O sucesso do turismo de Triunfo depende do futuro do seu público-alvo, não tenham os leitores a menor dúvida. A equação, que parece simples, dá um trabalho danado para ser colocada em prática porque levou muitos secretários municipais da pasta que apostavam suas fichas na implantação lenta e gradual desse fabuloso setor rentável, ficarem depois do conhecimento básico, atentos às essas exigências da realidade para poder atuar com precisão, tentando impor projetos importantes a serem articulados.
Embora os técnicos escolhidos estivessem antenados com o crescimento do fluxo de turistas crescente desde aquele salutar período proveniente da grande repercussão obtida nas edições vitoriosas do movimentado e abrangente modelo implantado pelo "Circuito do Frio" ( Festa dos Estudantes Triunfenses - FET), administrada com precisão pela saudosa União Triunfense dos Estudantes - UTE, na gestão estadual do governo Jarbas Vasconcelo foram literalmente reprimidos pelas desastrosas administrações municipais que se sucederam.
Infelizmente não receberam os citados profissionais graduados no ramo e aqueles aderentes à área o apoio necessário dos pseudo- administradores para fazerem valer os planos tornarem realidade. Recheados de iniciativas eles pretendiam tornar mais competitivo o mercado promissor e trazer dividendos para a cidade. Para isso necessitavam estimular também moradores que pudessem atuar no campo estratégico, evitando os visitantes serem desestimulados pelo descaso das fragilizados executivos com a pasta, jamais reconhecida como deveria.
Estiveram empenhados naquele setor: Janaína Gomes ,Cacau Ferraz, André Vasconcelos, Andréa Pádua(turismólogos); Diana Rodrigues, Vilani Costa, Clóvis Martins, Heloísa Cândido, Eliana Viana (técnicas) .A Setur não possuía qualquer estrutura: espaço próprio, mobiliário, telefone, quadro definido, transporte, material de expediente, orçamento próprio, verbas específicas e os cargos comissionados eram ocupados por familiares marajás que jamais apareciam. Verdadeira esculhambação para um município com reconhecida potencialidade.
Existiam sugestões palpáveis repassadas criteriosamente aos prefeitos que faziam "ouvido de mercador", inclusive o atual ( jamais simpatizante com turismo, sendo agora forçado pela pressão popular e dimensão do empreendimento setorial no país e no mundo), tipo a promoção de "Triunfo - a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado de Pernambuco", "Oásis do Sertão", "Estação Climática","Estância Balneária","Paraíso Sertanejo".
Atuar nos grandes centros urbanos pernambucanos e nordestinos, através da atrativa figura representativa tradicional dos "Caretas",fazendo organizada panfletagem convidativa ( divulgação da prefeitura) e distribuindo folders alusivos( patrocínio da cadeia de hotéis, pousadas, albergues, bares, restaurantes), em lugares estratégicos de Recife, Região Metropolitana, Caruaru, Petrolina e nas capitais: João Pessoa-PB, Maceió-AL, Natal-RN, Sergipe-SE, além de Paulo Afonso-BA e Juazeiro-CE. e demais localizações.
Existiam sugestões palpáveis repassadas criteriosamente aos prefeitos que faziam "ouvido de mercador", inclusive o atual ( jamais simpatizante com turismo, sendo agora forçado pela pressão popular e dimensão do empreendimento setorial no país e no mundo), tipo a promoção de "Triunfo - a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado de Pernambuco", "Oásis do Sertão", "Estação Climática","Estância Balneária","Paraíso Sertanejo".
Atuar nos grandes centros urbanos pernambucanos e nordestinos, através da atrativa figura representativa tradicional dos "Caretas",fazendo organizada panfletagem convidativa ( divulgação da prefeitura) e distribuindo folders alusivos( patrocínio da cadeia de hotéis, pousadas, albergues, bares, restaurantes), em lugares estratégicos de Recife, Região Metropolitana, Caruaru, Petrolina e nas capitais: João Pessoa-PB, Maceió-AL, Natal-RN, Sergipe-SE, além de Paulo Afonso-BA e Juazeiro-CE. e demais localizações.
