quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS - AS CAMPANHAS DE SPORT E NAÚTICO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS


Se alguém tinha alguma esperança de um clássico equilibrado entre Sport e Náutico pela Sul-Americana, terá que aguardar o segundo jogo do encontro entre as duas equipes pela competição internacional. O Leão dominou as ações da primeira partida do início ao fim e saiu vencedor do confronto com a vantagem de 2x0. Felipe Azevedo, que voltou a marcar pelo Rubro-negro diante do Atlético de Goiás na última rodada da Série B, abriu o placar, enquanto Patric ampliou para os donos da casa nesta terça-feira, na Ilha do Retiro. Os dois gols foram no primeiro tempo. O domínio rubro-negro foi tamanho que nem deu para sentir falta do atacante Marcos Aurélio, vetado pelo departamento médico para esta partida. Assim como em alguns compromissos da Série A, o Timbu esteve perdido no gramado. Foi apático e sem atitude, o oposto do Rubro-negro.

As duas equipes voltam a se enfrentar pela Sul-Americanana próxima quarta-feira, na Arena Pernambuco. O Sport joga pelo empate e pode perder por um gol de diferença. Antes disso, jogam pelas suas respectivas divisões. O Leão encara o Paraná pela Série B, enquanto o Timbu visita o Bahia pela Série A.

DESEMPENHO DE  SPORT E NAUTICO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

O Sport jamais jogou a Copa Sul-Americana. Apesar disso, pode dizer que tem experiência em competições continentais - embora não muito longa. O clube leonino participou de duas edições da Copa Libertadores da América: 21 anos separam uma experiência da outra. A primeira foi em 1988 - direito conquistado após o título nacional do ano anterior. A segunda foi em 2009 e está, obviamente, mais fresca na memória do torcedor.

Na primeira participação, o Sport fez uma campanha ruim. Esteve no grupo 5 da competição, ao lado do Guarani e dos peruanos Universitario e Allianza Lima. Em seis jogos, conseguiu cinco pontos. Foram duas vitórias (ambas sobre o Allianza), um empate (com o Universitario, em casa) e três derrotas:duas para o Bugre e uma para o Universitario. Foi, com isso, eliminado na primeira fase.

Em 2009, contudo, o desempenho foi bem melhor na primeira fase. O time foi o primeiro colocado de um grupo difícil, com 13 pontos em seis jogos (quatro vitórias, um empate e uma derrota). Classificado às oitavas, enfrentou o mesmo Palmeiras que fora segundo lugar de sua chave. Perdeu o duelo de ida, em São Paulo, por 1 x 0. Na Ilha, retribuiu o placar e levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, foi mais ineficiente que o Verdão e acabou eliminado da competição.


Confira abaixo a campanha do Leão na Libertadores de 2009:

Colo-Colo 1 x 2 Sport

Sport 2 x 0 LDU

Sport 0 x 2 Palmeiras

Palmeiras 1 x 1 Sport

Sport 2 x 1 Colo-Colo

LDU 2 x 3 Sport

Classificação:

Sport - 13 pontos
Palmeiras - 10 pontos
Colo-Colo- 7 pontos
LDU - 4 pontos
Náutico jogou Libertadores de 68
Por Thiago Wagner


Quando entrar em campo para enfrentar o Sport nesta terça-feira, pela Copa Sul-Americana, o Náutico vai quebrar um longo jejum de competições internacionais. A última, e única, vez que o Timbu jogou um torneio oficial de caráter continental foi em 1968. Foi a Libertadores da América daquele ano. O Alvirrubro se classificou por causa do vice-campeonato da Taça Brasil de 1967.

A participação do clube de Rosa e Silva, porém, não foi das mais vitoriosas. A equipe parou na primeira fase em um grupo que tinha Palmeiras, Deportivo Português e Deportivo Galicia, ambos da Venezuela. O Náutico venceu, empatou e perdeu duas vezes. A campanha até poderia classificar o Timbu, mas uma substituição a mais do que o permitido na época tirou os pontos da vitória sobre o Deportivo Português.

As duas vitórias do Náutico forams nos Aflitos. Venceu o Deportivo Português por 3x2 e o Deportivo Galicia por 1x0. No total, foram sete gols marcados contra oito sofridos. Contra o Palmeiras foi um empate em São Paulo e uma derrota por 3x1 no Recife.

