, e se bem higienizadas não acumulam bactérias. Elas devem ser trocadas assim que surgirem manchas.
As frutas devem ser colocadas dentro da geladeira?
Sim. Com exceção da banana, todas as frutas devem ir direto para a geladeira para evitar bactérias.
As formigas são inofensivas quando o assunto é contaminação?
Não. As formigas são consideradas as maiores agentes transmissores de bactérias. Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo. A presença delas na cozinha é perigosa, pois são fontes de contaminação. O melhor é usar iscas para prevenir sua proliferação.
Posso dar descarga com a tampa aberta?
Não. É preciso dar descarga com a tampa abaixada. Dar descarga no vaso com a tampa aberta pode espalhar germes no ar contaminando objetos que estiverem no banheiro.
A esponja de lavar louças deve ser desinfetada diariamente?
Sim. Para se ver livre das bactérias os cuidados com a pia devem ser redobrados. A esponja de lavar louças deve ser desinfetada diariamente com água quente e trocada semanalmente. Ela é o principal foco de bactérias da cozinha e sua vida útil não deve passar de sete dias.
É errado guardar comida quente na geladeira?
Não. Não há erro em guardar comida quente na geladeira. O único problema é que vai aumentar o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
Dica: guarde sua comida quente na geladeira mas com o recipiente tampado. O ar frio vai bater na tampa e vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas você pode fechar.
Posso comer ovo com gema mole?
Não. Ovos crus e semicrus podem causar o risco de se contrair salmonelose (infecção alimentar causada pela bactéria salmonella que causa diarréia intensa e outros sintomas abdominais). Clara e gema devem estar firmes e bem cozidas.
Soprar velinhas de aniversário contamina o bolo?
Sim. Este é um péssimo mau hábito. O bolo fica contaminado por bactérias da saliva. Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar intoxicações como vômito e mal-estar. Evite também deixar o bolo fora da geladeira.
Fonte: Saúde/MSN
Meus parabéns pela excelente matéria, deveriam continuar com esse tipo de postagem que tem uma expressiva finalidade que é educar os leitores potenciais repassadores para a população.
ResponderExcluirGostei do diagnóstico do Dr. Bactéria, muito proveitoso para a vida de todas nós que temos filhos e precisamos ficar alertas com muitos costumes errados que estamos habituadas desde criança.
ResponderExcluirEsse é um eficiente instrumento para dar conhecimento e fazer a diferenciação entre a teoria e a prática.Aprovada a iniciativa.
ResponderExcluir