Vila de Jericó - Triunfo-PE vista panorâmica da serra
UM POUCO DA HISTÓRIA
No princípio a Vila de Jericó era o lugar que servia de pouso e apoio aos viajantes e retirantes que vinham sobretudo do Ceará, com destino a Pernambuco, Algoas e Paraíba, em busca de trabalho e fugindo da seca. Daí seu primeiro nome ter sido Encruzilhada.
Com o crescimento natural de sua agricultura, comércio e com a chegada do Sr. João Sitônio, vindo do Limoeiro - PE logo se trasnformou em um dos principais municípios de Triunfo - PE.
O nome Jericó foi dado pelo Pe. Ibiapina. Tempos depois recebeu o nome de Iguaçu. Mas continua sendo conhecido como Jericó. Fica então a 36 km do centro do município. está situado no sopé da Serra da Baixa Verde.
O clima de Jericó é quente e seco, sua principal atividade é a agricultura, tendo uma população de 2.798 habitantes considerando a zona rural e urbana.
Jericó festeja a devoção a Senhora Santana, padroeira da Vila a 115 anos. A festa serve para reunir tosdos os filhos da terra residentes em outros estados e municípios que se deslocam durante uma semana para venerar a santa. Dos mais tradicionais, o evento divide-se em religioso e profano. As comemorações são marcadas por procissões, novenas e missas, de acordo com os rituais típicos das regiões.
A festa em louvor a Senhora Santana serve também como meio para se divulgar a cultura popular sertaneja, são programadas manifestações de banda de pírfano, coco de roda e xaxado, entre outras manifestações folclóricas. Após o ato religioso nativos e turistas passam a noite nos festejos que são encerrados por uma grande atração munsical. geralmente o nome de destaque da música nordestina.
É importante salientar que Jericó, sendo um distrito pertencente ao município de Triunfo/Pe, fica no centro dos municípios da região: Serra Talhada, Afogadas da Ingazeira, Flores, Carnaíba, São José do Egito, Tabira, Sertânia e Arco Verde. Faz divisa com as cidades paraibana: Princesa Isabel, São José de Princesa, Manaíra, Tavares e Jurú.
Fonte: jericó.spaceblog.com.br
|
Bom dia gente amiga do distrito de Jericó!!
ResponderExcluirJericó agora tem um vereador de verdade o amigo Djaci Marques, "Bofão'. Boa sorte!
ExcluirBoa lembrança Marcos Nunes, "Bofão" é do tempo da casa do estudante!! Grandes tempos, abraços.
ExcluirNunca na história deste País um partido político foi tão corrupto como o PT e seus discípulos. Ao que parece,com a Operação Porto Seguro pegaram também o ex-presidente Lula, o homem que nunca viu ou ouviu nada. De um recorde o brasileiro pode se orgulhar: nosso Brasil tem o maior PIB mundial em escândalos governamentais, sem 2º lugar. P PT e Lula deveriam estar no Guness Book.
ExcluirO presidente do STF, Joaquim Barbosa, nunca se acomodou àquilo que o destino parecia lhe reservar. Filho de pedreiro, cresceu ouvindo que, nas festas de aniversário de famílias mais ricas, deveria sempre ficar no fundo do salão. Tem 58 anos falta 12 anos para aposentadoria compulsória. Além de português, Barbosa domina inglês, alemão, francês, espanhol,italiano. O primeiro negro a presidir o STF vai demonstrando que o mundo nasce para todos.De Jericó também surgiu uma família muito digna que é motivo de orgulho para Triunfo os Barbosa Sitônio com todos os seus membros exemplares, nunca mudando na maneira de ser, embora conquistando o sucesso.
ExcluirFiquei sabendo que a Vila Jericó já deu a Triunfo o prefeito João Barbosa.Gostaria que alguém da época, tipo os familiares ou moradores, pudesse citar algo referente ao período, tenho essa curiosidade.
ResponderExcluirA vila está abandonada.Cadê a fiscalização? O pessoal paga imposto e sofre discriminação do prefeito que tirou as ambulância dos distritos, como retaliação política, como se os moradores não tivessem direito a um suporte de emergência. Considerei um ato desrespeitoso mas soube que a população na hora da eleição esqueceu tudo e lhe deu apoio trocado por dinheiro e promessas. A indignação é grande durante quatro anos, enquanto a mala preta não chega.Espero que o vereador eleito não esmoreça...
ExcluirEu não tenho registros históricos que me permitam asseverar as informações a seguir relatadas, mas seria bom que algum triunfense interessado em História (dentre outros André Vasconcelos, Diana Rodrigues e Diná Castilho) pudessem resgatar os registros desses fatos:
ResponderExcluir1) A Serra da Baixa Verde começou a ser habitada pelos brancos (colonizadores) a partir do local Jericó. Entendo que Flores sendo o centro urbano mais antigo do Pajeú irradiou trilhas dentre as quais uma que subia a serra e passava por Jericó. Igual influência sobre Jericó (devido à proximidade) teve o centro urbano paraibano Princesa Izabel, cujo nome anterior ao império eu desconheço.
2) As primeiras famílias que povoaram a localidade da Baixa Verde foram: Campos, Diniz, Maia, Feitosa (essa família procedente do Ceará) e Ferreira. Seria proveitoso investigar os registros e batistérios nos cartórios e paróquias de Flores e Princesa Izabel, a fim de confirmar esses fatos;
3) O Snr. João Barbosa Sitonho originário de Jericó foi comerciário em Triunfo, no péríodo do apogeu econômico (1910 a 1945), quando trabalhava no empório de Carolino Campos. Depois entrou na política, filiado ao PSD de Agamenon Magalhães; ele foi prefeito muito atuante, construiu o primeiro mercado público de Triunfo e o cais de pedra ao redor do açude dando origem a um largo caminho que passou a se denominar "passeio do açude";
4) Outros cidadãos que chegaram ao cargo de prefeito (na História recente do município) e são originários da região de Jericó são Severino ferreira (Nego Bonfim) e Marçal Maia (dos Maias de Princesa)
Sr. Antônio Timóteo as suas explicações foram excelentes. Parabéns e, continue contando mais histórias para engrandecer a cultura de nossa Triunfo. Jericó é o melhor cantinho do mundo pra se viver. Tenham certeza!
ExcluirMuito oportuno o esclarecimento do senhor Antonio Timóteo que tanto satisfez o senhor Adelmo Alves como a outros leitores.
ResponderExcluirExcelentes observações do Sr Antônio Timóteo, e Rogério Mota de fato se existe lugar melhor que Jericó Deus está "quebrando" a cabeça pra fazer!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirÉ COM MUITO PRAZER QUE AQUI ESTOU PARA RELATAR QUE MINHA MÃE (86 ANOS) CONHECIDA POR AÍ POR LINHA RODRIGUES FALA DESSE LUGAR COM MUITO ORGULHO E NÓS VIAJAMOS NO TEMPO COM ELA.MINHA TIA CEMA AINDA VISITA ESSA CIDADE TODOS OS ANOS PARA PRESTIGIAR AS FESTAS DE ÉPOCA HOJE VIVEMOS AQUI NO INTERIOR DE SP, E NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE IREI RELATAR FATOS DE SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE.ABRAÇOS. LUCIENE
ResponderExcluirPense em um lugar que eu amei morar
ResponderExcluir