quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ATERRO SANITÁRIO PRECISA SER INSTALADO


Compactação do lixo em Aterro Sanitário
Reduzir ao máximo a quantidade de lixo encaminhada diariamente ao suposto aterro sanitário desta cidade do Sertão. Esse deveria ser um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal de Triunfo  podendo ser elaborado para adequar o município à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com ações implantadas logo no início desta gestão, utilizando mecanismos que possam reduzir a quantidade de restos que seguem para o lixão  situado no Sítio Bazé , ponto saturado e inadequado para depositar entulhos diversificados devido a proximidade da área urbana e da correnteza da água que escoa nos riachos da redondeza, podendo ameaçar a saúde dos habitantes próximos e contaminar os mananciais hídricos.

Um dos objetivos do plano seria implantar uma unidade de tratamento de resíduos e estimular programas de coleta seletiva e reciclagem, em parceria com os poucos catadores existentes no município e, organizando-os em grupos distintos selecionados em associações de moradores, organizações não governamentais e escolas públicas e privadas. Para isso,  acontecer com a desejada precisão, nada melhor que implantar nos pontos  básicos definidos a entrega voluntária desses recicláveis objetos.Mas antes desenvolvendo uma campanha publicitária na imprensa local: rádios, jornais difusoras, blogs, carros de som, divulgadoras e redes sociais outras, com a finalidade de conscientizar a população.


Para que a realização desse necessário projeto natural seja tornado realidade, bastaria a planejada construção orientada de uma unidade de beneficiamento dos resíduos de construção civil, com política de utilização do material, e de uma unidade de compostagem para resíduos orgânicos e proveniente de podas. Por meio da implantação dessas tecnologias, criando alternativas para o melhor aproveitamento dos materiais recicláveis, o aterro sanitário deve receber cada vez menos entulhos . Triunfo com cerca de 18 mil habitantes , segundo informe de funcionários anteriores da prestadora de serviço "Empresa Laranjeira", produz cerca de  5 toneladas de resíduo de todas as espécies por semana.





13 comentários:

  1. Está de parabéns a equipe pela excelente cobertura relativa ao assunto de grande importância para a comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente deseducada contribuindo para elevar Triunfo à condição de cidade imunda, sem ordem, sem atrativos para turistas e moradores. Vale dizer que a falta de educação alcança todas as classes sociais. Pessoas sem a menor noção do que seja educação básica, sem hábitos de higiene nem tampouco saberem se portar em determinados locais. Faltam-lhes educação básica, bons modos e discernimento.

      Excluir
    2. Cena típica da política brasileira, os candidatos que ganharam a eleições sempre se justificam que não tem recursos para nada, prometem um monte de emprego e aos poucos vão colocando nos cargos comissionados, pessoas sem perfil técnico, sem nenhum conhecimento dos serviços que vão executar, sem mérito, apenas com "QI".Aqui todos os dias, a prefeitura está com filas de pessoas atrás dos empregos que o prefeito prometeu, mas como ele nunca aparece para cumprir expediente, ficam na mão.

      Excluir
    3. Faz mais de uma semana que o lixo não é recolhido na minha rua. Liguei para a prefeitura e disseram que, com a nova gestão, estavam preparando um plano de coleta. É um absurdo! O local está fedendo e atraindo bichos, além de causar perigo à saúde pública.Recorro ao blog para tentar resolver uma vez por todas a situação daqui e em frente do n 298, do Santo Antonio.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. E aí prefeito, quem é o responsável ou irresponsável por essas melhorias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos cansados de reclamar da má utilização do dinheiro público e passamos a cobrar uma resposta. Eles deviam dar exemplos mais não dão, que haja fiscalização e atitude, para não chorarmos por omissão.Queremos uma solução.

      Excluir
  3. Deve haver campanhas educativas visando alertar a população para manter sempre limpos os espaços públicos, então será de todo inútil o esforço até agora empreendido pelo Governo Federal para abolir os lixões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Exelente matéria, chmando atençao pra um tema que tem sido discutido, creio que em todo municipio que se preocupe com este que não é apenas, um problema em sí, mas que acarreta uma série de problemas. No entanto este problema ainda é tratado de modo bem primitivo, em que nos livramos do lixo dentro de casa e jogamos no que chamávamos de monturo. Só faço uma ressalva quanto a ao número de habitantes citado pelo editor. Qual seria a fonte de tais dados?

    ResponderExcluir
  5. Outra denúncia que devem fazer é que diariamente são encontrados animais de grande porte, bois, cavalos, jumentos, carneiros, circulando livremente pelas ruas dos bairros aumentando o risco de acidentes nessas vias, principalmente no período noturno. No dia 30.01, um grupo bovino passeava tranquilamente entre os carros nas ruas mais movimentadas.

    ResponderExcluir
  6. A prefeitura de Triunfo e seus cibernéticos gestores custam a intervir nas iniciativas voltadas para a população. Mas quando o fazem, é um verdadeiro espanto!A fedentina e a urina em quase toda a extensão da orla fica cada dia mais insuportável. Aí, vem a prefeitura e disponibiliza banheiros químicos que, por falta absoluta de assistência e manutenção, terminam contribuindo para aumentar a catinga. A omissão é verdadeiramente incomparável.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Carlos Ferraz, parabéns pela aboradagem de tema bastante pertinente. Apenas faço uma indagação: qual a fonte dos dados referente à população de Triunfo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!