domingo, 23 de junho de 2013

PERNAMBUCO SE RENDE AS TRADICIONAIS E ANIMADAS FESTAS JUNINAS

 


  
 Pernambuco praticamente para neste fim de semana para o dançar forró, acender fogueira e comer as receitas de milho. Bancos e escolas, por exemplo, não funcionam no domingo (23) e na segunda-feira (24) de arrasta-pé. Já os shoppings abrem em horário especial no domingo para os matutos e matutas que não forem entrar no ritmo da sanfona. As lojas do Centro da cidade têm ponto facultativo no domingo, mas fecham no dia de homenagens ao santo.

O Estado também é um espetáculo em decoração e gastronomia. Bandeirinhas, fogueiras, balões e fogos de artifício enfeitam e dão uma beleza excêntrica para as cidades que também contam com a participação em massa da população. As deliciosas comidas típicas são bastante variadas e o milho entra como ingrediente principal na maioria dos quitutes. Pé de moleque, pamonha e canjica dão uma energia especial para dançar forró durante o dia inteiro. 
 
 
Praticamente todas as cidades do Estado se preparam para festejar durante esse período, um dos mais esperados do ano. As festas juninas começam oficialmente no dia 24 de junho, entretanto a celebração toma espaço durante o mês inteiro. A música é a principal atração do São João de Pernambuco, a terra do rei do baião, o eterno Luiz Gonzaga. O ritmo possui vertentes diferentes, existe o forró moderno, com alguns instrumentos elétricos e ritmo mais rápido e o tradicional forró pé-de-serra, com o som acústico, tocado num compasso suave e gostoso. O ritmo também pode ser dançado em grandes grupos. As chamadas quadrilhas juninas são compostas por dezenas de pessoas que fantasiadas de ‘matutos’, fazem belas coreografias.
 
 
O final de semana do São João será de muita festa em várias cidades do interior de Pernambuco. Uma programação extensa, com várias bandas, de vários estilos, contemplam pernambucanos e turistas que pegarem a estrada rumo ao interior, desta quinta-feira (20) até o dia 30.
 
 
Arraial junino terá show de Elba Ramalho em Uberlândia (Foto: Divulgação )Elba é atração do sábado em Caruaru (Foto: Divulgação )
Caruaru
No Agreste do estado, em Caruaru (distante 135 quilômetros da capital), a festa  começa a partir das 20h30 no Pátio do Forró, com Novinho da Paraíba, Magníficos e Santana. No sábado, a partir das 19h, tem Forró Pegado, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Erisson Porto e Taradões do Forró. Domingo os shows começam às 20h30, com Jailson Rossete, Liv Moraes, Fagner, Jorge de Altinho e Forró da Curtição. Segunda, o dia de São João, será comemorado no Pátio do Forró a partir das 20h30, com shows de Jorge e Mateus, Arina Costa, Gilvan Neves, Geraldinho Lins e Brasas do Forró.

