quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ÚLTIMA OBRA DE NIEMEYER, MUSEU DOS TRÊS PANDEIROS EM CAMPINA GRANDE PB


Museu dos três pandeiros é inaugurado em Campina Grande (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Foi inaugurado na noite de quinta-feira (13) em Campina Grande o Museu de Arte Popular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o ‘Museu dos Três Pandeiros’, segundo o arquiteto Luiz Marçal, integrante da equipe de Niemeyer e responsável pela obra na Paraíba, o projeto é o mais recente concluído no mundo com a assinatura de Niemeyer.

A inauguração do Museu de Arte Popular da Paraíba, batizado de "Museu dos Três Pandeiros" foi destaque nacional com matéria poblicada no Estadão e nota na coluna do jornalista Cláudio Humberto. Orçada em R$ 10,5 milhões, a obra foi construída pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - com apoio da ex-primeira dama Sílvia Cunha Lima - ao longo dos últimos três anos, com 126 painéis de vidro.

O museu vai acolher trabalhos de artistas paraibanos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês e Elba Ramalho.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento da UEPB, Antônio Guedes Rangel Junior, uma medalha do Mérito Universitário da Universidade foi entregue a Oscar Niemeyer pelo auxílio prestado à instituição, com a idealização do prédio.
 

 Ele fez a doação para a universidade do projeto para a Biblioteca Central da UEPB, um complexo urbanístico que envolve biblioteca, anfiteatro, praça e teatro de arena, posteriormente incluído um também um Museu da Ciência - disse o reitor.

A  ideia da construção de uma obra assinada por Niemeyer começou durante a gestão do prefeito Cássio Cunha Lima, hoje senador pelo PSDB. Ele também foi o responsável por firmar convênio, em fevereiro de 2009, com a universidade para construir a obra.
Na cerimônia, houve a solenidade de transição da reitoria da universidade, passando da gestão de Marlene Alves para Antonio Rangel Junior.

O evento teve início com o hino nacional cantado por Adília Uchoa e celebração religiosa com bençãos do padre Assírio. A assessora técnica de museus da Paraíba, Silvia Cunha Lima, afirmou que o local está pronto para abrigar o acervo cultural do estado. “Nossa cultura está pronta para morar nesta casa”, afirmou.

 “Tenho orgulho de dizer que encerramos nosso mandato com consciência e de mãos limpas. Oscar Niemeyer estava também orgulhoso de fazer parte do cartão postal de Campina Grande, fruto de trabalho de muitos paraibanos”, disse Marlene.


G1/PB  e Política/PB

3 comentários:

  1. Antes de ser concluído passei frente do Museus dos Três Pandeiros e achei uma obra magnífica.Nem sabia que foi do projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil ficou mais pobre com o desaparecimento do grande mestre Niemeyer, foi também uma perda irreparável para a arquitetura mundial.

    ResponderExcluir
  3. Oscar um engenheiro abençoado por Deus. Inesquecível!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!