Confira abaixo a campanha do Náutico na Libertadores de 1968:

Náutico 1x3 Palmeiras

Deportivo Português 1x1 Náutico

Deportivo Galicia 2x1 Náutico

Náutico 1x0 Deportivo Galicia

Náutico 3x2 Deportivo Português

Palmeiras 0x0 Náutico

Classificação

Palmeiras - 11 pts
Deportivo Português 5 pts
Náutico - 4 pts
Deportivo Galicia - 4 pts



FONTE: Por Rômulo Alcoforado - Esporte/ NE 10 PE

5 comentários:

  1. Só deu o Leão na parada...2 X 0 no Timbu.Toma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Maria Helena Cavalcanti24 de agosto de 2013 às 09:26

      Há seis anos nascia o Blog Opinião, um novo veículo de notícias com a visão não do apaixonado triunfense Carlos Ferraz, mas do grande idealista de larga experiência nos mais diferentes setores, com versatilidade para tratar dos mais diversos assuntos do dia, dando-lhes sua visão e permeando-os com a sua sensibilidade. Parabéns e que o sucesso continue a acompanhá-lo.

      Excluir
  2. Aguardem que na quarta-feira tem mais Sport x Naútico na Arena Pernambuco.

    ResponderExcluir
  3. Marcos Antonio Florentino22 de agosto de 2013 às 02:07

    Sou Alvirrubro desde meus seis anos de idade, coincidentemente na década de 60, época em que o Náutico ditou as regras do futebool pernambucano, sendo hexacampeão, e nesta mesma década foi destaque no cenário nacional, disputando a copa do Brasil, que na época correspondia ao campeonato brasileiro de hoje, com uma diferença muito grande, ou seja, só disputavam este campeonato os considerados melhores. Para aqueles que não lembram, o Náutico foi Vice-Campeão brasileiro, sendo garfado pela arbitragem, lhes tirando o título de campeão brasileiro daquela competição, sinceramente, não lembro se a coisa (o sporte) disputou este campeonato, e se disputou, não lembro qual a sua colocação.

    O Náutico, nesta época, fase áurea do futebol brasileiro, sempre foi considerado, o melhor, ou um dos melhores times brasileiros, pela qualidade dos seus atletas, não era à toa, que era considerado juntamente com o Palmeiras, as academias de futebol brasileiro, e para justificar esta máxima, é só lembrarmos-nos dos atletas que formavam esta academia de futebol, e que levaram o Náutico ao título de Hexacampeão Pernambucano, acho que não preciso me estender neste comentário.

    O Náutico, sempre foi o time que mais revelou jogadores, tanto da base, como também jogadores que aqui chegaram desconhecidos, por exemplo: Marinho Chagas, Baiano, Vasconcelos, Mirandinha, Juca-xou, Lima, Jorge Mendonça, Neneca, Nilson Paredão, Ademir Lobo, Marião, Chico Fraga, Beliato, Cidiclei, e tantos outros.
    Resolvi fazer este comentário, porque acompanho o meu time assiduamente em todos os jogos, independentemente de qual seja o campeonato, e não estou satisfeito com o que vem acontecendo nos últimos nove anos de disputa do campeonato pernambucano.

    O Náutico teve no Biênio 2001/2002 como presidente o Sr. André Campos, um presidente vencedor, conquistando o bicampeonato, desbancando o Sporte, inclusive, acabando com o tão sonhado título de Hexacampeão, fazendo-o entender que este título é só nosso, e no biênio 2003/2004, foi campeão e vice-campeão sucessivamente, mais uma vez, representado por uma diretoria comprometida com a história do Náutico.

    A partir daí, uma sequencia de diretores amadores, sem nenhum conhecimento de futebol, descomprometidos com o futuro do clube, muito mais pensando na sua ascensão política, assumiram o comando desta entidade tão gloriosa e deixaram que a incompetência administrativa tomasse conta do clube, e juntamente com sua incompetência, contaminaram o time com o sentimento de conformismo, incompetência profissional, medo e perdedores.

    É inadmissível que um time que disputa uma primeira divisão, demonstrando um padrão de futebol competitivo, jogando de igual para igual com as melhores equipes do futebol brasileiro, embora perdendo injustamente, venha a enfrentar um time de segunda divisão, um time medíocre, sem nenhuma qualificação, um time que apanha de todos os times das divisões inferiores, um time que já se tornou freguês do Tricolor, não consiga vencê-lo dentro do seu campo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!