Em todos esses dias, outros polos como o Estação Ferroviária, o Alto do Moura, o Forró do Candeeiro e o Alternativo, também tem programação e diversas atrações.
Show de Chambinho do Acordeon, em Exu (Foto: Luna Markman / G1)Chambinho do Acordeon anima Arcoverde na quinta (20)
(Foto: Luna Markman / G1)
Arcoverde
Em Arcoverde, no Sertão pernambucano, a 259 quilômetros do Recife. Para abrir os festejos, sobem ao palco o artista Chambinho do Acordeon, que viveu Gonzagão no cinema, Elba Ramalho e Flávio José. Já na sexta-feira é a vez de Geraldinho Lins, Gaby Amarantos e Forró Noda de Caju subirem ao palco do Polo Multicultural. Sábado as atrações são Os Pariceiros, Paulinho Leite, com participação de Tonino Arcoverde, e Margareth Menezes. Domingo é a vez de Mazinho de Arcoverde, Lirinha com Coco Raízes de Arcoverde, César Menottu & Fabiano e Forró Santa Dose. Segunda (24) quem se apresenta são Banda kartuxo, Santana, Edu & Maraial. A festa continua na terça com Banda Pinga Fogo, Petrúcio Amorim e Gabriel Diniz & Forró na Farra. Quarta (26) tem Garota Safada, Forró da Curtição e Arreio de Ouro. Quinta a festa segue com Flávio Leandro, Banda Magníficos e Saia Rodada. Na sexta (28), tem Banda Oasis, Alceu Valença e Musa do Calypso. A festa só acaba no sábado 29, com shows de Valdinho Paes, Wagner Carvalho, Victor & Léo e Forró Capim com Mel.
Fagner disse que voltou a olhar para o Nordeste graças a Gonzaga (Foto: Vanessa Bahé/G1)Fagner se apresenta em Gravatá na sexta (21)
(Foto: Vanessa Bahé/G1)
Gravatá
Em Gravatá, no Agreste, a 85 quilômetros da capital, a programação no palco principal, o Chucre Mussa Zarzar, a festa começ com Cavaleiros do Forró, Forró na Mídia e Andréa Santos. Sexta (21) é dia de Fagner, Tribo Cordel e Galeguinho de Gravatá. No sábado quem sobe ao palco são o Forró da Pegação, Maria da Paz e Sérgio Buq. Domingo (23) é dia de Forró da Curtição, Sirano e Sirino e Ricardo Allegria. Segunda (24) tem César Menotti e Fabiano, Forrozão da Lingerie, Brasas do Forró e Forró da Serra. A festa prossegue na quinta, com Vicente Nery, Forró dos Firmas e Don Tronxo. Sexta dia 28 as atrações são Magníficos, Pikap Turbinada e Leozinho Fernandes. E o último dia de programação, sábado 29, tem Brucelose, Gabriel Diniz e Vilões do Forró. Os palcos dos polos Palhoção do Arraial da Gente e Mercado Cultural também têm programação até o dia de São Pedro (29).
Alcimar Monteiro durante o Forró Fest 2012 no Conde, Paraíba (Foto: Kleide Teixeira/Jornal da Paraíba)Alcimar Monteiro sobe ao palco em Petrolina no
domingo (23) (Foto: Kleide Teixeira/Jornal da Paraíba)
Petrolina
Petrolina, no Sertão, distante 722 quilômetros do Recife, abre a festa do final de semana do São João já nesta quinta (20), com shows de Israel Novaes, Estakazero e Ytalo & Maciel. Sexta tem César Menotti e Fabiano, Moleca 100 Vergonha, Brasas do Forró e Josildo Sá. O sábado é dia de Munhoz e Mariano, Tayrone Cigano e Forró Pega Leve. No domingo, sobem ao palco Vicente Nery, Alcimar Monteiro e Marcelo Porttela. Na segunda, dia do Santo, a festa continua com Garota Safada, Léo Magalhães e Forró do Muído. Terça as atrações são Jorge e Mateus, Forró pegado e Flávio Leandro. Na quarta, quem coloca o povo para dançar é Aviões do Forró, Forró dos Plays e Calypso. Quinta (27) tem Gusttavo Lima, Desejo de Menina e Targino Gondim. Véspera de São Pedro (28) as atrações são Luan Estilizado, Tom Bahi e Chiclete com Banana. Para encerrar, sábado (29) quem se apresenta é Grande Forró da Espora (Calango Aceso, Louro e Victor Santos, Edson e Bruno).

Fonte: Globo 1 (G1/PE)

7 comentários:

  1. O FORRÓ DEVE ESTAR AFINADO COM O TURISMO. O SÃO JOÃO É DE FATO A SEGUNDA MAIOR FESTA DO ESTADO, LOGO TAMBÉM TEM PESO GRANDE PARA O TURISMO. TRIUNFO É DE LONGE O SEMPRE UM EXEMPLO BEM-SUCEDIDO EM SE FALANDO DE EXPLORAR AS FESTAS DOS SANTOS DE JUNHO. ANTES REALIZAVA O MÊS QUASE INTEIRO DE FESTEJOS: SEMANA DE SANTO ANTÔNIO, DE SÃO JOÃO E SÃO PEDRO, ESPALHANDO O FORRÓ PELA CIDADE.O CERTO É QUE GERAVA RENDA, NÃO SEI PORQUE ABANDONARAM TÃO IMPORTANTE EVENTO DE UNS CINCO ANOS PARA CÁ, QUE DIVULGAVAM UMA PROGRAMAÇÃO FANTASIOSA E QUANDO O TURISTA CHEGAVA O LUGAR ENCONTRAVA-SE DESERTO, ABANDONADO PELOS PRÓPRIOS REPRESENTANTES QUE PARTIAM PARA OUTROS FOCOS FESTIVOS. ASSIM MUITOS FORROZEIROS DEIXARAM DE VOLTAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Noberto Nogueira23 de junho de 2013 às 15:41

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Festa ruim arretada...Perdeu pra Santa Cruz que tinha atrações como Nádia Maia.

      Excluir
    4. Vishi bixin Uma festa não e uma competição para ver qual a melhor mais sim uma momento de descontração e diversão ...

      Excluir
  2. Festa de São João da Casa da Cultura vai até sábado, com uma programação diária de seis horas de tradição popular aqui em Serra Talhada, com diversos ritmos ligados aos ritmos juninos.

    ResponderExcluir
  3. Nosso querido e competente prefeito Doutor Luciano Fernando de Souza tudo tem feito para elevar a cidade e fazer o melhor São João, reclama quem não tem a menor preocupação com o povo sofrido pela seca.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!