sábado, 7 de setembro de 2013

MANIFESTAÇÕES PELO PAÍS NO "DIA DA INDEPENDÊNCIA"




 
Brasília - O 7 de Setembro será marcado por manifestações em todo o país, se depender da movimentação nas redes sociais. Em apenas uma página na internet, há confirmação de protestos em pelo menos 150 cidades brasileiras de 21 estados e no Distrito Federal. As manifestações deverão reunir, ao todo, mais de 400 mil pessoas.
 
Devido ao risco de confrontos entre polícia e manifestantes, algumas cidades cancelaram os eventos cívicos, outras reforçaram o policiamento. Como medida de segurança, a Justiça de Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal autorizaram a polícia a exigir que os manifestantes que estiverem usando máscaras se identifiquem
 
Em São Paulo, o principal ato, na Avenida Paulista, tem 20 mil confirmações de presença em páginas na internet. Em outras cidades, no litoral e interior, também há manifestações previstas. No Rio, o protesto será na Cinelândia, onde são esperadas cerca de 16 mil pessoas. Na Região Sudeste, estão previstas manifestações em Belo Horizonte (com a expectativa de 13,4 mil pessoas) e Vitória (7,2 mil pessoas).
 
Na Região Sul, Florianópolis (3,2 mil pessoas), Curitiba (9,7 mil pessoas) e Porto Alegre (4,8 mil pessoas) têm protestos programados. No interior dos estados, também haverá manifestações. Na Região Centro-Oeste, além do Distrito Federal, Goiânia (11,1 mil pessoas) e Cuiabá (6,4 mil pessoas) se mobilizaram por meio das redes sociais para o 7 de Setembro.
 
No Norte, Rio Branco (1,7 mil pessoas), Macapá (600 pessoas), Manaus (4,6 mil pessoas), Belém (400 pessoas), Porto Velho (1,3 mil pessoas) e Palmas (70 pessoas) organizaram manifestações. No Nordeste, os protestos se concentrarão principalmente nas capitais – Maceió (2,2 mil pessoas), Salvador (10,5 mil pessoas), Fortaleza (9,8 mil pessoas), São Luís (2,2 mil pessoas), João Pessoa (3,1 mil pessoas), Recife (8,5 mil pessoas), Teresina (800 pessoas), Natal (1,5 mil pessoas) e Aracaju (1,5 mil).
 
No Rio de Janeiro as manifestações já começaram e algumas pessoas foram presas no centro da cidade. Desde as 7h da manhã, um grupo se concentra no centro, onde ocorreu o desfile militar do Dia da Independência. O clima foi tenso. Uma manifestante chegou a ser atingida por um cassetete e um grupo de pessoas foi contido com o uso de gás lacrimogêneo. Descumprindo as recomendações, há pessoas com o rosto coberto por máscaras. Um representante do Ministério Público acompanha a movimentação.

No Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini não compareceu ao desfile cívico para evitar um confronto direto com os manifestantes. O secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, está representando o governo do estado.

Em Belo Horizonte, as manifestações também já começaram. Neste momento, o movimento Grito dos Excluídos, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), percorre as ruas da cidade. Também na capital mineira, os estudantes de colégios militares foram dispensados de participar do desfile cívico devido à possibilidade de confrontos durante as manifestações.

Em Maceió, uma confusão marcou o desfile. Durante a apresentação, manifestantes invadiram a avenida, o que atrapalhou o trajeto.
 
 
Em Goiânia, cerca de 300 pessoas estão reunidas no centro da cidade, em um protesto pacífico. Os policiais abordaram um jovem que estava com o rosto coberto e, por questões de segurança, recolheram a máscara.
 
 

EM RECIFE  O "GRITO DOS EXCLUIDOS"

 
 


 
 
 
.


 
Na capital pernambucana, Recife, um grupo chamado Frente de Ativismo, Recife Criativo promete ir às ruas de bicicleta e sem roupa. No perfil de uma rede social, o grupo convida a população para ir para às ruas e destaca que o "manifesto pelado", como está sendo chamado, é uma “forma de promover a reflexão crítica sobre os comportamentos da sociedade, evidenciando a hipocrisia social que se escandaliza com a nudez, mas que naturaliza a miséria e a exploração".

O secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damásio, determinou que os ativistas sejam presos por atentado ao pudor, caso, de fato, desfilem nus. Na capital, também estão programados o Grito dos Excluídos e uma caminhada.
 
 
Fonte: Agencia Brasil

4 comentários:

  1. A voz do povo é a voz de Deus. Avante!

    ResponderExcluir
  2. Eu te amo meu Brasil, eu te amo...

    ResponderExcluir
  3. Carlos Ferraz esse assunto é por demais sério e preocupante para nós todos, fere a nossa soberania constitucional, mas principalmente invade a nossa privacidade, principalmente para nós que estamos nas redes sociais e a nos expor e expressando nossos pensamentos e ideais, nós massa crítica e democratas. O pior que ninguém está nem aí, nem se inteira do que está acontecendo no mundo digital e na diplomacia internacional. Seu blog é muito eclético publica, mas será que os leitores se ligam?

    ResponderExcluir
  4. Deputado Rodrigo Novaes19 de setembro de 2013 às 13:32

    Hoje denunciei na tribuna a perseguição política do prefeito de Triunfo sofrida pelo vereador Djaci Marques.
    Único vereador da oposição, cumprindo sua função como parlamentar, por visitar unidade de saúde a fim de verificar eventuais irregularidades, está sendo vitima de representação por "quebra de decoro" promovida pelo prefeito.
    Um desrespeito à democracia.
    A fiscalização é das funções típicas do Parlamento, e nao pode ser censurado.
    O vereador é um jovem que cumpre seu primeiro mandato e se trata de um cidadão educado, gentil, que nao quebrou regras do funcionamento do hospital, mas tão somente procurou conhecer sobre o funcionamento do local.
    Ao amigo Djaci nossa solidariedade e apoio, e que os vereadores de oposição sejam respeitados em suas funções.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!