Essa indispensável e promissora ação seria iniciada nos cruzamentos das ruas, praças, avenidas , estações do metrô, terminal rodoviário, aeroporto, estádios de futebol, praias, teatros, casas de show, com o objetivo de difundir ao máximo aos que chegam ou saem, a opção maravilhosa existente em pleno Sertão, capaz de oferecer saudável e econômica permanência repleta de satisfatório lazer nos períodos normais, de férias, finais-de-semana, feriados e festividades tradicionais.
Constando na propaganda criteriosa ação de mídia,os pontos turísticos: Cachoeira dos Pingas, Pico do Papagaio, Poço Dantas, Cacimba de João Neco, Pedra do Letreiro, Furna da Laje, Escorregador do Brocotó, Poço dos Tonicos, Cachoeira do Grito, Banho do São Crispim (zona rural) e Cine Theatro Guarany, Lago João Barbosa,Colégio Stella Maris, Lar Santa Elizabeth, Complexo de Museus, Alto do Cruzeiro, Casa do Careta ,Mirante dos Jatobás,, Cristo Redentor, Igreja Matriz, Casario Antigo, Igreja do Rosário, Centro de Lazer do Sesc, Estação Teleférico, Casa de Criação, Porto Pedalinho e outros.
Devendo obrigatoriamente constar nos folhetos informativos, um pequeno, mas objetivo histórico do município, horários de funcionamento para visitação dos recantos citados, tudo com o intuito de provocar o prolongamento no tempo da estadia do visitante na "cidade abençoada por Deus e bonita por natureza".Ele saberá o que fazer e poderá decidir por estender a visita e após a partida estimular a vinda de outros frequentadores .a decisão acaba impulsionando a economia local, devido as despesas contraídas com diversão, hospedagem, alimentação, compras, por exemplo.
A importância do turismo é inegável para nossa terra e deveria ser tratado como prioritário para o desenvolvimento nos mais diversos setores. Entretanto, não é o que vem ocorrendo, como se comprova no histórico que denota claro desinteresse nos investimentos para área do turismo e a falta de vontade política. Vale fazer um diagnóstico situacional, com uma avaliação criteriosa, discutindo o planejamento de forma participativo,elaborando projetos sustentáveis e definido metas, junto as pessoas sensíveis,conhecedoras, com experiência no assunto, sem curiosos indicados a descumprindo a realidade.
Acho que sei de quem se trata o grande curioso e insensivel que descumpre a realidade atualmente.
ResponderExcluirQuem também souber...
Triunfo consiste em um roteiro que conta com diferencial, deve haver ação para atrair turistas divulgando as potencialidades.Isso facilita aos agentes representantes dos destinos, além de incentivar negociações entre destinos, operadores e empresas de turismo.
ExcluirHá dez anos, se alguém dissesse que Triunfo seria um destaque na principal televisão do País, ninguém acreditaria.A reportagem no Globo Repórter foi foco principal daquela matéria, extraindo dos telespectadores uma expressão de interrogação no rosto.E a certeza de que o Sertão mudou a forma de fazer turismo.A escolha do restaurante Café do Brejo durante a filmagem ocorrida naquela sexta-feira foi emblemática.
ExcluirNão poderia porém deixar de destacar ainda a estratégia do blog Opinião,que vem sendo repensado e melhorado
nos últimos anos, em busca de novos mercados e oportunidades, baseado em soluções inteligentes, pela grande divulgação realizada para aumento dos assistentes ao citado programa, igualmente dimensionando o Carnaval dos Caretas - 2013, querendo entregar o melhor valor e criar as melhores experiências para os leitores, usuários e convidados a visitar Triunfo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirUma programação até o final do ano com eventos culturais que envolvem arte música, dança e cultura consolidará a cidade como polo turístico regional. Tenho achado oportunas a indicações e comentário feitos aqui na coluna.
ExcluirAquele pátio de eventos, é um primor de mau gosto, desperdício de dinheiro público, ausência total de bom senso e, sobretudo, uma agressão aos principais princípios de urbanismo. Uma lástima! Ah, Triunfo, velho Triunfo, que graves pecados cometeste para seres assim tão castigada pelos teus medíocres gestores?
