Antiga Cadeia Pública de Triunfo - Praça da Bandeira |
O município de Triunfo depois de passar anos amargando a falta de uma Cadeia Pública ou um Mini-Presídio, por conta da péssima estrutura existente para essa finalidade, ocasionando não ser mais utilizada devido oferecer risco de desabamento e fuga dos prisioneiros, ficando então as pessoas condenadas por cometer crimes, na época detidos em prisão provisória no vizinho município de Calumbi.
A desativação terminou contribuindo para a celebração de satisfatório convênio, envolvendo Governo do Estado, Serviço Social do Comércio e Prefeitura Municipal. O registro da cedência daquele espaço destinado ao sistema prisional para outra finalidade completamente diferente, foi uma proposta inteligente do presidente da Fecomércio, profº Josias Albuquerque.
Terminou transformando um decadente prédio de destacada arquitetura na maravilhosa recém-inaugurada "Fabrico de Criação Popular", com recursos próprios. No ex-imóvel público acabou sendo empregada integral melhoria nas deterioradas condições físicas internas e externas, ao mesmo tempo em que as mudanças gerais foram de ordem mais ousadas. Houve também a recuperação de: telhado, revestimento, portas e janelas, piso, redes hidráulicas e elétricas, pintura, instalação de novas áreas. Houve investimentos que realmente mudaram o cenário da antiga cadeia.
Com a parte cultural agraciada com esse espaço, a gestão municipal também deveria lutar para conseguir a instalação de uma unidade prisional aqui, uma vez que várias cidades foram agraciadas pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, justificando a precariedade da desativada e a necessidade atual dos apenados transferidos para a unidade no município de Salgueiro-PE, a mais de 200 km e seus familiares obrigados ao inconveniente deslocamento para visitações semanais.
Muito justa reivindicação, por que todos estão sujeitos a passar por uma situação dessas, ninguém sabe o dia de amanhã.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirConcordo com o senhor Sebastião, pimenta nos olhos alheios é refresco...se um familiar nosso cair numa fraqueza, vamos ter que amargar uma viagem toda semana para o presídio de Salgueiro.
ResponderExcluirBom!!! Espaço cultural, sim!!! Esse lugar era deprimente...!!!
ResponderExcluir