Trata o presente trabalho, em especial, da biografia, resumida, de um cidadão sertanejo, que, achando-se injustiçado, resolveu pegar em armas para executar sua vingança. Na sua espetacular trajetória de vida, tornou-se cangaceiro – ao ingressar no grupo liderado pelo Sinhô Pereira -, incorporou-se a Força Pública de Pernambuco, virou desertor, reassumiu as fileiras do cangaço – mais uma vez sob o comando do Sinhô Pereira e, logo a seguir, ficou sob a chefia do temível Lampião -, até o momento que não mais compactou com os bandoleiros, e, finalmente, sendo convencido por familiares e amigos, a tentar a sorte no Sudeste brasileiro, se incorporou no Regimento de Cavalaria da Força Pública de São Paulo e tornou-se um militar exemplar.
Esta é a história do meu tio-avô, Manoel Cavalcanti de Araújo, escrita originalmente por meu pai, José Firmo, seu sobrinho e afilhado, mas que não chegou a ser publicada. Agora, baseado nesses escritos e outros do próprio Dé Araújo, o primo Geraldo Ferraz reescreveu a história completa, acrescentando ainda muitos outros fatos históricos do cangaço.
As fotos do livro e a capa foram elaboradas por
Paulo Araujo (Paulo Ivo). As fotos originais eu peguei com Dário
Cavalcanti, em Presidente Prudente. Dário está com mais de 80 anos,
muito ativo ainda, e foi fundamental para a conclusão do livro. E o prefácio é de Luiz Mauricio Araújo, está sendo vendido por R$ 40,00. Tiragem limitada. Quem quiser, me avise que faço a reserva. Vale a pena.
Minha avó disse que ainda recorda desse senhor em Triunfo.
ResponderExcluirMuito legal. Gostei muito.
ResponderExcluirEsqueci de dizer que as fotos do livro e a capa foram elaboradas por Paulo Araujo (Paulo Ivo). As fotos originais eu peguei com Dário Cavalcanti, em Presidente Prudente. Dário está com mais de 80 anos, muito ativo ainda, e foi fundamental para a conclusão do livro.
ExcluirReflexão - Lc 6, 20-26
ExcluirO mundo nos prega valores que não são do Reino de Deus. Se formos viver de acordo com os valores do mundo, seremos egoístas e buscaremos unicamente a nossa própria satisfação. Porém, se quisermos viver de acordo com os valores do Reino de Deus, deveremos ser capazes de amar e, em nome do amor, buscar a felicidade, a satisfação e o bem estar de todos, e denunciar com coragem profética todos os que vivem e pregam os valores que não são do Reino de Deus. As conseqüências dessas posturas são que os que vivem de acordo com os valores do mundo, terão a consolação do mundo, e os que vivem de acordo com os valores do Reino, terão a consolação do Reino.
Gostaria de saber onde pode-se adquirir essa edição aqui em Recife.É possível a informação?
ResponderExcluirRefiro-me ao livro DÉ ARAÚJO - UM CANGACEIRO CÉLEBRE, UM SOLDADO AFAMADO.
ExcluirO livro das memórias de José Firmo, foi feito apenas para os familiares e um exemplar para a ATLA - ACADEMIA TRIUNFENSE DE LETRAS E ARTES.
ExcluirExcelente sinopse para os que desejarem conhecer a história alinhavada pelo próprio ator e incentivo para alavancar a venda. Eu já fiz a minha relação, acho que está completa e, já que é limitada, adianto que quero dezessete (17).
ResponderExcluir