ExcluirApesar de todos os dias ler aqui muitas opiniões sensatas, fiquei pensando o que acontecerá com o nosso caótico abastecimento d água se essa administração não investir em outra barragem e ficar esperando a adutora do Pajeú.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO município tem muitos desafios para os próximos anos.Um deles é a expansão da imagem dessa bela cidade.Isso tem tudo haver com os sites e o caminho é o treinamento técnico para que novos parceiros possam atender todos chamamentos.Não existe a possibilidade de sucesso excluindo as pessoas pensantes que tenham exemplos profundos a oferecer como elemento básico informativo.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirPouca gente fala sobre esse assunto. Será que a maioria está mesmo satisfeita com este desabastecimento,ou já se acostumou, como se acostuma a tudo que nos é forçado. Se não tivessemos nos acostumado a esa situação em momentos passados já teriam buscado soluções e hoje não estariamos nesta situação. E da adutora do Pajeu? o que se tem de concreto pra Triunfo? Alguem sabe?
ExcluirUma eterna brincadeira do gasto público e de transtornos aos motoristas foi esse pátio e o avião no ao redor do açude.De quem foi aquelas ideias de jerico?
ExcluirEm que época estamos? Sinto o peso da vulgaridade administrativa como uma bola de chumbo que cresce a cada minuto predominando as vozes idiotas que se acumulam em cargos municipais e deixando isoladas relatos ricos em detalhes no conteúdo do texto.
ResponderExcluirESSA REPORTAGEM REPRESENTA UM COMEÇO IMPORTANTE PARA TRIUNFO.NO ENTANTO A MUDANÇA DE VALORES NECESSITA SER AMPLIADA PELA CONCEPÇÃO DE UM PROJETO INSTALADO DIVULGANDO ESTRUTURAS.APROVEI A PROPOSTA E PRETENDO SENTIR A REPERCUSSÃO.SABEMOS QUE OS ELOGIOS VIRÃO DAR SUPORTE Á POPULAÇÃO.
ExcluirTemos que seguir agora evitando tropeços.Depois dessa reportagem da TV a cidade deve se organizar para continuar aparecendo na mídia.
ResponderExcluirO volume diário de informação transmitido por vocês é imenso e vai a cada dia conquistado espaços por todos os recantos deste país.Com o uso da tecnologia, é possível saber rapidamente tudo que acontece em nossa cidade, foi assim que tomei ciência da reportagem e repassei a familiares, amigos e colegas de trabalho.
ResponderExcluirDevemos tirar proveito da grande reportagem no Globo Repórte com dimensão nacional de nossa terrinha. Fazer um investimento no melhor produto que Triunfo tem, o turismo. Tem que ai conscientizar-se todos os segmentos: prefeitura, câmara municipal, associação comercial, clubes, igrejas e a própria população da cidade. É dessa forma e, dentro de um parâmetro linear que possamos atingir o objetivo de tornar sempre Triunfo uma cidade atrativa e boa para o lazer e o turismo. É fácil e, é só tentar.
ResponderExcluirQuando ninguém falava em Triunfo como Cidade Turística, eu ouvi, na década de 60, quando ainda criança, meu pai (Luiz Bezerra de Vasconcelos) dizendo: Triunfo ainda vai viver do turismo.
ResponderExcluirMas por que ele dizia isso?
Porque, naquela época, muitas e muitas vezes, ele conduziu pessoas do Brasil e do Exterior até os pontos hoje mais explorados turísticamente em nossa cidade.
Fico triste porque não está relacionado entre os Pontos Turísticos, o Mirante do Santo Amor. Esse era um dos pontos que o querido e inesquecível Sr. Werner Luck mais admirava. Eu até acho que era e continua sendo a mais bela visão panorâmica do Município. É uma pena, os turistas não terem, hoje, acesso para chegarem alí.
Acredito que com a repercussão internacional que a recente reportagem provocou, o nosso querido Secretário de Turismo Municipal, de maneira sábia, atuará junto às demais autoridades, procurando agilizar naquilo que se faz necessário, para recepcionar como merecem tantos e tantos turistas que passarão a visitar Triunfo, além dos que já são costumeiros.
Eles irão ver, acredito assim, uma cidade tal qual foi vista na telinha.
A Festa dos Estudantes neste ano será brilhante, porque a força dos triunfenses, tocará o coração administrativo da cidade e fará acontecer.
Eu quero crer que este meu pensamentos tornar-se-á real.