O Dia Mundial do Consumidor é uma data celebrada no dia 15 de março, e foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas para eles mas também para as empresas e países.
Origem do Dia Mundial do Consumidor
No ano de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para dar proteção aos interesses dos consumidores, e 23 anos depois, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.
Quando o consumidor se sente lesado ao comprar um produto, ver uma propaganda enganosa ou contratar um serviço, é importante que o comprador entenda seus direitos e busque informações. O primeiro passo é ter consciência de que a denúncia deve ser realizada em mais de um órgão responsável, para que a causa seja tratada de forma coletiva. Neste dia 15 de março, em que se comemora o Dia do Consmidor, é preciso lembrar que o cidadão pode e deve reclamar no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mas para que o problema não seja resolvido apenas de forma pontual, ele deve registrar a denúncia no Ministério Público e também na Defensoria Pública.
Em Recife, os consumidores recebem dicas de como proteger seus direitos nesta sexta-feira, 15 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. Técnicos do Procon vão distribuir cartilhas educativas e orientar quem passar pela Estação Central do Metrô e pela Casa da Cultura.
Os folhetos que serão distribuídos contam com uma versão reduzida e simplificada do Código de Defesa do Consumidor. Os turistas que estiverem na Casa da Cultura também vão receber cartilhas voltadas para esse público, com orientações sobre transporte aéreo e hospedagem.
Além disso, serão montados balcões de informações, para que os consumidores conversem e tirem suas dúvidas com técnicos do Procon. A ação vai ser realizada entre 6h e 9h na Estação Central do Metrô, e entre 9h e 15h na Casa da Cultura, no bairro do Recife.
Na semana passada, de segunda (4) a sexta-feira (8), já foram realizadas palestras, orientações e panfletagens no interior do Estado. As ações aconteceram em escolas municipais das cidades de Ibimirim, Inajá e Tacaratú.
Fonte:
Seguindo uma tendência mundial o Código de Defesa do Consumidor, chega à maior idade com muita aceitação da população.
ResponderExcluirAs entidades comemoram plano de fortalecimento que dará mais proteção ao consumidor.
ExcluirO Governo Federal anuncia Plano Nacional de Consumo e Cidadania, que prevê fortalecimento de Procons e melhoria de qualidade de serviços.
ResponderExcluirFoi grande a repercussão da Defensoria Pública e Procon, ambos estão otimistas com propostas de aumentar o poder dos órgãos de proteção ao consumidor. Medidas ajudarão no fechamento de acordo.
ResponderExcluir